CBO 8301-05 - Mestre (indústria de celulose, papel e papelão)
Entenda o que fazem os supervisores da fabricação de celulose e papel no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Mestre (indústria de celulose, papel e papelão) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Mestre (indústria de celulose, papel e papelão)
Coordena os processos de fabricação de celulose e papel, controlando as variáveis físico-químicas dos processos, avaliando os resultados das etapas, e controlando a qualidade das matérias-primas, do processo produtivo e do produto. Planeja as ações do processo produtivo, para atingir as metas estabelecidas. Supervisiona equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos. Elabora documentação técnica e administrativa em meios físico e digital. Coordena a manutenção de máquinas e equipamentos. Monitora a emissão de resíduos e efluentes industriais, destinando-os para reaproveitamento, quando possível. Mantém-se atualizado sobre tendências e inovações na área de atuação. Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Controla variáveis físico-químicas do processo de fabricação de celulose e papel, verificando a dureza e o teor de matéria orgânica da água, a pressão e a temperatura da caldeira, do ar comprimido e da supercalandra. Controla a granulometria e a espessura do cavaco de madeira, o grau de deslignificação na fabricação da celulose, a viscosidade, a alvura, a absorção de água, a gramatura e a umidade da celulose e da pasta de celulose. Na fabricação do papel, controla o pH e a densidade da suspensão, o revestimento do papel, a formação da folha do papel, a gramatura, a umidade e a resistência do papel.
Controla variáveis físico-químicas dos efluentes por meio dos resultados de Demanda Química de Oxigênio (DQO), Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), turbidez, cor, oxigênio dissolvido e teor de sólidos.
Avalia os resultados das etapas do processo de fabricação de celulose e papel, conforme as especificações do produto. Controla a qualidade das matérias-primas, do processo produtivo e do produto acabado. Monitora a recuperação de produtos químicos. Verifica a capacidade dos equipamentos, controlando a eficiência operacional e produtiva.
Mantém-se atualizado sobre tendências e inovações na área de atuação, tais como inovações em automação, biotecnologia e nanotecnologia na indústria de celulose e papel, e utilização de “softwares” especializados em gestão empresarial.
Coordena equipe de trabalho, avaliando candidatos no processo seletivo, distribuindo tarefas, e controlando assiduidade. Remaneja pessoal conforme necessidade.
Supervisiona equipe de trabalho, orientando-a no trabalho diário, avaliando desempenho, levantando necessidades de treinamento, e propondo treinamentos relacionados às necessidades identificadas. Promove treinamentos, executando sua preparação, ministrando os programas, e avaliando a eficácia dos treinamentos.
Elabora documentação técnica e administrativa, registando as ocorrências do turno de trabalho. Elabora checklist das pendências da manutenção. Preenche ordem de serviço para serviços de manutenção. Elabora relatórios de acidentes. Prepara procedimentos para tratar situações de risco.
Coordena a manutenção de máquinas e equipamentos, controlando a vida útil de componentes e estimando o tempo necessário para a realização da manutenção. Controla o funcionamento de máquinas e equipamentos, identificando falhas e defeitos e requisitando serviços de manutenção corretiva. Programa interrupções da produção para manutenção, comunicando às áreas envolvidas sobre o período. Monitora a inspeção de equipamentos após a manutenção.
Monitora a limpeza e a organização do ambiente de trabalho. Orienta a equipe para conservar ferramentas e instrumentos limpos, organizados e acondicionados.
Controla a emissão de resíduos industriais, comparando os resultados de análises dos efluentes com os parâmetros preestabelecidos. Define ações para correção de emissão de efluentes. Orienta equipe de trabalho para evitar emissão de efluentes fora dos padrões. Providencia reaproveitamento de resíduos e efluentes industriais, quando possível.
