CBO 8101-05 - Mestre (indústria petroquímica e carboquímica) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas e afins
O profissional no cargo de Mestre (indústria petroquímica e carboquímica) CBO 8101-05 supervisiona processos contínuos de produção dos compostos químicos derivados do petróleo e do carvão - nas indústrias petroquímica e carboquímica -, identificando, tratando e corrigindo anomalias e desvios dos processos, respeitando os limites de segurança, e monitorando a realização dos processos de acordo com normas e prazos estabelecidos Planeja as ações do processo de produção, para atingir as metas.
Coordena a elaboração de procedimentos técnicos e operacionais Monitora manutenção dos equipamentos Supervisiona equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos.
Mantém-se atualizado sobre tendências e inovações na área de atuação Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
CBO 8101-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores em indústrias de processos contínuos e outras indústrias, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Mestre (indústria petroquímica e carboquímica), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas e afins CBO 8101-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 8101-05
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas e afins.
- Trabalhadores em indústrias de processos contínuos e outras indústrias.
O que faz um Mestre (indústria petroquímica e carboquímica)
O Mestre (indústria petroquímica e carboquímica) CBO 8101-05 planeja processos de produção dos compostos químicos derivados do petróleo e do carvão, selecionando recursos humanos e materiais, programando rotinas e processos, elaborando cronograma de trabalho, e estabelecendo prazos e prioridades para execução dos processos operacionais, com intuito de atingir as metas de produção estabelecidas Supervisiona processos contínuos de produção na indústria petroquímica e carboquímica, cumprindo o programa e mantendo a continuidade de produção, respeitando os limites de segurança, monitorando as variações, analisando os riscos, e corrigindo os desvios do processo, para garantir o desenvolvimento dos processos de produção de acordo com normas e prazos estabelecidos.
Define prioridades de operação e de manutenção, acompanhando a inspeção dos equipamentos.
Autoriza a parada do processo de produção em emergências Trata anomalia (desvio da condição normal da operação), identificando-a, avaliando-a, examinando suas causas, adotando disposições e correções imediatas, monitorando a execução dos procedimentos para o tratamento, e verificando a eficácia da ação corretiva.
Informa a anomalia para análise e registros documentais e laboratoriais Divulga - quando pertinente - a anomalia para as demais áreas, a fim de evitar paradas na produção e fabricação de produtos fora de especificação.
Mantém-se atualizado sobre tendências e inovações na área de atuação, tais como uso de sistemas automatizados e integrados dos processos e aplicação de tecnologias avançadas, como robótica e inteligência artificial.
Coordena a elaboração de procedimentos técnicos e operacionais para orientar os processos a serem desenvolvidos Elabora manuais de operação, de treinamento e de instruções técnicas.
Faz revisão contínua dos procedimentos e dos manuais de operação.
Lidera equipe de trabalho, identificando o perfil individual, verificando as necessidades da equipe, valorizando o desempenho, e promovendo a motivação do grupo, para a melhoria contínua no ambiente de trabalho Delega tarefas à equipe Ajusta as metas com a equipe.
Monitora o cumprimento das instruções pela equipe de trabalho Avalia pessoal, esclarecendo os critérios adotados e seguindo parâmetros de avaliação Sistematiza avaliações contínuas, registrando erros e acertos e retroalimentando o trabalhador com o resultado da avaliação (“feedback”).
Desenvolve equipe de trabalho, levantando necessidades de treinamento e elaborando, em conjunto com a área de recursos humanos, os planos de treinamento Viabiliza a execução dos programas de treinamento, alocando recursos, indicando e liberando profissionais para participação nos treinamentos, e ministrando os programas ou indicando profissionais para a docência.
Verifica a eficácia do treinamento, avaliando a aplicação dos conhecimentos adquiridos pelo treinando Registra dados da execução e da avaliação dos programas Comunica-se, processando informações de liderados e chefias, agilizando o fluxo de informações, e repassando informações com clareza, para garantir a exatidão da informação e o entendimento da mensagem.
Aciona órgãos competentes em caso de acidentes de trabalho e de acidentes ambientais internos Elabora instruções e relatórios Monitora a limpeza e a organização do ambiente de trabalho.
Orienta a equipe para conservar ferramentas e instrumentos limpos, organizados e acondicionados Supervisiona o sistema de gerenciamento de resíduos Pesquisa e indica dispositivos para minimizar a emissão de poluentes.
