CBO 7813-05 - Operador de veículos subaquáticos controlados remotamente

Entenda o que fazem os operadores de equipamentos pilotados remotamente no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Operador de veículos subaquáticos controlados remotamente e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Operador de veículos subaquáticos controlados remotamente

O Operador de Veículos Subaquáticos Controlados Remotamente realiza operações subaquáticas com uso de veículos não tripulados, preparando e fazendo lançamento de veículo, operando ROV–Veículo Operado Remotamente (Remotely Operated Vehicle), com transmissão de sinais de comando e de controle por cabos, posicionando AUV-Veículo Autônomo Subaquático (Autonomous Underwater Vehicle) e o recolhendo, quando da conclusão da missão, e monitorando sistemas e equipamentos - instalados nos veículos - na execução de atividades de inspeção, pesquisa, busca, ajustes e reparos, geralmente em locais de difícil ou perigoso acesso para seres humanos. Planeja operações, com base na identificação das necessidades do cliente. Realiza manutenção de rotina em equipamentos. Elabora documentação técnica. Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 7813-05

Conhecimento (3/8)
Habilidade (3/8)
Atitude (3/8)
Perfil Ocupacional (3/8)
Planeja operações com veículos subaquáticos, identificando necessidades do cliente e definindo escopo das atividades e dos serviços. Avalia características topográficas e climáticas da área de operação, avaliando risco operacional. Estabelece “softwares” a serem utilizados. Seleciona equipamentos e acessórios, aferindo suas capacidades. Define trajetos dos veículos. Compõe equipes de trabalho. Elabora cronograma de trabalho.

Prepara o lançamento do veículo subaquático, verificando seu funcionamento (“checklist”), conferindo a disponibilidade de equipamentos, ferramentas, peças e acessórios sobressalentes, avaliando condições do ponto de lançamento do veículo, e instalando equipamentos para lançamento e recolhimento do veículo.

Verifica condições meteorológicas e lança veículo não tripulado na água. Posiciona o veículo, monitorando medidas de distância e altura. Estabelece comunicação com equipes envolvidas na operação.

Opera robô submarino ROV–Veículo Operado Remotamente (Remotely Operated Vehicle), atuando a bordo de uma embarcação e transmitindo sinais de comando e controle por uma série de cabos, que ligam a embarcação ao veículo. Controla e ajusta variáveis, como posição, rotação, velocidade, distâncias e deslocamento do veículo.

Posiciona AUV-Veículo Autônomo Subaquático (Autonomous Underwater Vehicle) no local da operação, sem cabo conectado. Recupera o veículo em local pré-programado, quando a missão estiver concluída.

Para execução da operação, conta com câmera de vídeo, luzes, sistemas de sonar, braço robótico articulado - utilizado para atividades como recuperar pequenos objetos, cortar linhas e prender ganchos de elevação a objetos maiores –, entre outros sistemas e equipamentos instalados no ROV e no AUV.

Utiliza ROV ou AUV na execução de diversificadas operações subaquáticas, tais como testes estruturais em plataformas “offshore”, exploração de recursos oceânicos – como petróleo e gás –, apoio a expedições de pesquisas científicas, fornecimento de dados para mapeamento de obstáculos submarinos, inspeções de casco de embarcações, acompanhamento de obras de engenharia sob a água, regulagem de dutos, monitoramento de fazendas marinhas, identificação de partes de veículos naufragados, operações de segurança marítima e de resgate, entre outras atividades, geralmente em locais de difícil ou perigoso acesso para seres humanos.

Mantém-se atualizado em relação às novas tecnologias e às inovações em veículos subaquáticos, analisando novas formas de operação e novos instrumentos para atingir objetivos.

Realiza manutenção de rotina, testando funcionamento de equipamentos e acessórios, diagnosticando defeitos e falhas, reparando e substituindo componentes mecânicos e/ou eletroeletrônicos. Realiza manutenção preventiva. Executa ajustes circunstanciais de emergência. Requisita a execução de manutenções corretivas mais complexas.

Elabora documentos técnicos, tais como relatórios de operações (RDO), registros de ocorrências e redação de procedimentos. Faz gravações de imagens de operações.

Conserva o local de trabalho limpo e organizado.

Atua na preservação do meio ambiente, acondicionando resíduos poluentes e fazendo sua destinação de maneira ambientalmente adequada.

Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual. Avalia condições de segurança das pessoas envolvidas em cada operação. Bloqueia operações de risco. Isola e sinaliza áreas de risco.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BIG DATA 1 2 1
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROCESSAMENTO DE IMAGENS 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMAS OPERACIONAIS 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE – PROGRAMAS E SISTEMAS ESPECÍFICOS PARA OPERAÇÕES SUBAQUÁTICAS COM USO DE VEÍCULOS NÃO TRIPULADOS 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA CIÊNCIAS DA TERRA E DO AMBIENTE GEOMÁTICA 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA CIÊNCIAS DA TERRA E DO AMBIENTE HIDROGRAFIA 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA CIÊNCIAS DA TERRA E DO AMBIENTE METEOROLOGIA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS 2 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA CIÊNCIAS DA TERRA E DO AMBIENTE OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIAS DA TERRA E DO AMBIENTE (ESPECIFICAR:...) - GEOPOSICIONAMENTO E GEORREFERENCIAMENTO 4 5 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA FÍSICA ELETROELETRÔNICA 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA FÍSICA FÍSICA GERAL 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA FÍSICA MECÂNICA 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA QUÍMICA QUÍMICA GERAL 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO DESENHO TÉCNICO GERAL 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO 4 4 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA GEOMETRIA 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA GEOGRAFIA RELACIONADA À ÁREA OCUPACIONAL 4 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 4 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 4 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 4 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 3 3 2
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS (ESPECIFICAR:...) - ANÁLISE DE RISCOS EM OPERAÇÕES SUBAQUÁTICAS 4 5 4
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS LIDERANÇA 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE CONTROLE DA QUALIDADE 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SALVATAGEM 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL AUTOMAÇÃO 2 2 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL PAINÉIS DE CONTROLE 4 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA CIRCUITOS ELÉTRICOS 3 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA CIRCUITOS ELETRÔNICOS 3 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA MEDIDAS ELÉTRICAS 3 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA PROCESSAMENTO DE SINAIS 4 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA SISTEMAS ELETRÔNICOS 3 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA (ESPECIFICAR:...) - SENSORES E TRANSDUTORES 3 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS LABORATORIAIS TESTES 4 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MATERIAIS MATERIAIS NÃO-METÁLICOS NATURAIS (MADEIRA, FIBRAS, COURO, BORRACHA ETC.) 2 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MATERIAIS MATERIAIS NÃO-METÁLICOS SINTÉTICOS (PLÁSTICO, VIDRO, CERÂMICA E COMPÓSITOS) 2 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MATERIAIS MATERIAIS METÁLICOS FERROSOS 2 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MATERIAIS MATERIAIS METÁLICOS NÃO FERROSOS 2 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MATERIAIS RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS 2 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MANUTENÇÃO INDUSTRIAL TIPOS DE MANUTENÇÃO 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MANUTENÇÃO INDUSTRIAL OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - MANUTENÇÃO DE ROTINA EM EQUIPAMENTOS UTILIZADOS EM OPERAÇÕES SUBAQUÁTICAS COM VEÍCULOS NÃO TRIPULADOS: TESTES DE FUNCIONAMENTO E DE DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS E FALHAS, REPAROS E SUBSTITUIÇÃO DE COMPONENTES 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL NORMAS REGULAMENTADORAS PARA ÁREA INDUSTRIAL 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL NORMAS TÉCNICAS PARA ÁREA INDUSTRIAL 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL ROBOTIZAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL OPERAÇÃO DE VEÍCULOS SUBAQUÁTICOS 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL ROBOTIZAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL OUTROS CONHECIMENTOS DE ROBOTIZAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - AUV – VEÍCULOS AUTÔNOMOS SUBAQUÁTICOS: ESTRUTURA, MÓDULOS, COMPONENTES, PEÇAS E ACESSÓRIOS, FUNCIONAMENTO, PREPARAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE MISSÕES 3 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL ROBOTIZAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL OUTROS CONHECIMENTOS DE ROBOTIZAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - OPERAÇÕES SUBAQUÁTICAS COM USO DE VEÍCULOS NÃO TRIPULADOS: INSPEÇÃO, PESQUISA, BUSCA, AJUSTES, REPAROS, FILMAGENS, OUTRAS 4 5 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL ROBOTIZAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL OUTROS CONHECIMENTOS DE ROBOTIZAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - ROV – VEÍCULOS OPERADOS REMOTAMENTE: ESTRUTURA, MÓDULOS, COMPONENTES, PEÇAS E ACESSÓRIOS, FUNCIONAMENTO, OPERAÇÃO 3 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL ROBOTIZAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL OUTROS CONHECIMENTOS DE ROBOTIZAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - TIPOS E CLASSIFICAÇÃO DE ROBÔS SUBAQUÁTICOS CONTROLADOS REMOTAMENTE 4 4 4
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INOVAÇÃO NA ÁREA INDUSTRIAL 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL TENDÊNCIAS DA ÁREA INDUSTRIAL 3 3 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS PRECISÃO DE CONTROLE 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS TAXA DE CONTROLE 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS​​   3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AO BRILHO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO NOTURNA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 4

