CBO 1210-10 - Diretores gerais - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 1210-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores gerais que pertence ao grupo dos diretores gerais, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Diretores gerais CBO 1210-10 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1210-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
- Diretores gerais.
- Diretores gerais.
Descrição dos cargos da categoria Diretores gerais
Os Diretores gerais CBO 1210-10 os diretores gerais, no mais alto nível da empresa, asseguram cumprimento da missão na empresa, estabelecem estratégias operacionais, determinam política de recursos humanos, coordenam diretorias e supervisionam negócios da empresa. Negociam transferência de tecnologia, representam e preservam a imagem da empresa, comunicam-se por meio de reuniões com os demais diretores, concedem entrevistas e participam de negociações.
Condições de trabalho
Diretores gerais exercem suas funções em empresas (industriais, comerciais ou de serviços, inclusive bancos), organizações e instituições. São contratados na condição de empregados, com carteira assinada. Atuam em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado, no período diurno. Podem desenvolver algumas atividades sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior. Podem participar de cursos de aperfeiçoamento durante a trajetória profissional. O preparo para funções de direção geral ocorre após cinco anos de experiência em funções análogas.
Funções dos Diretores gerais CBO 1210-10
Diretores gerais devem:
Atividades dos cargos CBO 1210-10
Entre as principais atribuições dos Diretores gerais CBO 1210-10 estão as de:
- formular linhas gerais de campanhas sociais;
- suportar pressões do mercado;
- submeter orçamento ao conselho de administração;
- demonstrar interesse em atualização profissional;
- formular política de benefícios;
- cobrar resultados;
- visitar feiras e exposições;
- decidir sobre segmento de mercado;
- aprovar meios de comunicação com o mercado;
- julgar resultados de pesquisas de mercado;
- fixar metas;
- implementar política de desenvolvimento de recursos humanos;
- negociar com bancos;
- estabelecer tipos de produtos a oferecer;
- responder pelas ações da empresa junto a órgãos públicos;
- apresentar ideias e inovações;
- exercer liderança;
- conceder entrevistas;
- procurar inovação;
- preservar a aplicação de recursos públicos;
- discutir resultados e suas correções com subordinados diretos;
- buscar novas tecnologias fora do país;
- demonstrar abertura para inovações;
- definir processos de produção;
- demonstrar capacidade de decisão;
- definir requisitos de qualidade;
- estabelecer estrutura administrativa da empresa;
- demonstrar empatia;
- conciliar propostas;
- assegurar a compreensão, implementação e manutenção da política de qualidade;
- formular plano da atividade comerciai, industrial, administrativa e financeira;
- incentivar crescimento profissional;
- liderar por meio de exemplos;
- trocar informações tecnológicas com empresas similares;
- recomendar tipos de investimentos a realizar;
- participar de seminários e palestras;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar equilíbrio emocional;
- firmar convênios, acordos e contratos;
- participar de audiência pública nos legislativos;
- demonstrar iniciativa;
- negociar política salarial;
- demonstrar reconhecimento pelo trabalho bem feito por subordinados;
- demonstrar tratamento respeitoso e cortês;
- formular política de captação de talentos;
- demonstrar conhecimento de seu mercado;
- interagir com órgãos de classe (fiesp, sindipeças, sindiplástico, cvm);
- aplicar sanções disciplinares;
- avaliar resultados;
- negociar com fornecedores;
- fornecer recursos para desenvolvimento de sistema de qualidade;
- verificar resultados de campanhas;
- apreciar relatórios setoriais;
- decidir sobre tipo de cliente a atender;
- promover funcionários;
- demonstrar capacidade de identificar talentos;
- estabelecer critérios de comercialização (crédito, prazo, forma de pagamento);
- demitir funcionários;
- assinar cheques;
- prestar esclarecimentos à auditoria;
- aprovar campanhas mercadológicas;
- administrar conflitos;
- negociar com clientes;
- supervisionar produção;
- decidir sobre nichos de mercado, para atuação;
- consignar elogios a funcionários;
- autorizar promoção de eventos;
- aprovar precificação de produtos e serviços;
- participar de feiras tecnológicas;
- demonstrar experiência profissional;
- gerenciar a implementação do sistema de qualidade;
- demonstrar capacidade de comunicação verbal em língua estrangeira;
- interagir com órgãos governamentais;
- definir políticas de comercialização;
- demonstrar automotivação;
- participar de comissão diretora;
- supervisionar execução dos planos da atividade comercial, industrial, administrativa e financeira;
- participar de eventos (feiras, seminários, congressos);
- verificar concorrentes;
- aplicar recursos, conforme a missão da empresa;
- atuar em reunião com demais diretores;
- demonstrar cultura geral;
- definir unidade a participar do processo de produção;
- apresentar inovações tecnológicas;
- autorizar despesas;
- negociar soluções políticas;
- demonstrar comprometimento com a missão da empresa;
- demonstrar conhecimento de seu produto e serviço;
- formular políticas, conforme a missão da empresa;
- analisar tendências político-econômicas, nacionais e internacionais;
- visitar setores e unidades da empresa;
- examinar balanço da empresa;
- demonstrar objetividade;
- exercer comando;
- analisar ramo de atividade de clientes potenciais;
- participar de eventos sociais da empresa;
- admitir funcionários;
- buscar atualização tecnológica;
- participar de lançamento de produtos de clientes;
- visitar detentores de novas tecnologias;
- presidir comitê de recursos humanos;
- operacionalizar a vontade de acionistas;
- demonstrar espírito empreendedor;
- participar de painéis de estudos;
- contatar políticos e formadores de opinião;