CBO 1210-05 - Diretor de planejamento estratégico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores gerais
O profissional no cargo de Diretor de planejamento estratégico CBO 1210-05 dirige o processo de planejamento estratégico de empresa ou de organização (exceto organização da sociedade civil sem fins lucrativos), formulando diretrizes e definindo o conjunto integrado de ações e procedimentos conducentes ao atingimento de objetivos e metas Define condições logísticas e operacionais do estabelecimento para produção ou prestação de serviços, estabelece processos, orienta políticas de comercialização, e determina requisitos de qualidade.
Pesquisa novas tecnologias, buscando a atualização tecnológica Avalia o desempenho da empresa ou organização, identificando áreas para potencial redução de custos, melhorias de processos, programas e projetos, e aperfeiçoamento do próprio processo de planejamento estratégico Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 1210-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores gerais que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 1210-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores gerais.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Diretor de planejamento estratégico
O Diretor de planejamento estratégico CBO 1210-05 realiza análise da conjuntura socioeconômica e da evolução de resultados da empresa ou organização, para debater rumos e estratégia corporativa Analisa tendências - nacionais e internacionais - políticas, econômicas, sociais, culturais e tecnológicas.
Participa de painéis de estudos, levando em conta o contexto – tecnológico, político, econômico, social, cultural e ambiental, os clientes, os fornecedores e a concorrência da empresa ou organização, para identificar debilidades e pontos fortes internos, bem como oportunidades e riscos externos.
Avalia resultados de pesquisas de mercado Analisa ramo de atividade de clientes potenciais e decide sobre tipo de cliente a atender.
Decide sobre segmentos e nichos de mercado, para atuação Estabelece tipos de produto a oferecer.
Pode recomendar alianças estratégicas, inclusive com empresas de outros países.
Acompanha concorrentes e avalia estratégias do conjunto das empresas e organizações do ambiente concorrencial, com vistas à definição do melhor posicionamento estratégico Negocia soluções para temas de estratégia corporativa e apresenta ideias e inovações, no âmbito do planejamento estratégico.
Formula diretrizes estratégicas e determina o conjunto integrado de ações e procedimentos conducentes aos objetivos estratégicos.
Fixa metas estratégicas Recomenda tipos de investimentos a realizar Define condições logísticas e operacionais do estabelecimento para produção ou prestação de serviços, estabelece processos, e determina requisitos de qualidade.
Define políticas de comercialização Estabelece os programas e projetos estratégicos Pode preparar orçamentos, para aprovação, em função do desdobramento do planejamento estratégico.
No processo de planejamento estratégico, busca integrar fatores - força de trabalho, tecnologia, infraestrutura, logística, produção, vendas e serviços, entre outros -, para maximizar resultados Assegura a compreensão, a implementação e a manutenção do processo de planejamento estratégico.
Estabelece princípios de gestão estratégica da força de trabalho, formulando política de captação e retenção de talentos e implementando política de desenvolvimento de pessoas Incentiva o crescimento profissional Pesquisa novas tecnologias, buscando a atualização tecnológica.
Participa de feiras, seminários, congressos e outros eventos Troca informações tecnológicas com empresas e organizações similares Coordena atividades de equipes multidisciplinares para definições sobre locações para instalações, construção de infraestrutura e seleção de equipamentos e suprimentos.
Participa da formulação das políticas de preços de produtos e serviços Assessora a alta administração na formulação e na supervisão da execução de planos de atividades Analisa operações para avaliar o desempenho da empresa ou organização, bem como de suas equipes no cumprimento de objetivos estratégicos.
