Plano de Cargos e Salários – Veja como elaborar um para sua empresa

O mercado está cada vez mais desafiador. Além de todos os obstáculos que o empresário precisa enfrentar para manter o seu negócio competitivo, ele também precisa conseguir manter seus profissionais qualificados no time do empreendimento. Para isso, é necessário saber como elaborar um plano de cargos e salários.

Essa é uma tarefa bastante complicada, tendo em vista que a gestão do capital humano envolve uma série de aspectos.

Desde os custos de cada colaborador para o empreendimento, até os benefícios que podem ser oferecidos para que os funcionários se sintam motivamos a permanecer na empresa.

Se você deseja saber como elaborar um plano de cargos e salários para a sua empresa, continue lendo esse artigo e descubra:

  • O que é e qual a importância de um plano de cargos e salários;
  • Passo a passo de como elaborar um plano de cargos e salários;
  • Cuidados que deve tomar na hora de fazer o seu planejamento.

Confira!

Plano de cargos e salários

O que é e qual a importância de um plano de cargos e salários?

Um plano de cargos e salários é um planejamento que leva em conta todos os avanços do mercado, bem como o surgimento de novas tecnologias e mudanças na política interna para manter os cargos e salários atualizados.

Ele mostra desde os requisitos necessários para determinado cargo, até suas funções, valor do salário, bonificações e etc. Ele é importante para qualquer negócio, pois, auxilia em vários aspectos da gestão de recursos humanos, tais como:

  • Otimiza a montagem da folha de pagamento;
  • Mostra aos funcionários os deveres dele, bem como o que eles tem direito ocupando determinado cargo;
  • Mais transparência entre os colaboradores e a empresa;
  • Ferramenta de auxilio de novas contratações.

Aso saber como fazer um plano de cargos e salários, você estará não só otimizando o dia a dia da empresa, como também melhorando o relacionamento com os colaboradores, uma vez que eles sabem exatamente suas funções e direitos. 

Como elaborar um plano de cargos e salários: Passo a passo

Passo a passo para elaborar seu plano

Se você deseja melhorar a gestão de recursos humanos dentro do seu empreendimento, saber como elaborar um plano de cargos e salários é fundamental, uma vez que é através dele que você conseguirá otimizar o dia a dia no seu empreendimento de diferentes maneiras.

Confira abaixo o passo a passo para construir esse planejamento:

  1. Reúna os gestores

O primeiro passo para saber como desenvolver um plano de cargos e salários é reunir todos os líderes e gestores.

Em conjunto com os gestores, você irá elencar todos os cargos já existentes. Bem como aqueles que são necessários ou precisam ser criados para que o negócio funcione de forma plena.

Nessa etapa, também será necessário apontar o perfil profissional desejado para cada um dos cargos. Uma boa dica para facilitar esse momento é ter em mãos o organograma do empreendimento.

  1. Atribuições

Atribuições no plano de cargos e salários

O segundo passo para saber como elaborar um plano de cargos e salários é elencar as atribuições de cada cargo. Você deverá indicar os seguintes fatores:

  • Atividades/funções: Quais serão as responsabilidades diárias do colaborar que irá ocupar esse cargo?
  • Faixa salarial: Qual o valor mínimo e o máximo que determinado profissional poderá receber nesse cargo?
  • Requisitos: Quais são as habilidades, bem como as competências e técnicas que o funcionário precisa dominar para ocupar o cargo?
  • Perfil: Traços comportamentais que a empresa deseja que o funcionário tenha para o cargo, tais como liderança, habilidade em mediação de conflitos, bem como proatividade e etc.

O ideal é detalhar ao máximo cada um dos fatores, para que eles sejam de fácil compreensão para todos.

  1. Divulgação

Divulgar estrutura de cargos e salários

O terceiro e último passo para saber como elaborar um plano de cargos e salários é divulga-lo tanto para os novos funcionários, quanto para os antigos. Esse planejamento deve servir como uma espécie de guia para todos.

