CBO 8101-05 - Mestre (indústria petroquímica e carboquímica) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas e afins
O profissional no cargo de Mestre (indústria petroquímica e carboquímica) CBO 8101-05 supervisiona processos contínuos de produção dos compostos químicos derivados do petróleo e do carvão - nas indústrias petroquímica e carboquímica -, identificando, tratando e corrigindo anomalias e desvios dos processos, respeitando os limites de segurança, e monitorando a realização dos processos de acordo com normas e prazos estabelecidos Planeja as ações do processo de produção, para atingir as metas.
Coordena a elaboração de procedimentos técnicos e operacionais Monitora manutenção dos equipamentos Supervisiona equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos.
Mantém-se atualizado sobre tendências e inovações na área de atuação Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
CBO 8101-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores em indústrias de processos contínuos e outras indústrias, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Mestre (indústria petroquímica e carboquímica), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas e afins CBO 8101-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 8101-05
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas e afins.
- Trabalhadores em indústrias de processos contínuos e outras indústrias.
O que faz um Mestre (indústria petroquímica e carboquímica)
O Mestre (indústria petroquímica e carboquímica) CBO 8101-05 planeja processos de produção dos compostos químicos derivados do petróleo e do carvão, selecionando recursos humanos e materiais, programando rotinas e processos, elaborando cronograma de trabalho, e estabelecendo prazos e prioridades para execução dos processos operacionais, com intuito de atingir as metas de produção estabelecidas Supervisiona processos contínuos de produção na indústria petroquímica e carboquímica, cumprindo o programa e mantendo a continuidade de produção, respeitando os limites de segurança, monitorando as variações, analisando os riscos, e corrigindo os desvios do processo, para garantir o desenvolvimento dos processos de produção de acordo com normas e prazos estabelecidos.
Define prioridades de operação e de manutenção, acompanhando a inspeção dos equipamentos.
Autoriza a parada do processo de produção em emergências Trata anomalia (desvio da condição normal da operação), identificando-a, avaliando-a, examinando suas causas, adotando disposições e correções imediatas, monitorando a execução dos procedimentos para o tratamento, e verificando a eficácia da ação corretiva.
Informa a anomalia para análise e registros documentais e laboratoriais Divulga - quando pertinente - a anomalia para as demais áreas, a fim de evitar paradas na produção e fabricação de produtos fora de especificação.
Mantém-se atualizado sobre tendências e inovações na área de atuação, tais como uso de sistemas automatizados e integrados dos processos e aplicação de tecnologias avançadas, como robótica e inteligência artificial.
Coordena a elaboração de procedimentos técnicos e operacionais para orientar os processos a serem desenvolvidos Elabora manuais de operação, de treinamento e de instruções técnicas.
Faz revisão contínua dos procedimentos e dos manuais de operação.
Lidera equipe de trabalho, identificando o perfil individual, verificando as necessidades da equipe, valorizando o desempenho, e promovendo a motivação do grupo, para a melhoria contínua no ambiente de trabalho Delega tarefas à equipe Ajusta as metas com a equipe.
Monitora o cumprimento das instruções pela equipe de trabalho Avalia pessoal, esclarecendo os critérios adotados e seguindo parâmetros de avaliação Sistematiza avaliações contínuas, registrando erros e acertos e retroalimentando o trabalhador com o resultado da avaliação (“feedback”).
Desenvolve equipe de trabalho, levantando necessidades de treinamento e elaborando, em conjunto com a área de recursos humanos, os planos de treinamento Viabiliza a execução dos programas de treinamento, alocando recursos, indicando e liberando profissionais para participação nos treinamentos, e ministrando os programas ou indicando profissionais para a docência.
Verifica a eficácia do treinamento, avaliando a aplicação dos conhecimentos adquiridos pelo treinando Registra dados da execução e da avaliação dos programas Comunica-se, processando informações de liderados e chefias, agilizando o fluxo de informações, e repassando informações com clareza, para garantir a exatidão da informação e o entendimento da mensagem.
Aciona órgãos competentes em caso de acidentes de trabalho e de acidentes ambientais internos Elabora instruções e relatórios Monitora a limpeza e a organização do ambiente de trabalho.
Orienta a equipe para conservar ferramentas e instrumentos limpos, organizados e acondicionados Supervisiona o sistema de gerenciamento de resíduos Pesquisa e indica dispositivos para minimizar a emissão de poluentes.
