Consultor de Cobrança - Salário 2024 - Rio de Janeiro, RJ

O que faz um Consultor de Cobrança

Profissionais no cargo de Consultor de Cobrança efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Condições de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.

Exigências do mercado de trabalho para Consultor de Cobrança

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone.

Funções do cargo de Consultor de Cobrança

  1. identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  2. consultar instituições públicas;
  3. demonstrar objetividade;
  4. informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  5. demonstrar dinamismo;
  6. informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  7. manter privacidade da dívida com terceiros;
  8. localizar bens dados como garantia de dívida;
  9. registrar ações realizadas no contato com devedor;
  10. analisar faixa de atraso, valor e região;
  11. demonstrar postura profissional;
  12. consultar legislação - código civil, comercial e do consumidor;
  13. rastrear localização das mercadorias devolvidas;
  14. analisar razões da inadimplência;
  15. fechar negociações com devedor;
  16. informar sobre campanhas de desconto;
  17. consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  18. ver mais...

Quanto ganha um Consultor de Cobrança em Rio de Janeiro, RJ

De acordo com o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Consultor de Cobrança CBO 421305 em Rio de Janeiro, RJ no período de Abril de 2023 a Março de 2024.

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