CBO 1415-10 - Gerente de restaurante - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação
O profissional no cargo de Gerente de restaurante CBO 1415-10 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de restaurantes e assemelhados, ou de unidade rede de franquia, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia e promove serviços, supervisionando as reservas, a recepção aos clientes, a produção na cozinha e bar, arrumação do salão e serviço aos clientes.
Controla a qualidade dos produtos e serviços, medindo a satisfação do cliente, tratando sugestões e reclamações Coordena áreas operacionais da cozinha, bar e salão em restaurantes e outros serviços de alimentação Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando sua execução.
Administra recursos humanos e financeiros, gerencia compras, executa rotinas administrativas e presta assessoria Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1415-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de restaurante, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação CBO 1415-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1415-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes.
- Gerentes de produção e operações.
- Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação.
O que faz um Gerente de restaurante
O Gerente de restaurante CBO 1415-10 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em restaurantes e assemelhados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Gerencia serviços em restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação, definindo políticas de atendimento aos clientes, supervisionando serviços de reservas, de recepção, de eventos, de apoio (manutenção, segurança e informática).
Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação dos clientes, tratando sugestões e reclamações Inspeciona a apresentação pessoal dos funcionários e controla desperdícios.
Promove vendas de produtos e serviços, analisando previsões de mercado, definindo produtos, serviços e preços, acompanhando as tendências do setor Define políticas de divulgação e vendas de serviços, estabelecendo parcerias com outras empresas.
Representa a empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e comerciais, relacionando-se com a mídia.
Coordena as áreas operacionais de restaurantes, definindo padrões de serviços e as prioridades de execução Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando a execução das obras.
Define a programação de eventos.
Administra a área de alimentos e bebidas, orientando o cardápio e a carta de bebidas, pesquisando novas receitas, supervisionando a preparação de receitas, degustando alimentos e bebidas Supervisiona o estoque, as condições do armazenamento e a qualidade de alimentos e bebidas, controlando seus prazos de validade Verifica a arrumação de salões.
Administra pessoas, fornecendo meios para a garantia da segurança no trabalho, da saúde dos trabalhadores e da preservação ambiental Define equipes de trabalho, os critérios de seleção de pessoal, decidindo sobre admissão, demissão e promoção de funcionários Define benefícios e planos de incentivo.
Avalia a necessidade, viabiliza, e monitora treinamentos Aprova escalas de serviços, férias e folgas.
Promove reuniões da equipe Administra o andamento de questões trabalhistas Gerencia o processo de compras, selecionando e atendendo fornecedores, elaborando cadastro, negociando qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, autorizando compras.
Coordena a logística para recebimento de produtos e avalia produtos e serviços adquiridos Administra recursos financeiros, elaborando orçamentos, acompanhando fluxo de caixa, alocando recursos, avaliando relatórios de atividades financeiras, acompanhando aplicações financeiras e gerenciando contratos Presta assessoria à diretoria da empresa, participando da elaboração do plano estratégico, da definição da política financeira da empresa, da elaboração de políticas de cargos e salários, da elaboração de normas e procedimentos, da avaliação da política de marketing e da elaboração de planos de emergência.
Propõe reformas das instalações Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações visando ao incremento da produtividade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1415-10 deve gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes, administrar pessoal, demonstrar competências pessoais, gerenciar compras, executar rotinas administrativas, prestar assessoria, promover vendas de produtos e serviços, administrar recursos financeiros, administrar Área de alimentos e bebidas, coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1415-10
Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.
Atividades exercidas por um Gerente de restaurante CBO 1415-10
Um Gerente de restaurante (ou sinônimo) deve inspecionar apresentação pessoal dos funcionários, definir produtos, serviços e preços, supervisionar preparação de receitas, coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas, participar na elaboração de planos de emergência, acompanhar aplicações financeiras, montar cadastro de fornecedores, relacionar-se com a mídia, definir fornecedores, fomentar parcerias com órgãos públicos e privados, representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o, elaborar carta de bebidas, negociar com fornecedores - qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, administrar conflitos, pesquisar novas receitas, definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, supervisionar qualidade de alimentos e bebidas, definir prioridades de execução dos serviços, demonstrar dinamismo, controlar documentação, acompanhar fluxo de caixa, avaliar destinos, produtos e serviços prestados, avaliar relatórios de atividades financeiras, programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações, supervisionar serviços de eventos, supervisionar atividades de recreação e lazer, demonstrar senso de organização, atender auditorias, controlar reposição de uniformes, motivar equipes, elaborar orçamento, demonstrar capacidade de negociação, viabilizar treinamento, definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos, definir políticas de atendimento a clientes, controlar padrões de alimentos e bebidas, autorizar compras, controlar desperdícios, analisar previsões de mercado, supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas, participar na avaliação da política de marketing, atender fornecedores, atender fiscalizações, participar da elaboração de políticas de cargos e salários, avaliar necessidade treinamento, montar pacotes - turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos, demonstrar fluência verbal, avaliar produtos e serviços adquiridos, participar na elaboração do plano estratégico, propor reformas de instalações, aprovar escalas de serviços, férias e treinamento, liderar equipes, tomar decisões, supervisionar estoque de alimentos e bebidas, elaborar relatórios gerenciais, controlar qualidade dos serviços, supervisionar serviços de reservas, controlar inventários, monitorar treinamento de funcionários, participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos, avaliar relatórios de desempenho, coordenar execução de obras, coordenar logística para recebimento de produtos, elaborar cardápio, supervisionar serviços de apoio - manutenção, segurança, informática, participar da promoção de ações sociais, tratar sugestões e reclamações de clientes, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, medir satisfação do cliente, administrar andamento de questões trabalhistas, controlar estoque do almoxarifado, propor investimentos, verificar arrumação de salões, participar na definição da política financeira da empresa, definir padrões de produtos e serviços em restaurantes, supervisionar serviços de recepção, promover reuniões da equipe, definir equipes de trabalho, criar planos de incentivo, decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários, assumir responsabilidade, definir benefícios aos funcionários, definir critérios de seleção de pessoal, participar da elaboração de normas e procedimentos, definir critérios de avaliação dos serviços, degustar alimentos e bebidas, definir parcerias com outras empresas, alocar recursos.