O que faz um Social Media - Analista de Redes Sociais CBO 1423-35
O Social Media - Analista de Redes Sociais realiza coleta, análise e apresentação de dados – referentes a clientes, concorrentes e setor econômico de atuação – ao diretor geral e aos gestores de áreas, levando-os a entender as preferências do consumidor, o cenário competitivo e a dinâmica do mercado, para subsidiar a tomada de decisões estratégicas e colaborar na melhoria do desempenho da empresa. Analisa a visão e a percepção da marca da empresa. Mede e apresenta a eficácia de programas e estratégias de “marketing”, publicidade e comunicação. Avalia indicadores de desempenho da empresa, para consolidar ou adequar estratégias de negócios. Mantém-se atualizado, adotando novas tecnologias. Examina a aplicação dos resultados de projetos de pesquisa e de estudos nas decisões e nas práticas da empresa. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Algumas funções no exercício da profissão
- implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
- implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos;
- demonstrar competências pessoais;
- analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas;
- assessorar diretoria e setores da organização;
- coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos;
- elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
- analisar demanda do cliente;
- elaborar relatórios;
- pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
- acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública;
- dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
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Profissões relacionadas:
Salário de Social Media - Analista de Redes Sociais - Série histórica no estado de São Paulo
O que faz um Social Media - Analista de Redes Sociais
- analisar demanda do cliente;
- elaborar relatórios;
- pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
- acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública;
- dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
- avaliar alternativas de soluções;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar visão sistêmica;
- demonstrar capacidade de síntese;
- monitorar metas e indicadores de desempenho;
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Tabela salarial para Social Media - Analista de Redes Sociais
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 5.277 | 63.326 | 1.319 | 24,54 | |
Média Salarial | 5.425 | 65.104 | 1.356 | 25,23 | |
1º Quartil | 2.972 | 35.660 | 743 | 13,82 | |
Salário Mediana | 4.500 | 54.000 | 1.125 | 20,93 | |
3º Quartil | 9.284 | 111.413 | 2.321 | 43,18 | |
Teto Salarial | 11.246 | 134.947 | 2.811 | 52,31 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Social Media - Analista de Redes Sociais é um cargo que está em alta no mercado de trabalho do estado de São Paulo nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de 05/2024 e 04/2025, tivemos um aumento de 4.73% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
O comparativo é feito entre o mês inicial e mês final da nossa base de dados de 12 meses de estoque do CAGED.
CBO | Função/Especialização | Salário |
---|---|---|
1423-15 | Gerente de coordenação de marketing | 10.357,97 |
1423-10 | Gerente de assuntos corporativos | 10.300,69 |
1423-50 | Analista de mercado internacional | 10.069,94 |
1423-45 | Defensor de interesses ( relações governamentais) | 8.567,08 |
1423-20 | Gerente de área de vendas | 6.499,45 |
1423-05 | Encarregado de supermercado | 5.389,26 |
1423-30 | Analista de negócios | 5.285,20 |
1423-25 | Especialista de comunicação em relações públicas | 5.187,47 |
1423-40 | Ombudsman | 5.171,48 |
1423-55 | Analista de e-commerce | 2.860,85 |
Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO do MTE. |
Empresas que mais contratam Social Media - Analista de Redes Sociais no estado de São Paulo
Descrição da ocupação de Social Media - Analista de Redes Sociais
Profissionais no cargo de Social Media - Analista de Redes Sociais elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.
Condições de trabalho
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para Social Media - Analista de Redes Sociais
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Principais funções dos gerentes de comercialização, marketing e comunicação
Trabalhadores no cargo de Social Media - Analista de Redes Sociais devem implantar ações de relações públicas e ouvidoria, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, demonstrar competências pessoais, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, assessorar diretoria e setores da organização, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos.
Salários Júnior, Pleno e Sênior para Social Media - Analista de Redes Sociais
Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio de São Paulo
O valor do piso salarial 2025 de Social Media - Analista de Redes Sociais no estado de São Paulo é de R$ 5.277,16 para uma jornada de trabalho de 43 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação pelo sindicato no estado de São Paulo.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado de São Paulo que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 1423-35.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Gerentes de comercialização, marketing e comunicação em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Salário para PCDs no cargo
De acordo com a pesquisa com 309 salários de pessoas com deficiência no cargo de Social Media - Analista de Redes Sociais, a média salarial no estado de São Paulo é de R$ 5.544,38 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais em média.
O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.
Gráficos de pesquisa
Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho de São Paulo de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de São Paulo
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Social Media - Analista de Redes Sociais trabalhando no estado de São Paulo durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Social Media - Analista de Redes Sociais. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado de São Paulo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Social Media - Analista de Redes Sociais trabalhando no estado de São Paulo. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Social Media - Analista de Redes Sociais trabalhando no estado de São Paulo. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Social Media - Analista de Redes Sociais
- Salário Base: R$ 5.425,34
- Salário-educação (3%): R$ 162,76
- Sistema S (2%): R$ 108,51
- INSS Patronal (20%): R$ 1.085,07
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 54,25
- FGTS (8%): R$ 434,03
- Férias 1/12: R$ 452,11
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 1.085,07
- Periculosidade (30%): R$ 1.627,60
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 150,70
- 13º Salário: R$ 452,11
- FGTS sobre Férias: R$ 36,17
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 12,06
- FGTS sobre 13º: R$ 36,17
- Aviso Prévio: R$ 452,11
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 36,17
- Multa Rescisória FGTS: R$ 452,11
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
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