Despachante Documentalista - Salário 2025 - Porto Alegre, RS
O que faz um Despachante Documentalista
Profissionais no cargo de Despachante Documentalista representam o cliente junto a órgãos e entidades competentes. Solicitam a emissão de documentos de pessoas físicas e jurídicas, de bens móveis e imóveis, alvarás, licenças e laudos diversos. Efetuam inscrições, alterações e baixas em registros e cadastros. Gerenciam serviços e atividades dos clientes: organizam arquivos de dados e monitoram datas de vencimento de documentos. Regularizam débitos e créditos, apuram e pagam impostos, taxas e emolumentos. Requerem isenções, cancelamentos, parcelamentos e suspensões de pagamentos de débitos, a devolução de indébitos e o recebimento de indenizações, seguros, pecúlios e pensões.
Condições de trabalho
Despachantes documentalistas profissionais nessa família CBO, exercem o cargo junto aos órgãos executivos de trânsito. A maior ou menor familiaridade com guias e formulários específicos gera as seguintes especializações: documentação para taxistas, para veículos de transporte escolar, para veículos de carga, documentação para o ibama, prefeituras, receita federal, incra, associações de classe, dentre outras. Trabalham como autônomos, ou sociedade empresárias.
Exigências do mercado de trabalho para Despachante Documentalista
O exercício dessas ocupações requer formação de nível médio e credenciamento junto a órgãos estaduais, nas unidades da federação onde haja legislação específica para o exercício da função. Alguns conselhos regionais oferecem cursos específicos sobre legislação e preenchimento de documentação para os diversos campos de atuação.
Funções do cargo de Despachante Documentalista
- identificar possíveis serviços;
- apurar impostos, taxas e emolumentos;
- negociar implantação de serviços;
- apurar créditos;
- demonstrar capacidade de administrar conflitos;
- formalizar processo;
- requerer parcelamento de débitos;
- estabelecer procedimentos de trabalho;
- monitorar datas de vencimento de documentos dos clientes;
- consolidar informações;
- fixar honorários;
- demonstrar flexibilidade;
- controlar qualidade de procedimentos-padrão;
- planejar trabalho;
- conferir a exatidão dos documentos;
- visitar clientes;
- requerer substituição dos meios de pagamento do débito;
- legalizar documentos de estrangeiros;
- demonstrar proatividade;
- atualizar documentação legal da empresa;
- ver mais...
Quanto ganha um Despachante Documentalista em Porto Alegre, RS
De acordo com o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Despachante Documentalista CBO 423105 em Porto Alegre, RS no período de Novembro de 2023 a Outubro de 2024.
Acesse essa página regularmente pois assim que houver dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho atualizaremos essa página com as informações salariais do cargo de Despachante Documentalista.
Enquanto isso confira a tabela salarial completa com todos os cargos e salários. Ou vá para a página inicial.