Assegura o cumprimento das normas de segurança do trabalho, orientando a equipe e exigindo o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva. Atua na prevenção de acidentes.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 5 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE - BUSINESS INTELLIGENCE-BI | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE: CMMS - SISTEMA COMPUTADORIZADO DE GESTÃO DA MANUTENÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE: SCADA - SISTEMA DE SUPERVISÃO E AQUISIÇÃO DE DADOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - CONCEITO E MEDIÇÃO DE GRANDEZAS FÍSICAS: TEMPERATURA, PRESSÃO, NÍVEL, VAZÃO, MEDIDAS LINEARES, MASSA, TRAÇÃO, ALVURA, VISCOSIDADE, COMPRESSÃO, CORRENTE ELÉTRICA, PH, OUTRAS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA APLICADA AOS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DE CELULOSE E PAPEL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO (ESPECIFICAR:...) - FLUXOGRAMA DE PROCESSO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO (ESPECIFICAR:...) - LEIAUTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - MATEMÁTICA APLICADA AO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE CELULOSE E PAPEL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 4 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL (ESPECIFICAR:...) - COLETA E DESCARTE DE EFLUENTES E RESÍDUOS DA FABRICAÇÃO DE CELULOSE E PAPEL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL (ESPECIFICAR:...) - SUSTENTABILIDADE NA INDÚSTRIA DE CELULOSE E PAPEL | 5 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - DOCUMENTOS TÉCNICOS: RELATÓRIOS, ORDEM DE PRODUÇÃO, ORDEM DE SERVIÇO | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - VOCABULÁRIO TÉCNICO DA ÁREA DE CELULOSE E PAPEL | 4 | 4 | 3 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | BIOTECNOLOGIA | 2 | 2 | 1 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | NANOTECNOLOGIA | 2 | 2 | 1 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LOGÍSTICA | SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO EMPRESARIAL (ERP) | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | PRODUÇÃO EM BATELADA | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | PRODUÇÃO EM FLUXO CONTÍNUO | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | CONTROLE DA PRODUÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | LIDERANÇA | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - GESTÃO DE PESSOAS: VISÃO HOLÍSTICA E SISTÊMICA, INTEGRAÇÃO DE PESSOAS, ALOCAÇÃO DE PESSOAS, LEVANTAMENTO DE NECESSIDADE DE TREINAMENTO, TREINAMENTO DE PESSOAS, AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO (CEP) | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | GESTÃO DA PRODUTIVIDADE | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE OCUPACIONAL | 4 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 5 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | TRABALHO EM ALTURA | 4 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO | 4 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | PAINÉIS DE CONTROLE | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | SISTEMA DIGITAL DE CONTROLE DISTRIBUÍDO (SDCD) | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO (ESPECIFICAR:...) - AUTOMAÇÃO DE MÁQUINAS DE FABRICAÇÃO DE CELULOSE E PAPEL | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS LABORATORIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS LABORATORIAIS (ESPECIFICAR:...) - ENSAIOS FÍSICO-QUÍMICOS EM EFLUENTES: DEMANDA QUÍMICA DE OXIGÊNIO (DQO), DEMANDA BIOQUÍMICA DE OXIGÊNIO (DBO), TURBIDEZ, COR, OXIGÊNIO DISSOLVIDO, TEOR DE SÓLIDOS, OUTROS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS LABORATORIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS LABORATORIAIS (ESPECIFICAR:...) - ENSAIOS FÍSICOS EM CELULOSE E PAPEL: COLETA DE AMOSTRAS, DETERMINAÇÃO DA VISCOSIDADE, DETERMINAÇÃO DE PH, DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA A DRENAGEM (FREENESS), ENSAIOS ÓPTICOS, DETERMINAÇÃO DA GRAMATURA, OUTROS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL | CALANDRAGEM DE PAPEL | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL | CORTE DO PAPEL | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL | FABRICAÇÃO DE PAPEL - FASE SECA | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL | FABRICAÇÃO DE PAPEL - FASE ÚMIDA | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL | PREPARAÇÃO DA PASTA DE PAPEL | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL | REBOBINAGEM | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL | TECNOLOGIA DE CELULOSE E PAPEL | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL (ESPECIFICAR:...) - PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DE CELULOSE E PAPEL | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE OPERAÇÃO DE UTILIDADES INDUSTRIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE OPERAÇÃO DE UTILIDADES INDUSTRIAIS (ESPECIFICAR:..) - TIPOS, CARACTERÍSTICAS E DISPOSIÇÃO DE UTILIDADES INDUSTRIAIS APLICADAS NOS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DE CELULOSE E PAPEL | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - EQUIPAMENTOS PARA MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS E PRODUTOS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - MÁQUINAS DE FABRICAÇÃO DE CELULOSE E PAPEL: TIPOS, DETALHES CONSTRUTIVOS, COMANDOS DE MÁQUINA, OUTROS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE MATÉRIAS-PRIMAS UTILIZADAS PARA FABRICAÇÃO DE CELULOSE E PAPEL | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | ADMINISTRAÇÃO DA MANUTENÇÃO | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | INSPEÇÃO DE MANUTENÇÃO | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | PROGRAMAÇÃO DA MANUTENÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | TIPOS DE MANUTENÇÃO | 3 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS APLICÁVEIS À ÁREA DE CELULOSE E PAPEL | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - NOVAS ROTAS TECNOLÓGICAS PARA A BIOMASSA DOS RESÍDUOS FLORESTAIS E PARA OS RESÍDUOS ORGÂNICOS DAS FÁBRICAS DE CELULOSE E PAPEL | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - NOVAS ROTAS TECNOLÓGICAS PARA OS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DE CELULOSE E PAPEL | 3 | 3 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 5 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 4 |
