CBO 8101-10 - Mestre de produção química - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas e afins
O profissional no cargo de Mestre de produção química CBO 8101-10 supervisiona processos contínuos de fabricação de produtos químicos – tais como gases comprimidos ou liquefeitos, explosivos, tintas, desinfetantes, inseticidas, entre outros -, identificando, tratando e corrigindo anomalias e desvios dos processos, respeitando os limites de segurança, e monitorando a realização dos processos de acordo com normas e prazos estabelecidos Planeja as ações do processo de produção, para atingir as metas.
Coordena a elaboração de procedimentos técnicos e operacionais Monitora manutenção dos equipamentos Supervisiona equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos.
Mantém-se atualizado sobre tendências e inovações na área de atuação Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
CBO 8101-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores em indústrias de processos contínuos e outras indústrias, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Mestre de produção química, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas e afins CBO 8101-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 8101-10
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas e afins.
- Trabalhadores em indústrias de processos contínuos e outras indústrias.
O que faz um Mestre de produção química
O Mestre de produção química CBO 8101-10 planeja processos de fabricação de produtos na indústria química, selecionando recursos humanos e materiais, programando rotinas e processos, elaborando cronograma de trabalho, e estabelecendo prazos e prioridades para execução dos processos operacionais, com intuito de atingir as metas de produção estabelecidas Supervisiona processos contínuos de produção na indústria química, cumprindo o programa e mantendo a continuidade de produção, respeitando os limites de segurança, monitorando as variações, analisando os riscos, e corrigindo os desvios do processo, para garantir o desenvolvimento dos processos de produção de acordo com normas e prazos estabelecidos.
Define prioridades de operação e de manutenção, acompanhando a inspeção dos equipamentos.
Autoriza a parada do processo de produção em emergências Trata anomalia (desvio da condição normal da operação), identificando-a, avaliando-a, examinando suas causas, adotando disposições e correções imediatas, monitorando a execução dos procedimentos para o tratamento, e verificando a eficácia da ação corretiva.
Informa a anomalia para análise e registros documentais e laboratoriais Divulga - quando pertinente - a anomalia para as demais áreas, a fim de evitar paradas na produção e fabricação de produtos fora de especificação.
Mantém-se atualizado sobre tendências e inovações na área de atuação, tais como uso de sistemas automatizados e integrados para controle da produção e uso de tecnologias avançadas, como robótica e inteligência artificial.
Coordena a elaboração de procedimentos técnicos e operacionais para orientar os processos a serem desenvolvidos Elabora manuais de operação, de treinamento e de instruções técnicas.
Faz revisão contínua dos procedimentos e dos manuais de operação, a fim de melhorar os métodos de produção.
Lidera equipe de trabalho, identificando o perfil individual, verificando as necessidades da equipe, valorizando o desempenho, e promovendo a motivação do grupo, para a melhoria contínua no ambiente de trabalho Delega tarefas à equipe Ajusta as metas com a equipe.
Monitora o cumprimento das instruções pela equipe de trabalho Avalia pessoal, esclarecendo os critérios adotados e seguindo parâmetros de avaliação Sistematiza avaliações contínuas, registrando erros e acertos e retroalimentando o trabalhador com o resultado da avaliação (“feedback”).
Desenvolve equipe de trabalho, levantando necessidades de treinamento e elaborando, em conjunto com a área de recursos humanos, os planos de treinamento Viabiliza a execução dos programas de treinamento, alocando recursos, indicando e liberando profissionais para participação nos treinamentos, e ministrando os programas ou indicando profissionais para a docência.
Verifica a eficácia do treinamento, avaliando a aplicação dos conhecimentos adquiridos pelo treinando Registra dados da execução e da avaliação dos programas Comunica-se, processando informações de liderados e chefias, agilizando o fluxo de informações, e repassando informações com clareza, para garantir a exatidão da informação e o entendimento da mensagem.
Aciona órgãos competentes em caso de acidentes de trabalho e de acidentes ambientais internos Elabora instruções e relatórios Monitora a limpeza e a organização do ambiente de trabalho.
Orienta a equipe para conservar ferramentas e instrumentos limpos, organizados e acondicionados Supervisiona o sistema de gerenciamento de resíduos Pesquisa e indica dispositivos para minimizar a emissão de poluentes.
