CBO 8101-10 - Mestre de produção química - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas e afins
O profissional no cargo de Mestre de produção química CBO 8101-10 supervisiona processos contínuos de fabricação de produtos químicos – tais como gases comprimidos ou liquefeitos, explosivos, tintas, desinfetantes, inseticidas, entre outros -, identificando, tratando e corrigindo anomalias e desvios dos processos, respeitando os limites de segurança, e monitorando a realização dos processos de acordo com normas e prazos estabelecidos Planeja as ações do processo de produção, para atingir as metas.
Coordena a elaboração de procedimentos técnicos e operacionais Monitora manutenção dos equipamentos Supervisiona equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos.
Mantém-se atualizado sobre tendências e inovações na área de atuação Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
CBO 8101-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores em indústrias de processos contínuos e outras indústrias, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Mestre de produção química, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas e afins CBO 8101-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 8101-10
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas e afins.
- Trabalhadores em indústrias de processos contínuos e outras indústrias.
O que faz um Mestre de produção química
O Mestre de produção química CBO 8101-10 planeja processos de fabricação de produtos na indústria química, selecionando recursos humanos e materiais, programando rotinas e processos, elaborando cronograma de trabalho, e estabelecendo prazos e prioridades para execução dos processos operacionais, com intuito de atingir as metas de produção estabelecidas Supervisiona processos contínuos de produção na indústria química, cumprindo o programa e mantendo a continuidade de produção, respeitando os limites de segurança, monitorando as variações, analisando os riscos, e corrigindo os desvios do processo, para garantir o desenvolvimento dos processos de produção de acordo com normas e prazos estabelecidos.
Define prioridades de operação e de manutenção, acompanhando a inspeção dos equipamentos.
Autoriza a parada do processo de produção em emergências Trata anomalia (desvio da condição normal da operação), identificando-a, avaliando-a, examinando suas causas, adotando disposições e correções imediatas, monitorando a execução dos procedimentos para o tratamento, e verificando a eficácia da ação corretiva.
Informa a anomalia para análise e registros documentais e laboratoriais Divulga - quando pertinente - a anomalia para as demais áreas, a fim de evitar paradas na produção e fabricação de produtos fora de especificação.
Mantém-se atualizado sobre tendências e inovações na área de atuação, tais como uso de sistemas automatizados e integrados para controle da produção e uso de tecnologias avançadas, como robótica e inteligência artificial.
Coordena a elaboração de procedimentos técnicos e operacionais para orientar os processos a serem desenvolvidos Elabora manuais de operação, de treinamento e de instruções técnicas.
Faz revisão contínua dos procedimentos e dos manuais de operação, a fim de melhorar os métodos de produção.
Lidera equipe de trabalho, identificando o perfil individual, verificando as necessidades da equipe, valorizando o desempenho, e promovendo a motivação do grupo, para a melhoria contínua no ambiente de trabalho Delega tarefas à equipe Ajusta as metas com a equipe.
Monitora o cumprimento das instruções pela equipe de trabalho Avalia pessoal, esclarecendo os critérios adotados e seguindo parâmetros de avaliação Sistematiza avaliações contínuas, registrando erros e acertos e retroalimentando o trabalhador com o resultado da avaliação (“feedback”).
Desenvolve equipe de trabalho, levantando necessidades de treinamento e elaborando, em conjunto com a área de recursos humanos, os planos de treinamento Viabiliza a execução dos programas de treinamento, alocando recursos, indicando e liberando profissionais para participação nos treinamentos, e ministrando os programas ou indicando profissionais para a docência.
Verifica a eficácia do treinamento, avaliando a aplicação dos conhecimentos adquiridos pelo treinando Registra dados da execução e da avaliação dos programas Comunica-se, processando informações de liderados e chefias, agilizando o fluxo de informações, e repassando informações com clareza, para garantir a exatidão da informação e o entendimento da mensagem.
Aciona órgãos competentes em caso de acidentes de trabalho e de acidentes ambientais internos Elabora instruções e relatórios Monitora a limpeza e a organização do ambiente de trabalho.
Orienta a equipe para conservar ferramentas e instrumentos limpos, organizados e acondicionados Supervisiona o sistema de gerenciamento de resíduos Pesquisa e indica dispositivos para minimizar a emissão de poluentes.