Condições de Trabalho
Atuam na fabricação de celulose, papel e seus derivados e na indústria editorial e gráfica (edição, impressão e reprodução de gravações) como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto e no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno). Trabalham sob pressão, o que pode levá-los a situação de estresse, e podem, no desenvolvimento de algumas atividades, trabalhar em grandes alturas e permanecer expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio e curso técnico na área de atuação oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre por volta de cinco anos de experiência profissional.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- assegurar cumprimento das normas de segurança no trabalho;
- coordenar o processo de fabricação de celulose e papel;
- coordenar a manutenção de máquinas e equipamentos;
- demonstrar competências pessoais;
- controlar insumos do processo de produção;
- elaborar documentação técnica e administrativa;
- coordenar equipes de trabalho;
- controlar variáveis físico-químicas do processo de papel e celulose;
- controlar a emissão de resíduos industriais;
- demonstrar liderança;
- identificar situações de risco no ambiente de trabalho;
- avaliar os resultados das etapas dos processos, segundo as especificações do produto;
- supervisionar bloqueios de equipamentos para manutenção;
- treinar equipes de trabalho;
- remanejar pessoal conforme necessidade;
- dar provas de flexibilidade;
- comunicar-se;
- divulgar ocorrências de acidentes e incidentes;
- monitorar a inspeção de equipamentos;
- avaliar candidatos para contratação;
- manter-se atualizado tecnologicamente;
- controlar documentos e registros;
- elaborar check-list das pendências de manutenção;
- registar as ocorrências do período de trabalho;
- demonstrar capacidade de persuasão;
- identificar causas de incidentes;
- atender a reclamações da comunidade;
- providenciar a transferência e recuperação de efluentes;
- monitorar recuperação de produtos químicos;
- verificar as condições de uso de epi e epc;
- controlar a dureza e matéria orgânica da água;
- preencher ordem de serviço para a manutenção;
- programar interrupções da produção;
- controlar a consistência da suspensão na fabricação do papel;
- transmitir informações sobre ocorrências no período de trabalho;
- manifestar iniciativa;
- elaborar procedimentos para tratar situações de risco;
- controlar a vida útil de componentes dos equipamentos;
- monitorar estoque de licores;
- preencher relatórios de acidentes;
- distribuir atividades de trabalho;
- estimar tempo para a realização da manutenção;
- comparar os resultados de análises dos efluentes, com parâmetros preestabelecidos;
- controlar a umidade do papel;
- verificar a disponibilidade de água, vapor, energia e ar;
- planejar o cronograma de atividades;
- controlar a refinação na fabricação do papel;
- controlar a formação da folha do papel;
- definir ações para correção de emissões de efluentes;
- monitorar estoques de pasta, celulose e material reciclável;
- relatar os incidentes;
- controlar pressão e temperatura para a caldeira;
- orientar a equipe de trabalho para evitar emissão de efluentes fora dos padrões;
- controlar a resistência do papel;
- controlar o consumo específico de energia, para a produção da pasta;
- controlar a viscosidade para a fabricação de celulose;
- exigir a utilização de epi e epc;
- tomar decisões;
- controlar pressão e pureza do ar comprimido;
- repassar informações sobre riscos de utilização de novos produtos, equipamentos e acidentes;
- controlar a gramatura na fabricação do papel;
- monitorar a capacidade dos equipamentos;
- controlar dqo e dbo, trs, cor, oxigênio dissolvido, sólidos dos efluentes;
- controlar a qualidade da matéria-prima, do produto em processo e do produto acabado;
- demonstrar dinamismo;
- orientar a equipe de trabalho em relação às normas de segurança;
- trabalhar em equipe;
- avaliar desempenho da equipe de trabalho;
- controlar a alvura da celulose e pasta;
- orientar equipes de trabalho;
- fiscalizar o comportamento da equipe de trabalho em relação a atos inseguros;
- controlar a granulometria e espessura do cavaco de madeira;
- comunicar as áreas envolvidas sobre o período de interrupção do processo;
- conferir estoque de produtos químicos;
- identificar necessidades de treinamento;
- administrar conflitos;
- controlar a absorção na fabricação do papel;
- evidenciar comprometimento;
- conferir estoque de madeira;
- tratar situações de emergência;
- controlar o revestimento do papel;
- controlar o ph da suspensão, para a fabricação do papel;
- controlar o grau de deslignificação para a fabricação da celulose;
- controlar a eficiência operacional e produtiva;
- controlar a pressão e temperatura na supercalandra;
Divisões de categorias profissionais do CBO 8301-05
CBO 8301-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de mestre (indústria de celulose, papel e papelão) que pertence ao grupo dos supervisores da fabricação de celulose e papel, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
-
- Trabalhadores de instalações e máquinas de fabricação de celulose e papel
-
-
- Supervisores da fabricação de celulose e papel
-
-
-
-
- Supervisores da fabricação de celulose e papel
-
-
Nenhum CBO relacionado encontrado.
Cargos e salários CBO 8301-05 - Supervisores da fabricação de celulose e papel
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 830105 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 830105 em todos os estados e cidades do Brasil.