CBO 1423-25 - Relações públicas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação

O profissional no cargo de Relações públicas CBO 1423-25 Planeja, coordena, controla e avalia processos de relações públicas de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração do plano estratégico de relações públicas e de comunicação.

Estabelece metas e indicadores de desempenho Define, elabora, coordena e avalia as atividades da equipe Implementa e gerencia o desenvolvimento de ações de relações públicas, considerando tipos, objetivos, estratégias e meios de comunicação, pesquisas, produto ou serviço, clientes e mercado.

Aplica estratégias e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfis de público-alvo Assessora diretoria e setores da organização.

Assegura a conformidade legal dos processos Atua de acordo com normas e procedimentos, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental

CBO 1423-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Relações públicas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-25

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes.
      • Gerentes de Áreas de apoio.
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.

O que faz um Relações públicas

O Relações públicas CBO 1423-25 planeja, coordena, controla e avalia processos de relações públicas de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, e participa da elaboração do plano estratégico Atua com equipes de marketing e comunicação, considerando metas e procedimentos estabelecidos.

Participa da elaboração do plano estratégico de relações públicas, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de relações e comunicação organizacional, promovendo a realização de pesquisas de opinião e de mercado.

Coordena e avalia o plano estratégico de comunicação, aplicando métricas, definindo ações para subsidiar tomada de decisões, promoção e divulgação da imagem institucional, e ampliação do relacionamento com clientes Promove e coordena a comunicação e o relacionamento entre seus cientes internos e externos e diversos públicos como funcionários de organizações, consumidores de produtos ou serviços, imprensa, comunidades locais, governo, investidores, formadores de opinião, entre outros.

Implementa, coordena e avalia ações e atividades do processo de relações públicas, considerando o propósito da organização, os objetivos, tipos, funções e fluxo da comunicação, o tema e conteúdo das mensagens, os canais de mídia, os comportamentos que impactam os públicos, opiniões e hábitos Define estratégias de relacionamento com o público.

Analisa dados e resultados de pesquisas.

Avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e outras publicações na internet Coordena e avalia o desenvolvimento do plano de relações públicas, considerando as etapas do processo, o alinhamento da mensagem às estratégias da organização, a divulgação e preservação da imagem institucional, a implementação de campanhas institucionais e publicitárias, a realização de eventos, programas publicitários e de fidelização.

Coordena e avalia as estratégias de publicidade e a elaboração de materiais e recursos publicitários e comunicacionais verbais, não verbais, escritos, visuais e audiovisuais, zelando pela consistência, precisão, fidelidade e efetividade das mensagens e da comunicação.

Avalia as atividades de relações públicas, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, participação da empresa no mercado no que se refere a produtos e serviços, relacionamento com clientes e qualidade dos processos Analisa os resultados e metas das equipes de marketing e comunicação para subsidiar possíveis replanejamentos Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas.

Mantém relacionamento com meios de comunicação social de massa (mídia), órgãos governamentais, entidades de classes, associações, entre outros Pode propor e implementar estratégias para prevenção e gestão de crises internas ou externas, considerando-se a imagem, a reputação e as relações da organização frente ao público, propondo e avaliando alternativas de controle e de solução Administra recursos materiais e financeiros, controlando orçamento, captando recursos, otimizando custos e recursos.

Realiza e participa de eventos da área como campanhas institucionais e publicitárias, projetos educacionais, feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa.

Propõe e implementa planos e projetos na área de relações públicas Aplica técnicas de comunicação publicitária, utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e toda tecnologia de informação e comunicação disponível Elabora documentação técnica como relatórios, comunicados, requisitos, cronogramas, entre outros.

Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de relações públicas e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 1423-25 deve implantar ações de relações públicas e ouvidoria, demonstrar competências pessoais, administrar recursos materiais e financeiros, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, assessorar diretoria e setores da organização, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-25

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Relações públicas CBO 1423-25

Um Relações públicas (ou sinônimo) deve encaminhar solicitações aos responsáveis, recomendar doações e/ou patrocínios, assessorar nos contatos com a imprensa, dar retorno aos públicos - feed-back, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional,reputação corporativa, criar programas e ações de fidelização de clientes, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, administrar conflitos entre partes, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, demonstrar capacidade de organização, participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias, analisar tendências do mercado, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, participar da elaboração de projetos educacionais, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, detectar expectativas e necessidades, demonstrar capacidade de abstração, otimizar custos e recursos, demonstrar visão sistêmica, demonstrar capacidade de liderança, elaborar recomendações de ações e soluções, realizar escuta ativa, realizar ações para ampliação de participação no mercado, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, acompanhar atuação da concorrência, implementar campanhas institucionais e publicitárias, analisar contexto, acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública, cobrar ações, analisar demanda do cliente, negociar com partes interessadas, assessorar diretoria e setores na participação em eventos, implementar ações de divulgação da imagem institucional - público interno e externo, mediar conflitos, planejar ações para promoção da imagem institucional, demonstrar capacidade de flexibilidade, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, avaliar alternativas de soluções, demonstrar habilidades comunicativas, identificar necessidade de recursos, checar informações para divulgação, assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de síntese, demonstrar capacidade de negociação, subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos, demonstrar capacidade de escuta, representar empresa e/ou organização publicamente, demonstrar capacidade de tomar decisões, demonstrar capacidade de empatia, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, estabelecer diálogo, captar recursos, estabelecer políticas e procedimentos de comunicação, elaborar relatórios, pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos, realizar estudo de viabilidade, monitorar mídias, revisar planos.

Cargos e salários CBO 1423-25 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Salário Profissional de Relações Públicas

Profissional de Relações Públicas: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 5.641 e 13.428 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 334 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Profissional de Relações Públicas Londrina

Profissional de Relações Públicas: Londrina, PR

O profissional no cargo de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 2.829 e 4.625 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 21 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Profissional de Relações Públicas

Profissional de Relações Públicas: Paraná

O profissional no cargo de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em Paraná, ganha entre 3.190 e 6.312 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 449 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Profissional de Relações Públicas Belo Horizonte

Profissional de Relações Públicas: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 6.276 e 14.849 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 194 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Profissional de Relações Públicas Manaus

Profissional de Relações Públicas: Manaus, AM

O profissional no cargo de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 2.702 e 6.179 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 41 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Profissional de Relações Públicas São Paulo

Profissional de Relações Públicas: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 6.298 e 14.489 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.467 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Profissional de Relações Públicas Brasília

Profissional de Relações Públicas: Brasília, DF

O profissional no cargo de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 6.114 e 13.717 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 107 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.