Promove a articulação com outras diretorias da empresa ou organização, para garantir a supervisão das operações principais de apoio, com monitoramento de resultados Analisa relatórios setoriais Discute resultados e suas correções com demais diretorias e com subordinados diretos, para desencadear processo de aperfeiçoamento de ações e processos Ao avaliar o desempenho da empresa ou organização, identifica áreas para potencial redução de custos, melhorias de processos, programas e projetos, e aperfeiçoamento do próprio processo de planejamento estratégico.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1210-05 deve preservar a imagem da empresa, coordenar diretorias da empresa, representar a empresa, estabelecer estratégias operacionais, negociar transferência de tecnologia, assegurar cumprimento da missão da empresa, supervisionar negócios da empresa, determinar política de recursos humanos, comunicar-se, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores gerais exercem suas funções em empresas (industriais, comerciais ou de serviços, inclusive bancos), organizações e instituições. São contratados na condição de empregados, com carteira assinada. Atuam em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado, no período diurno. Podem desenvolver algumas atividades sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1210-05
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior. Podem participar de cursos de aperfeiçoamento durante a trajetória profissional. O preparo para funções de direção geral ocorre após cinco anos de experiência em funções análogas.
Atividades exercidas por um Diretor de planejamento estratégico CBO 1210-05
Um Diretor de planejamento estratégico (ou sinônimo) deve participar de painéis de estudos, negociar com clientes, demonstrar abertura para inovações, demonstrar conhecimento de seu produto e serviço, definir processos de produção, negociar soluções políticas, estabelecer estrutura administrativa da empresa, apreciar relatórios setoriais, aprovar precificação de produtos e serviços, demonstrar interesse em atualização profissional, demonstrar objetividade, negociar com bancos, demonstrar experiência profissional, supervisionar execução dos planos da atividade comercial, industrial, administrativa e financeira, conceder entrevistas, admitir funcionários, julgar resultados de pesquisas de mercado, demonstrar automotivação, autorizar promoção de eventos, consignar elogios a funcionários, demitir funcionários, estabelecer tipos de produtos a oferecer, procurar inovação, aplicar recursos, conforme a missão da empresa, demonstrar reconhecimento pelo trabalho bem feito por subordinados, operacionalizar a vontade de acionistas, aprovar campanhas mercadológicas, assinar cheques, visitar detentores de novas tecnologias, discutir resultados e suas correções com subordinados diretos, apresentar inovações tecnológicas, autorizar despesas, examinar balanço da empresa, buscar atualização tecnológica, demonstrar cultura geral, exercer liderança, aprovar meios de comunicação com o mercado, visitar setores e unidades da empresa, formular política de benefícios, participar de lançamento de produtos de clientes, trocar informações tecnológicas com empresas similares, liderar por meio de exemplos, fornecer recursos para desenvolvimento de sistema de qualidade, analisar ramo de atividade de clientes potenciais, demonstrar iniciativa, interagir com órgãos de classe - fiesp, sindipeças, sindiplástico, cvm, interagir com órgãos governamentais, demonstrar comprometimento com a missão da empresa, cobrar resultados, definir políticas de comercialização, atuar em reunião com demais diretores, definir requisitos de qualidade, firmar convênios, acordos e contratos, incentivar crescimento profissional, formular política de captação de talentos, trabalhar em equipe, participar de eventos - feiras, seminários, congressos, administrar conflitos, suportar pressões do mercado, implementar política de desenvolvimento de recursos humanos, verificar resultados de campanhas, demonstrar capacidade de decisão, assegurar a compreensão, implementação e manutenção da política de qualidade, demonstrar espírito empreendedor, formular linhas gerais de campanhas sociais, participar de eventos sociais da empresa, decidir sobre tipo de cliente a atender, visitar feiras e exposições, negociar com fornecedores, demonstrar empatia, fixar metas, definir unidade a participar do processo de produção, supervisionar produção, demonstrar equilíbrio emocional, buscar novas tecnologias fora do país, exercer comando, decidir sobre nichos de mercado, para atuação, formular plano da atividade comerciai, industrial, administrativa e financeira, demonstrar capacidade de comunicação verbal em língua estrangeira, promover funcionários, participar de seminários e palestras, decidir sobre segmento de mercado, apresentar idéias e inovações, conciliar propostas, gerenciar a implementação do sistema de qualidade, analisar tendências político-econômicas, nacionais e internacionais, demonstrar tratamento respeitoso e cortês, demonstrar capacidade de identificar talentos, negociar política salarial, demonstrar conhecimento de seu mercado, aplicar sanções disciplinares, verificar concorrentes, recomendar tipos de investimentos a realizar, participar de comissão diretora, avaliar resultados, participar de feiras tecnológicas.