Zela pela saúde e segurança no trabalho, mantendo-se atualizado sobre recursos e equipamentos de segurança, e promovendo o diálogo diário com a equipe sobre segurança e sobre as ações de preservação da saúde ocupacional Utiliza, orienta e demonstra, exemplarmente, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Analisa situações de risco, em conjunto ou individualmente, tomando medidas para sua minimização ou, se possível, eliminação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 8101-05 deve avaliar pessoal, planejar ações necessárias ao processo de produção, demonstrar competências pessoais, zelar pela segurança, higiene e meio ambiente, gerenciar processos contínuos de produção, desenvolver equipe de trabalho, supervisionar a elaboração de procedimentos técnicos operacionais, tratar anomalias - desvios das condições normais de operação, comunicar-se, liderar equipe.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas e afins atuam na fabricação de coque, refino de petróleo e de produtos químicos e afins, como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, no sistema de revezamento contínuo e descontínuo de turnos, em ambiente fechado, a céu aberto ou em veículos. Podem permanecer expostos a materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas. Algumas atividades são realizadas em grandes alturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 8101-05
Para o exercício dessas ocupações requer-se curso técnico de nível médio na área de química, oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre com, no mínimo, cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Mestre (indústria petroquímica e carboquímica) CBO 8101-05
Um Mestre (indústria petroquímica e carboquímica) (ou sinônimo) deve manter a continuidade operacional, liberar profissionais para treinamento, de acordo com convocação, demonstrar assertividade - declarar posição, monitorar as variações no processo de produção, autorizar parada do processo de produção em situações de emergência, respeitar os limites de segurança dos processos, em sua área de atuação, assegurar o cumprimento das normas de segurança, negociar sobre a liberação de equipamentos para manutenção, assegurar o cumprimento das instruções, pela equipe de trabalho, desenvolver habilidades de negociação, utilizar os recursos de comunicação disponíveis, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, demonstrar exemplarmente a utilização dos equipamentos de segurança, escrever instruções e relatórios, de forma clara, identificar as necessidades da equipe, ministrar treinamentos, avaliar o perfil dos liderados, identificar o perfil individual da equipe de trabalho, avaliar a anomalia, estabelecer prazos e prioridades para o processo operacional, otimizar custos de produção, delegar tarefas às equipes, acompanhar inspeções em equipamentos em manutenção, adotar disposições e correções imediatas, definir prioridades de manutenção e operação, identificar a anomalia, dar feedback - realimentação, retorno de avaliações, desenvolver visão sistêmica, identificar as rotinas operacionais, levantar necessidades de treinamento, analisar riscos de desvios do processo de produção, exercitar a autonomia, manter princípios éticos, fazer rodízios funcionais da equipe de trabalho, comunicar assuntos relativos a acidentes ambientais e ocupacionais para as comunidades pertinentes, garantir a confirmação da informação, administrar conflitos, preencher relatórios pertinentes a acidentes e incidentes, conforme normas de segurança, providenciar encaminhamentos na ocorrência de acidentes, identificar normas e procedimentos de segurança, acionar órgãos competentes em caso de acidentes ambientais internos, coordenar atividades de treinamento no local de trabalho - on the job, elaborar manuais de operação, divulgar a anomalia para as demais áreas, quando pertinente, elaborar manuais de treinamentos, valorizar o desempenho dos treinados, cumprir o programa de produção preestabelecido, utilizar ferramentas da qualidade, possibilitar ao treinando a aplicação de conhecimentos adquiridos nos treinamentos, orientar sobre a utilização de epi, demonstrar pró-atividade - tomar iniciativas, definir recursos para cumprimento de metas e padrões, desenvolver a criatividade, promover o dialógo diário de segurança - reuniões sistemáticas sobre segurança, fazer revisão contínua dos procedimentos, verificar a eficácia da ação corretiva, por meio de testes e exames, selecionar recursos materiais, analisar situações de risco, em conjunto ou individualmente, indicar profissionais para docência de treinamentos, registrar atividades de treinamentos, zelar pela integridade do ser humano, definir equipe para elaboração de procedimentos, supervisionar o sistema de gerenciamento de resíduos, elaborar cronograma de trabalho das equipes, motivar equipes por meio de dinâmicas, para melhoria contínua no ambiente de trabalho, aplicar a ação corretiva para a anomalia, agilizar - imprimir maior rapidez, eficiência o fluxo de informações, acordar metas com os liderados, promover a motivação da equipe, nas atividades, processar informações de liderados e de chefias, revisar manuais de operação, seguir parâmetros de avaliação, alocar recursos humanos e materiais, repassar informações com clareza, manter equilíbrio emocional em situações diversas, participar de palestras e cursos de qualificação, desenvolver confiabilidade mútua, sistematizar avaliações contínuas, registrar erros e acertos, esclarecer critérios de avaliação, controlar emoções em situações de conflito, verificar a eficácia do treinamento por meio de avaliações e testes, programar rotinas e processos de trabalho, trocar experiências com outros profissionais, orientar equipe quanto a paradas e partidas da planta de produção, confirmar - checar o entendimento da mensagem, buscar o autodesenvolvimento - profissional e pessoal, emitir relatório de tratamento da anomalia, utilizar equipamentos de proteção individual - epi, cumprir os procedimentos de tratamento da anomalia, aplicar instruções e procedimentos do processo produtivo, desenvolver habilidades para motivar pessoas, encaminhar a anomalia para análises e registros documentais e laboratoriais, identificar as causas da anomalia, aprimorar o processo, a partir do tratamento da anomalia, acompanhar auditorias fiscais, de segurança e de qualidade, manter-se atualizado sobre recursos e equipamentos de segurança por meio de consultas a catalógos, elaborar, em conjunto com rh, os planos de treinamentos, promover ações de preservação da saúde ocupacional, alocar recursos para o treinamento, consultar dirigentes e instruções sobre atribuições das áreas da empresa, selecionar recursos humanos, coordenar correções operacionais, indicar profissionais para participação dos treinamentos, preparar manuais de instruções técnicas.