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CBO 1414-10 - Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica - Salário 2020, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 1414-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes de produção e operações, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-10 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-10

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes.
      • Gerentes de produção e operações.
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.

Descrição dos cargos da categoria Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-10 planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Condições de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

Funções dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-10

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • atender aos clientes;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • Atividades dos cargos CBO 1414-10

    Entre as principais atribuições dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-10 estão as de:

    • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
    • operar equipamentos de informática;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
    • gerenciar contratos de serviços;
    • realizar reuniões com a equipe;
    • evidenciar equilíbrio emocional;
    • colaborar na definição de epi e epc;
    • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
    • transferir numerário para o banco;
    • medir resultados de treinamento;
    • manter apresentação pessoal;
    • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
    • formular incentivos de produtividade;
    • orientar clientes;
    • captar recursos;
    • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
    • determinar perfis profissionais;
    • avaliar nível de satisfação das equipes;
    • expressar-se oralmente;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
    • resolver reclamações de clientes;
    • elaborar plano de investimentos;
    • mediar relação entre funcionário e empresa;
    • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
    • remanejar leiaute;
    • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
    • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
    • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
    • promover funcionários;
    • acompanhar a execução orçamentária;
    • fazer orçamentos;
    • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
    • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
    • pesquisar a satisfação dos clientes;
    • delegar atribuições;
    • estabelecer escala de férias e de folgas;
    • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
    • averiguar comportamento dos concorrentes;
    • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
    • informar funcionários sobre seus desempenhos;
    • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
    • recomendar promoção de funcionários;
    • prover ações de preservação ambiental;
    • examinar currículos;
    • avaliar desempenho;
    • elaborar normas e instruções;
    • recepcionar mercadorias;
    • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
    • estimular a motivação das equipes;
    • designar equipe para projeto;
    • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • acompanhar rotinas administrativas;
    • instruir subordinados;
    • zelar pela organização do local de trabalho;
    • autorizar pagamentos e recebimentos;
    • controlar o cumprimento de normas;
    • definir estratégias de terceirização;
    • monitorar o andamento de projetos;
    • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
    • entrevistar candidatos;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • administrar remanejamentos;
    • qualificar fornecedores;
    • propor compra de novos itens;
    • argumentar com convicção (persuasão);
    • providenciar integração de funcionários;
    • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
    • definir perfil do consumidor final;
    • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
    • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
    • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
    • gerir custos;
    • apreciar inovações organizacionais;
    • analisar tendências do mercado;
    • implementar reciclagem de funcionários;
    • representar a empresa;
    • agir com dinamismo;
    • gerir estoques;
    • buscar atualização profissional;
    • cobrar resultados;
    • gerir investimentos;
    • cooperar na definição de projetos;
    • atender agentes de fiscalização;
    • prestar assistência social aos funcionários;
    • exercer liderança;
    • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
    • promover programas prevencionistas;
    • negociar preços e condições de pagamento;
    • liberar mercadorias para entrega;
    • demonstrar motivação;
    • contratar serviços;
    • divulgar mercadorias e serviços;
    • administrar horas trabalhadas, horas extras;
    • implantar técnicas de vendas;
    • exercitar a autonomia;
    • gerir compras;
    • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
    • participar de reuniões;
    • expressar-se gestualmente;
    • planejar compras e locações;

    Cargos e salários CBO 1414-10 - Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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