Os colaboradores, com esse conteúdo, saberão exatamente qual o caminho a ser percorrido até que eles alcancem determinados cargos.

Mais do que isso, uma vez que eles sabem exatamente quais são os requisitos para determinado cargo, eles poderão buscar formas de aperfeiçoamento para alcançar o objetivo profissional desejado.

Além de saber como fazer um plano de cargos e salários, a empresa também precisa divulgar esse material através de uma comunicação visual, direta, simples, objetiva e criativa. Todos os funcionários precisam saber o que o empreendimento almeja para o presente e também para o futuro.

Uma boa dica é entregar uma cópia desse planejamento para cada um dos colaboradores, e deixar ele também disponível em outros canais de comunicação interna, tais como quadro de avisos, revistas e jornais internos, intranet, guias da empresa, panfletos em cada setor e etc. 

Cuidados a serem tomados na hora de fazer o seu planejamento

Muitos empreendedores, principalmente os que não sabem direito como elaborar um plano de cargos e salários, acabam cometendo erros simples na hora de criar esse planejamento. Esses erros acabam prejudicando o material, fazendo que ele não seja realmente eficaz.

Para que você consiga cria-lo de maneira simples e funcional, nós separamos alguns cuidados simples que você deve tomar:

  • Consulte fontes de informações confiáveis na hora de estabelecer a faixa salarial

Dados salariais do site Salario

Para que você consiga apontar uma faixa salarial que seja de acordo com a praticada no mercado, é necessário consultar fontes de informações confiáveis, como por exemplo aqui no Salario.com.br que reúne dados salariais gratuitos e oficiais informados pelas empresas oficialmente ao Ministério do Trabalho através do CAGED, saiba mais aqui.

Outra dica é procurar saber o que os concorrentes estão praticando. Para colocar uma faixa salarial que seja mais competitiva, bem como atraente para os funcionários, geralmente acima do estipulado pelo piso salarial da categoria.

  • Sempre atualize o seu plano de cargos e salários

Além de saber como elaborar um plano de cargos e salários, é essencial mantê-lo sempre atualizado, pois, ele precisa acompanhar todos os avanços e mudanças do mercado, para isso conte com os dados salariais do Salario.com.br que são atualizados mensalmente e gratuitamente.

A Era Digital trouxe com ela um ritmo totalmente novo. Hoje, novos cargos e funções surgem diariamente por conta da criação de novas tecnologias e ferramentas. Logo, para que sua empresa consiga se manter competitiva, ela precisa levar em conta essas demandas.

  • Dê oportunidades para que os colabores evoluam

Outro cuidado que você precisa ter é, além de elencar quais os cargos presentes dentro da empresa, e os requisitos que eles exigem. É dar meios para que os colaboradores alcancem esses níveis de hierarquia.

Como? Através de processos seletivos regulares para que eles se candidatam e evoluam, com o incentivo ao aperfeiçoamento. Por meio de cursos e capacitações, e até mesmo abrindo novas oportunidades.

Agora que você já sabe como elaborar um plano de cargos e salários, não deixe de implementar esse planejamento no seu negócio e esteja à vontade para usar nosso conteúdo para isso.

Comente sobre Plano de Cargos e Salários – Veja como elaborar um para sua empresa

Regras para os comentários

  • Todos os comentários são moderados antes de publicados.
  • Respondemos todas as dúvidas no prazo máximo de 2 dias úteis.
  • Se postou uma pergunta, volte a essa página para ver a resposta. Não enviamos respostas por email devido ao problema com SPAM.

2 comentários em Plano de Cargos e Salários – Veja como elaborar um para sua empresa

  1. Primeiramente agradecer pelos conteúdos aliás esclarecedores, entretanto, solicitar se possível um modelo em PDF de um Planejamento pronto de Cargos e Salários.

    Muito Grato!

    Atenciosamente,
    Antonio Amaro da Silva

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Please enter your name here