Zela pela saúde e segurança no trabalho, mantendo-se atualizado sobre recursos e equipamentos de segurança, e promovendo o diálogo diário com a equipe sobre segurança e sobre as ações de preservação da saúde ocupacional Utiliza, orienta e demonstra, exemplarmente, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Analisa situações de risco, em conjunto ou individualmente, tomando medidas para sua minimização ou, se possível, eliminação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 8101-10 deve demonstrar competências pessoais, liderar equipe, gerenciar processos contínuos de produção, supervisionar a elaboração de procedimentos técnicos operacionais, desenvolver equipe de trabalho, comunicar-se, tratar anomalias - desvios das condições normais de operação, planejar ações necessárias ao processo de produção, zelar pela segurança, higiene e meio ambiente, avaliar pessoal.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas e afins atuam na fabricação de coque, refino de petróleo e de produtos químicos e afins, como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, no sistema de revezamento contínuo e descontínuo de turnos, em ambiente fechado, a céu aberto ou em veículos. Podem permanecer expostos a materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas. Algumas atividades são realizadas em grandes alturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 8101-10
Para o exercício dessas ocupações requer-se curso técnico de nível médio na área de química, oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre com, no mínimo, cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Mestre de produção química CBO 8101-10
Um Mestre de produção química (ou sinônimo) deve divulgar a anomalia para as demais áreas, quando pertinente, possibilitar ao treinando a aplicação de conhecimentos adquiridos nos treinamentos, manter a continuidade operacional, indicar profissionais para participação dos treinamentos, seguir parâmetros de avaliação, emitir relatório de tratamento da anomalia, processar informações de liderados e de chefias, avaliar a anomalia, valorizar o desempenho dos treinados, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, zelar pela integridade do ser humano, adotar disposições e correções imediatas, demonstrar exemplarmente a utilização dos equipamentos de segurança, definir prioridades de manutenção e operação, repassar informações com clareza, autorizar parada do processo de produção em situações de emergência, identificar as rotinas operacionais, acompanhar inspeções em equipamentos em manutenção, desenvolver visão sistêmica, avaliar o perfil dos liderados, utilizar ferramentas da qualidade, desenvolver habilidades para motivar pessoas, demonstrar assertividade - declarar posição, fazer revisão contínua dos procedimentos, alocar recursos para o treinamento, orientar sobre a utilização de epi, assegurar o cumprimento das instruções, pela equipe de trabalho, controlar emoções em situações de conflito, alocar recursos humanos e materiais, manter equilíbrio emocional em situações diversas, promover a motivação da equipe, nas atividades, analisar situações de risco, em conjunto ou individualmente, aprimorar o processo, a partir do tratamento da anomalia, elaborar manuais de treinamentos, agilizar - imprimir maior rapidez, eficiência o fluxo de informações, acionar órgãos competentes em caso de acidentes ambientais internos, esclarecer critérios de avaliação, cumprir os procedimentos de tratamento da anomalia, promover o dialógo diário de segurança - reuniões sistemáticas sobre segurança, levantar necessidades de treinamento, demonstrar pró-atividade - tomar iniciativas, manter-se atualizado sobre recursos e equipamentos de segurança por meio de consultas a catalógos, providenciar encaminhamentos na ocorrência de acidentes, supervisionar o sistema de gerenciamento de resíduos, buscar o autodesenvolvimento - profissional e pessoal, registrar atividades de treinamentos, selecionar recursos humanos, desenvolver confiabilidade mútua, delegar tarefas às equipes, indicar profissionais para docência de treinamentos, liberar profissionais para treinamento, de acordo com convocação, garantir a confirmação da informação, registrar erros e acertos, identificar normas e procedimentos de segurança, verificar a eficácia do treinamento por meio de avaliações e testes, aplicar a ação corretiva para a anomalia, utilizar os recursos de comunicação disponíveis, elaborar manuais de operação, desenvolver a criatividade, revisar manuais de operação, identificar as necessidades da equipe, trocar experiências com outros profissionais, escrever instruções e relatórios, de forma clara, acompanhar auditorias fiscais, de segurança e de qualidade, ministrar treinamentos, assegurar o cumprimento das normas de segurança, selecionar recursos materiais, dar feedback - realimentação, retorno de avaliações, cumprir o programa de produção preestabelecido, comunicar assuntos relativos a acidentes ambientais e ocupacionais para as comunidades pertinentes, manter princípios éticos, preencher relatórios pertinentes a acidentes e incidentes, conforme normas de segurança, acordar metas com os liderados, motivar equipes por meio de dinâmicas, para melhoria contínua no ambiente de trabalho, desenvolver habilidades de negociação, utilizar equipamentos de proteção individual - epi, elaborar, em conjunto com rh, os planos de treinamentos, otimizar custos de produção, promover ações de preservação da saúde ocupacional, coordenar correções operacionais, exercitar a autonomia, programar rotinas e processos de trabalho, identificar a anomalia, verificar a eficácia da ação corretiva, por meio de testes e exames, respeitar os limites de segurança dos processos, em sua área de atuação, identificar as causas da anomalia, orientar equipe quanto a paradas e partidas da planta de produção, estabelecer prazos e prioridades para o processo operacional, coordenar atividades de treinamento no local de trabalho - on the job, confirmar - checar o entendimento da mensagem, preparar manuais de instruções técnicas, monitorar as variações no processo de produção, encaminhar a anomalia para análises e registros documentais e laboratoriais, elaborar cronograma de trabalho das equipes, consultar dirigentes e instruções sobre atribuições das áreas da empresa, definir recursos para cumprimento de metas e padrões, definir equipe para elaboração de procedimentos, participar de palestras e cursos de qualificação, fazer rodízios funcionais da equipe de trabalho, negociar sobre a liberação de equipamentos para manutenção, sistematizar avaliações contínuas, identificar o perfil individual da equipe de trabalho, analisar riscos de desvios do processo de produção, administrar conflitos, aplicar instruções e procedimentos do processo produtivo.