Dicas para aumentar a produtividade dos colaboradores na sua empresa: Conheça as 10 melhores

Para que o seu negócio evolua constantemente e apresente números cada vez mais crescentes, é essencial contar com funcionários motivados e que apresentam um alto nível de produtividade.

O problema é que a maioria dos empreendedores não sabe como garantir a motivação e aumentar a produtividade da sua equipe. Se você é um deles, então confira nesse post algumas dicas para aumentar a produtividade e passe a ter um time vencedor no seu empreendimento.

Confira!!!

Aumentar produtividade

Dicas para aumentar a produtividade do seu negócio

Quando o assunto é produtividade, é comum associar este termo a ideia errada de que para conseguir elevar a produtividade de uma empresa, é necessário aumentar a carga horária, duplicar metas e aplicar punições aos funcionários. Contudo, esse tipo de pensamento representa um grande erro.

Essa imagem de uma empresa produtiva ser aquela que acha a motivação de funcionários algo desnecessário para o crescimento da companhia já se tronou obsoleta há muito tempo. Hoje em dia, o segredo para um negócio produtivo é promover a motivação da equipe.

E para manter a sua equipe motivada e produtiva, uma das dicas que deve seguir é:

Trace metas e objetivos tangíveis

As metas são poderosas ferramentas para gerar mais foco e aumentar a produtividade entre funcionários, desde que elas sejam possíveis. O ideal é que você crie pequenos objetivos que vão condicionando os colaboradores a um resultado maior.

Dessa forma, todos irão trabalhar em conjunto para que os resultados esperados sejam alcançados.

Leia também:

Padronize processos

Mais uma das recomendações para aumentar a produtividade é definir bem os processos dentro do seu negócio. Uma vez que todas as operações são padronizadas, e existe um calendário a ser seguido, as chances de erros serem cometidos caem drasticamente.

Além disso, com os funcionários sabendo exatamente o que fazer, e qual o prazo máximo para a tarefa, eles mesmos irão se organizar de maneira mais efetiva para que tudo seja cumprido sem atrasos ou falhos.

 

Aproveite as ferramentas tecnológicas que estão a sua disposição

A Era Digital trouxe com ela uma série de novas tecnologias. Através delas, é possível deixar para traz processos obsoletos e otimizar o dia a dia empresarial, aumentando o desempenho e a produtividade dos colaboradores. Não é à toa que esta é uma das dicas para aumentar a produtividade que você pode adotar na sua empresa.

É possível implantar várias ferramentas dentro do seu negócio. Desde softwares de gestão, até plataformas de controle de tarefas, como o Trello, por exemplo. Com esse tipo de solução, a dinâmica entre os funcionários será otimizada, e os resultados da empresa potencializados gradativamente.

Estimule o aperfeiçoamento constante dos colaboradores

Mais uma das dicas para aumentar a produtividade que você precisa colocar em prática é estimular o aperfeiçoamento constante dos seus funcionários. Tenha em mente que eles são o patrimônio e a base do seu negócio.

Investir neles é investir no seu empreendimento. Por isso, aplique treinamentos e capacitações constantes, promova cursos e incentive que eles participem de eventos e workshops.

Você verá que esse tipo de atitude irá aumentar a produtividade do seu negócio a curto, médio e longo prazo. 

Tenha um ambiente de trabalho organizado

Ambientes de trabalhos organizados são fundamentais para o aumento do desempenho, pois, reduz a quantidade de erros e falhas.

A partir do momento em que cada funcionário sabe o lugar de cada coisa, ou o estado de cada processo, fica mais fácil dar continuidade ao trabalho, mesmo que ele tenha sido iniciado por outra pessoa.

A organização também auxilia na diminuição dos desperdícios. Com ela, você consegue identificar processos que tem gerado gastos necessários, e pode substituí-los. 

Avalie a individualidade de cada colaborador

Outro cuidado que você precisa ter para que os seus funcionários sejam mais produtivos é avaliar a individualidade de cada colaborador. Muitas vezes, um profissional pode ter dificuldades em uma tarefa específica, mas é um excelente colaborador em outro departamento.

Por meio dessa observação individual, você identificará esse tipo de situação com mais facilidade e poderá propor uma realocação do profissional, de modo que ele cresça em sua carreira e também contribua positivamente para o crescimento da empresa.

Esse tipo de gestão também irá auxiliá-lo na hora de saber os pontos fortes e fracos de cada funcionário. Assim, você pode trabalhar em cada um deles para transformar o indivíduo em um profissional ainda melhor. 

Conte com um bom clima organizacional

Ter um clima organizacional bom também é uma das formas para aumentar a produtividade. O ambiente no qual os colaboradores estão inseridos faz toda a diferença para o desempenho deles.

Se o espaço é desorganizado e não ter qualquer harmonia, consequentemente os funcionários não se sentirão bem trabalhando nele. Agora, se todos estiverem atuam com sincronia e harmonia, o trabalho de cada um irá render mais.

Para que esse clima organizacional seja possível, você precisa saber escutar as necessidades dos funcionários, bem como suas percepções sobre possíveis melhorias no negócio. 

Sempre mantenha os seus funcionários motivados

A motivação também é uma das chaves do aumento da produtividade. Funcionários que são motivados, tendem a ser mais produtivos.

A motivação pode ser feita de diferentes maneiras. Premiações para metas alcançadas, por exemplo, são excelentes para que os funcionários vejam que o trabalho deles está sendo recompensado de alguma maneira.

Um plano de cargos e salários bem feito pode dar uma ajuda nisso, já que elaborando metas para promoções e reajustes salariais você sempre terá um funcionário muito mais motivado.

As vezes apenas o simples fato de você reconhecer o que os funcionários estão fazendo pela empresa já é o suficiente. 

Controle das redes sociais

As redes sociais são poderosas ferramentas de marketing e comunicação. Hoje, elas são uma realidade dentro do ambiente empresarial, mas é necessário tomar cuidado com elas.

O excesso dessas plataformas pode tirar o foco e a atenção dos colaboradores, fazendo com que a produtividade caia ao invés de subir. Logo, é necessário haver um controle da utilização dessas ferramentas.

Isso não quer dizer que você precisa proibir permanentemente o uso de smartphones e o acesso a redes sociais dentro do ambiente de trabalho, mas, sim, conscientizar os colaboradores sobre como a utilização em excesso pode ser prejudicial para todos. 

Estimule o lazer

Por fim, a última das dicas para aumentar a produtividade é incentivar os seus colaboradores a terem momentos de lazer. A vida pessoa de cada um interfere totalmente no desempenho pessoal. Ou seja, funcionários felizes e satisfeitos tendem a produzir mais.

Uma boa dica é criar ações, campanhas e parcerias voltadas para o lazer e qualidade de vida. Dessa forma, além de garantir funcionários felizes e produtivos. Você também estará demonstrando que a sua empresa se preocupa com o bem-estar deles.

Coloque em prática agora mesmo essas dicas para aumentar a produtividade e assim, veja como elas podem revolucionar o seu negócio.

Comente sobre Dicas para aumentar a produtividade dos colaboradores na sua empresa: Conheça as 10 melhores

Regras para os comentários

  • Todos os comentários são moderados antes de publicados.
  • Respondemos todas as dúvidas no prazo máximo de 2 dias úteis.
  • Se postou uma pergunta, volte a essa página para ver a resposta. Não enviamos respostas por email devido ao problema com SPAM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Please enter your name here