Condições de Trabalho

Operadores de equipamentos pilotados remotamente atuam em empresas que prestam serviços à indústria de extração de petróleo e gás natural. São empregados assalariados com carteira assinada, porém tem crescido o número de profissionais que exercem essas atividades como autônomos. O trabalho é em equipe, em sistema de rodízio de turnos e com supervisão permanente. Atuam em ambiente fechado, confinado e de difícil acesso. Estão expostos a ruído intenso e intempéries. Trabalham sob pressão e em posições desconfortáveis durante longos períodos.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio e curso profissionalizante em torno de quatrocentas horas-aula, promovido periodicamente pelas empresas da área em convênio com instituições de formação profissional. O pleno desempenho das atividades ocorre entre três e quatro anos de experiência profissional.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Operar equipamentos submersos e aéreos remotamente pilotados;
  • Mobilizar sistemas de rov e rpas;
  • Comunicar-se;
  • Trabalhar com segurança;
  • Realizar intervenções em estruturas submarinas e terrestres;
  • Realizar atividades de mapeamento aéreo;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Realizar manutenção de equipamentos;
  • Planejar atividades de operações com rov e aeronaves não tripuladas;
  • Aplicar recomendações do fabricante;
  • Definir equipamentos, acessórios e softwares;
  • Avaliar condições do ponto de lançamento do veículo e/ou aeronave não tripulada;
  • Definir trajetos do veículo;
  • Coletar amostras de material;
  • Isolar áreas de risco;
  • Monitorar sensores e alarmes de comportamento e posicionamento dos equipamentos;
  • Registrar manutenções realizadas;
  • Prever equipamentos, ferramentas, peças e acessórios sobressalentes;
  • Injetar fluídos hidráulicos em válvulas para acionamento;
  • Jatear incrustações em equipamentos submarinos;
  • Estimar medidas de distâncias e alturas;
  • Demonstrar capacidade de liderança;
  • Compor equipes de trabalho;
  • Instalar contêineres para controle e manutenção do rov;
  • Selecionar ferramental para manutenção;
  • Testar equipamentos, acessórios e softwares;
  • Utilizar equipamentos de proteção individual;
  • Avaliar características topográficas e climáticas da área de operação;
  • Gravar imagens de operações;
  • Realizar avaliação de risco operacional;
  • Lançar veículo ao mar;
  • Acionar válvulas de equipamentos submarinos;
  • Demonstrar acuidade visual;
  • Verificar funcionamento de equipamentos - check list;
  • Cortar cabos, linhas e estruturas submarinas;
  • Demonstrar rapidez de raciocínio;
  • Demonstrar capacidade de comunicação;
  • Demonstrar senso de orientação espacial;
  • Elaborar cronograma de trabalho;
  • Demonstrar capacidade de iniciativa;
  • Reparar componentes mecânicos e/ou eletroeletrônicos;
  • Demonstrar capacidade de avaliar situações de risco;
  • Demonstrar habilidade motora;
  • Verificar condições meteorológicas;
  • Demonstrar capacidade de observação;
  • Aplicar normas e procedimentos de segurança;
  • Avaliar condições de segurança de pessoas envolvidas na operação;
  • Bloquear operações de risco;
  • Conectar plugues elétricos em equipamentos submarinos;
  • Selecionar resíduos para descarte;
  • Puxar cabos e linhas entre estruturas;
  • Requisitar sobressalentes;
  • Definir escopo das atividades e serviços;
  • Contornar situações adversas;
  • Medir potencial eletroquímico dos anodos de proteção catódica;
  • Orientar posicionamento de equipamentos e equipes em solo ou submersas;
  • Avaliar infra-estrutura do local;
  • Realizar manutenção preventiva;
  • Posicionar equipamentos submarinos;
  • Instalar anéis de vedação em poços;
  • Diagnosticar defeitos e falhas;
  • Aferir capacidade de equipamentos e acessórios;
  • Sinalizar áreas de risco;
  • Substituir componentes mecânicos e/ou eletroeletrônicos;
  • Demonstrar atenção focada;
  • Elaborar relatório diário de operações - rdo;
  • Registrar ocorrências;
  • Trabalhar em equipe;
  • Estabelecer comunicação com equipes envolvidas na operação;
  • Acondicionar resíduos poluentes;
  • Fornecer dados para mapeamento de obstáculos submarinos;
  • Orientar-se por instrumentos de navegação auxiliares instalados nos equipamentos;
  • Resgatar equipamentos submarinos;
  • Identificar necessidades do cliente;
  • Atualizar inventário de sobressalentes;
  • Instalar equipamentos para lançamento e recolhimento de rov e/ou aeronave não tripulada;
  • Realizar mergulho de aceitação;
  • Demonstrar auto controle;
  • Organizar local de trabalho;
  • Realizar ajustes circunstanciais de emergência;
  • Demonstrar capacidade de tomar decisões;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 7813-05

CBO 7813-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operador de veículos subaquáticos controlados remotamente que pertence ao grupo dos operadores de equipamentos pilotados remotamente, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Operadores de robôs e equipamentos especiais
        • Operadores de equipamentos pilotados remotamente

Nenhum CBO relacionado encontrado.