Zela pela saúde e segurança no trabalho, mantendo-se atualizado sobre recursos e equipamentos de segurança, e promovendo o diálogo diário com a equipe sobre segurança e sobre as ações de preservação da saúde ocupacional Utiliza, orienta e demonstra, exemplarmente, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Analisa situações de risco, em conjunto ou individualmente, tomando medidas para sua minimização ou, se possível, eliminação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 8101-10 deve avaliar pessoal, planejar ações necessárias ao processo de produção, supervisionar a elaboração de procedimentos técnicos operacionais, demonstrar competências pessoais, gerenciar processos contínuos de produção, desenvolver equipe de trabalho, tratar anomalias - desvios das condições normais de operação, liderar equipe, zelar pela segurança, higiene e meio ambiente, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas e afins atuam na fabricação de coque, refino de petróleo e de produtos químicos e afins, como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, no sistema de revezamento contínuo e descontínuo de turnos, em ambiente fechado, a céu aberto ou em veículos. Podem permanecer expostos a materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas. Algumas atividades são realizadas em grandes alturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 8101-10
Para o exercício dessas ocupações requer-se curso técnico de nível médio na área de química, oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre com, no mínimo, cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Mestre de produção química CBO 8101-10
Um Mestre de produção química (ou sinônimo) deve estabelecer prazos e prioridades para o processo operacional, exercitar a autonomia, identificar as rotinas operacionais, orientar sobre a utilização de epi, fazer rodízios funcionais da equipe de trabalho, revisar manuais de operação, registrar erros e acertos, definir recursos para cumprimento de metas e padrões, manter a continuidade operacional, selecionar recursos materiais, respeitar os limites de segurança dos processos, em sua área de atuação, avaliar o perfil dos liderados, seguir parâmetros de avaliação, acionar órgãos competentes em caso de acidentes ambientais internos, controlar emoções em situações de conflito, identificar as causas da anomalia, utilizar equipamentos de proteção individual - epi, delegar tarefas às equipes, repassar informações com clareza, ministrar treinamentos, definir equipe para elaboração de procedimentos, elaborar cronograma de trabalho das equipes, utilizar ferramentas da qualidade, garantir a confirmação da informação, processar informações de liderados e de chefias, consultar dirigentes e instruções sobre atribuições das áreas da empresa, monitorar as variações no processo de produção, comunicar assuntos relativos a acidentes ambientais e ocupacionais para as comunidades pertinentes, identificar as necessidades da equipe, acordar metas com os liderados, cumprir os procedimentos de tratamento da anomalia, programar rotinas e processos de trabalho, aprimorar o processo, a partir do tratamento da anomalia, valorizar o desempenho dos treinados, confirmar - checar o entendimento da mensagem, emitir relatório de tratamento da anomalia, possibilitar ao treinando a aplicação de conhecimentos adquiridos nos treinamentos, manter-se atualizado sobre recursos e equipamentos de segurança por meio de consultas a catalógos, identificar normas e procedimentos de segurança, elaborar manuais de treinamentos, verificar a eficácia da ação corretiva, por meio de testes e exames, utilizar os recursos de comunicação disponíveis, desenvolver a criatividade, identificar o perfil individual da equipe de trabalho, administrar conflitos, negociar sobre a liberação de equipamentos para manutenção, acompanhar inspeções em equipamentos em manutenção, dar feedback - realimentação, retorno de avaliações, liberar profissionais para treinamento, de acordo com convocação, preencher relatórios pertinentes a acidentes e incidentes, conforme normas de segurança, divulgar a anomalia para as demais áreas, quando pertinente, trocar experiências com outros profissionais, promover a motivação da equipe, nas atividades, escrever instruções e relatórios, de forma clara, encaminhar a anomalia para análises e registros documentais e laboratoriais, motivar equipes por meio de dinâmicas, para melhoria contínua no ambiente de trabalho, demonstrar exemplarmente a utilização dos equipamentos de segurança, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, elaborar manuais de operação, otimizar custos de produção, definir prioridades de manutenção e operação, orientar equipe quanto a paradas e partidas da planta de produção, demonstrar assertividade - declarar posição, promover o dialógo diário de segurança - reuniões sistemáticas sobre segurança, cumprir o programa de produção preestabelecido, desenvolver confiabilidade mútua, demonstrar pró-atividade - tomar iniciativas, assegurar o cumprimento das instruções, pela equipe de trabalho, manter equilíbrio emocional em situações diversas, assegurar o cumprimento das normas de segurança, participar de palestras e cursos de qualificação, indicar profissionais para participação dos treinamentos, indicar profissionais para docência de treinamentos, autorizar parada do processo de produção em situações de emergência, acompanhar auditorias fiscais, de segurança e de qualidade, elaborar, em conjunto com rh, os planos de treinamentos, analisar riscos de desvios do processo de produção, alocar recursos humanos e materiais, promover ações de preservação da saúde ocupacional, fazer revisão contínua dos procedimentos, selecionar recursos humanos, coordenar atividades de treinamento no local de trabalho - on the job, identificar a anomalia, providenciar encaminhamentos na ocorrência de acidentes, verificar a eficácia do treinamento por meio de avaliações e testes, aplicar instruções e procedimentos do processo produtivo, desenvolver habilidades para motivar pessoas, aplicar a ação corretiva para a anomalia, zelar pela integridade do ser humano, agilizar - imprimir maior rapidez, eficiência o fluxo de informações, analisar situações de risco, em conjunto ou individualmente, esclarecer critérios de avaliação, supervisionar o sistema de gerenciamento de resíduos, avaliar a anomalia, coordenar correções operacionais, levantar necessidades de treinamento, buscar o autodesenvolvimento - profissional e pessoal, desenvolver habilidades de negociação, registrar atividades de treinamentos, manter princípios éticos, adotar disposições e correções imediatas, preparar manuais de instruções técnicas, desenvolver visão sistêmica, sistematizar avaliações contínuas, alocar recursos para o treinamento.