Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) - Estado do Rio de Janeiro

R$ 4.681,51/mês

Atualizado em

Um Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) trabalhando no estado do Rio de Janeiro ganha em média R$ 4.681,51 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

A faixa salarial do Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) fica entre R$ 3.443,50 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 10.522,58, sendo que R$ 4.553,65 é a média do piso salarial 2025 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o estado do RJ.

As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 330 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas nos últimos 12 meses.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Salário por cidade

Perfil Profissional

O cargo de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) CBO 1414-20 trabalhando no estado do Rio de Janeiro, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 34 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h por semana em empresas do segmento de Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) é Rio de Janeiro.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) trabalhando no estado do Rio de Janeiro, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) CBO 1414-20

O Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia operações de manutenção e assistência técnica em empresas de pequeno, médio e grande portes, em redes de setores, tais como eletrônicos, eletrodomésticos, máquinas e equipamentos, entre outros, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.

Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos atendimentos e serviços Usa tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações Pesquisa o setor de manutenção, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas.

Segue normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental

Algumas funções no exercício da profissão

  • gerenciar contratos e projetos - comercialização e serviços;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • atender aos clientes;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • cooperar na definição de projetos;
  • transferir numerário para o banco;
  • implantar técnicas de vendas;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • instruir subordinados;
  • propor compra de novos itens;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • ver mais...

Salário de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) - Série histórica no estado do Rio de Janeiro

O que faz um Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica)

  1. identificar necessidade de contratação de pessoal;
  2. cooperar na definição de projetos;
  3. transferir numerário para o banco;
  4. implantar técnicas de vendas;
  5. revisar manuais de procedimentos;
  6. planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  7. instruir subordinados;
  8. propor compra de novos itens;
  9. recomendar promoção de funcionários;
  10. negociar preços e condições de pagamento;
  11. providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  12. detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  13. administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos;
  14. operar equipamentos de informática;
  15. averiguar comportamento dos concorrentes;
  16. representar a empresa;
  17. manter apresentação pessoal;
  18. demonstrar capacidade de expressão escrita - redação;
  19. gerir estoques;
  20. inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  21. auxiliar em testes de campo de novos produtos;
  22. redigir comunicados e normas;
  23. zelar pela organização do local de trabalho;
  24. ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  25. ver mais...

Tabela salarial para Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica)

Tabela salarial com piso salarial, média salarial, mediana, primeiro e terceiro quartil
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 4.554 54.644 1.138 21,03
Média Salarial 4.682 56.178 1.170 21,62
1º Quartil 2.297 27.570 574 10,61
Salário Mediana 3.444 41.322 861 15,90
3º Quartil 8.688 104.250 2.172 40,12
Teto Salarial 10.523 126.271 2.631 48,60
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho do estado do Rio de Janeiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos um aumento de 60% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Empresas que mais contratam Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) no estado do Rio de Janeiro

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
4511-1/01 Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos 4.185,94
8230-0/01 Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas 4.898,87
4520-0/01 Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores 2.989,94
4530-7/05 Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar 2.830,00
4530-7/03 Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 2.664,64
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.478,38
4921-3/01 Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal 3.944,43
4751-2/01 Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática 3.394,86
5611-2/01 Restaurantes e similares 1.968,17
5611-2/03 Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares 1.845,00
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Descrição da ocupação de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica)

Profissionais no cargo de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Condições de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica)

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.

Principais funções dos gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Trabalhadores no cargo de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) devem gerenciar contratos e projetos - comercialização e serviços, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, atender aos clientes, gerir recursos materiais e financeiros, estruturar equipes de trabalho, demonstrar competências pessoais, assessorar diretoria e setores da empresa, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica.

Quanto ganha um Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 330 profissionais admitidos e desligados no estado do Rio de Janeiro. A relação abrange somente Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
249 44 220 4.534,21 20,61
50 40 200 5.997,66 29,99
15 43 215 4.325,40 20,12
5 42 210 3.659,60 17,43
4 48 240 2.727,50 11,36
2 39 195 3.651,00 18,72

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente.

Salários Nível I, Nível II e Nível III para Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica)

Um Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) Nível I ganha em média R$ 5.572,36, o Nível II recebe cerca de R$ 6.161,16, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 7.630,98 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Metodologia: Salários de 190 profissionais demitidos das empresas no estado do Rio de Janeiro.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 4.344,84 4.933,63 6.403,45
Pequenas 4.806,85 5.395,64 6.865,46
Médias 6.500,30 7.089,09 8.558,91
Grandes Empresas 6.637,47 7.226,26 8.696,08
  • *Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) Nível I: até 4 anos;
  • *Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio do Rio de Janeiro

O valor do piso salarial 2025 de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) no estado do Rio de Janeiro é de R$ 4.553,65 para uma jornada de trabalho de 43 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica pelo sindicato no estado do Rio de Janeiro.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado do Rio de Janeiro que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 1414-20.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Evolução salarial do Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) ao longo do tempo

Salário de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) mês a mês no estado do Rio de Janeiro de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho do Rio de Janeiro

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) trabalhando no estado do Rio de Janeiro durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado do Rio de Janeiro, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) trabalhando no estado do Rio de Janeiro. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) trabalhando no estado do Rio de Janeiro. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica)

  • Salário Base: R$ 4.681,51
  • Salário-educação (3%): R$ 140,45
  • Sistema S (2%): R$ 93,63
  • INSS Patronal (20%): R$ 936,30
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 46,82
  • FGTS (8%): R$ 374,52
  • Férias 1/12: R$ 390,13
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 936,30
  • Periculosidade (30%): R$ 1.404,45
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 130,04
  • 13º Salário: R$ 390,13
  • FGTS sobre Férias: R$ 31,21
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 10,40
  • FGTS sobre 13º: R$ 31,21
  • Aviso Prévio: R$ 390,13
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 31,21
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 390,13

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

Salário e mercado de trabalho para Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) – Salário – RJ

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