Zela pela saúde e segurança no trabalho, mantendo-se atualizado sobre recursos e equipamentos de segurança, e promovendo o diálogo diário com a equipe sobre segurança e sobre as ações de preservação da saúde ocupacional Utiliza, orienta e demonstra, exemplarmente, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Analisa situações de risco, em conjunto ou individualmente, tomando medidas para sua minimização ou, se possível, eliminação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 8101-05 deve desenvolver equipe de trabalho, supervisionar a elaboração de procedimentos técnicos operacionais, zelar pela segurança, higiene e meio ambiente, gerenciar processos contínuos de produção, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, tratar anomalias - desvios das condições normais de operação, planejar ações necessárias ao processo de produção, avaliar pessoal, liderar equipe.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas e afins atuam na fabricação de coque, refino de petróleo e de produtos químicos e afins, como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, no sistema de revezamento contínuo e descontínuo de turnos, em ambiente fechado, a céu aberto ou em veículos. Podem permanecer expostos a materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas. Algumas atividades são realizadas em grandes alturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 8101-05
Para o exercício dessas ocupações requer-se curso técnico de nível médio na área de química, oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre com, no mínimo, cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Mestre (indústria petroquímica e carboquímica) CBO 8101-05
Um Mestre (indústria petroquímica e carboquímica) (ou sinônimo) deve monitorar as variações no processo de produção, programar rotinas e processos de trabalho, escrever instruções e relatórios, de forma clara, delegar tarefas às equipes, indicar profissionais para docência de treinamentos, manter princípios éticos, liberar profissionais para treinamento, de acordo com convocação, orientar sobre a utilização de epi, aplicar instruções e procedimentos do processo produtivo, identificar as causas da anomalia, fazer revisão contínua dos procedimentos, cumprir o programa de produção preestabelecido, elaborar, em conjunto com rh, os planos de treinamentos, avaliar o perfil dos liderados, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, avaliar a anomalia, adotar disposições e correções imediatas, fazer rodízios funcionais da equipe de trabalho, aplicar a ação corretiva para a anomalia, negociar sobre a liberação de equipamentos para manutenção, indicar profissionais para participação dos treinamentos, emitir relatório de tratamento da anomalia, utilizar os recursos de comunicação disponíveis, processar informações de liderados e de chefias, registrar atividades de treinamentos, identificar as rotinas operacionais, identificar as necessidades da equipe, participar de palestras e cursos de qualificação, identificar normas e procedimentos de segurança, confirmar - checar o entendimento da mensagem, otimizar custos de produção, preencher relatórios pertinentes a acidentes e incidentes, conforme normas de segurança, levantar necessidades de treinamento, manter equilíbrio emocional em situações diversas, acompanhar auditorias fiscais, de segurança e de qualidade, utilizar ferramentas da qualidade, definir equipe para elaboração de procedimentos, verificar a eficácia da ação corretiva, por meio de testes e exames, respeitar os limites de segurança dos processos, em sua área de atuação, elaborar manuais de operação, orientar equipe quanto a paradas e partidas da planta de produção, demonstrar exemplarmente a utilização dos equipamentos de segurança, aprimorar o processo, a partir do tratamento da anomalia, manter a continuidade operacional, controlar emoções em situações de conflito, desenvolver a criatividade, definir prioridades de manutenção e operação, promover o dialógo diário de segurança - reuniões sistemáticas sobre segurança, promover a motivação da equipe, nas atividades, comunicar assuntos relativos a acidentes ambientais e ocupacionais para as comunidades pertinentes, repassar informações com clareza, manter-se atualizado sobre recursos e equipamentos de segurança por meio de consultas a catalógos, analisar situações de risco, em conjunto ou individualmente, cumprir os procedimentos de tratamento da anomalia, identificar o perfil individual da equipe de trabalho, selecionar recursos materiais, identificar a anomalia, promover ações de preservação da saúde ocupacional, esclarecer critérios de avaliação, coordenar correções operacionais, encaminhar a anomalia para análises e registros documentais e laboratoriais, acionar órgãos competentes em caso de acidentes ambientais internos, revisar manuais de operação, analisar riscos de desvios do processo de produção, estabelecer prazos e prioridades para o processo operacional, supervisionar o sistema de gerenciamento de resíduos, acompanhar inspeções em equipamentos em manutenção, assegurar o cumprimento das normas de segurança, dar feedback - realimentação, retorno de avaliações, sistematizar avaliações contínuas, zelar pela integridade do ser humano, utilizar equipamentos de proteção individual - epi, coordenar atividades de treinamento no local de trabalho - on the job, motivar equipes por meio de dinâmicas, para melhoria contínua no ambiente de trabalho, providenciar encaminhamentos na ocorrência de acidentes, preparar manuais de instruções técnicas, garantir a confirmação da informação, demonstrar pró-atividade - tomar iniciativas, demonstrar assertividade - declarar posição, administrar conflitos, elaborar manuais de treinamentos, verificar a eficácia do treinamento por meio de avaliações e testes, registrar erros e acertos, desenvolver habilidades de negociação, divulgar a anomalia para as demais áreas, quando pertinente, selecionar recursos humanos, acordar metas com os liderados, trocar experiências com outros profissionais, definir recursos para cumprimento de metas e padrões, desenvolver visão sistêmica, autorizar parada do processo de produção em situações de emergência, desenvolver confiabilidade mútua, ministrar treinamentos, possibilitar ao treinando a aplicação de conhecimentos adquiridos nos treinamentos, assegurar o cumprimento das instruções, pela equipe de trabalho, alocar recursos para o treinamento, agilizar - imprimir maior rapidez, eficiência o fluxo de informações, elaborar cronograma de trabalho das equipes, alocar recursos humanos e materiais, seguir parâmetros de avaliação, consultar dirigentes e instruções sobre atribuições das áreas da empresa, exercitar a autonomia, desenvolver habilidades para motivar pessoas, buscar o autodesenvolvimento - profissional e pessoal, valorizar o desempenho dos treinados.