CBO 7751-20 - Marcheteiro - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de arte e do acabamento em madeira do mobiliário

O profissional no cargo de Marcheteiro CBO 7751-20 aplica técnica de marchetaria - arte de ornamentar peças e móveis de madeira -, traçando os contornos dos motivos de decoração em lâminas de madeira, metal ou outro material, cortando as lâminas, submetendo as partes a tratamentos térmicos ou químicos para obter tonalidade ou cor, preparando a superfície a ser ornamentada, fazendo a colagem das lâminas recortadas sobre a superfície-base, executando o acabamento, e fazendo a montagem final da peça ou móvel Planeja as atividades, elaborando projeto.

Controla qualidade de processo e de produto Executa manutenção básica de máquinas e equipamentos Pode utilizar software CAD-Desenho Assistido por Computador (Computer Aided Design).

Pode usar “software” de modelagem 3D Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 7751-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de arte e do acabamento em madeira do mobiliário que pertence ao grupo dos trabalhadores das indústrias de madeira e do mobiliário, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Marcheteiro, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de arte e do acabamento em madeira do mobiliário CBO 7751-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7751-20

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores de arte e do acabamento em madeira do mobiliário.
      • Trabalhadores das indústrias de madeira e do mobiliário.

O que faz um Marcheteiro

O Marcheteiro CBO 7751-20 planeja as atividades, elaborando projeto de acabamento de marchetaria em peças e móveis de madeira Define as etapas e a sequência de trabalho.

Estabelece as dimensões do produto, elaborando croqui.

Define detalhes de acabamento, desenhando modelos de peças e estabelecendo medidas, volumes e espessuras Elabora o orçamento do projeto.

Pode obter aprovação do projeto e do orçamento junto ao cliente Prepara as condições operacionais para execução das atividades, organizando o local de trabalho e providenciando os insumos necessários.

Verifica a disponibilidade do tipo e da quantidade de materiais, selecionados de acordo com especificações técnicas.

Prepara máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos de medição e controle, testando seu funcionamento Prepara a realização da marchetaria, confeccionando gabaritos.

Observa a técnica de marchetaria – como tarsia geométrica, tarsia a incastro ou outra - a ser utilizada.

Traça na lâmina - de madeira, madrepérola, metal ou outro material - os contornos dos motivos de decoração Corta as lâminas com uso de máquinas e ferramentas manuais, mecânicas ou elétricas Submete as partes a tratamentos térmicos ou químicos para obter tonalidade ou cor de acordo com o projeto.

Prepara a superfície de peça ou móvel a ser ornamentado, limpando-a e mantendo-a lisa e plana, por meio da eliminação de imperfeições, tais como rugosidade excessiva, concavidades ou convexidades Realiza montagem, incrustação ou aplicação das lâminas que comporão a marchetaria, encaixando e embutindo as partes para formar a geometria ou a figura, orientando-se por desenhos e gabaritos Faz a colagem das lâminas sobre a superfície-base.

Realiza o acabamento, podendo eliminar impurezas, aplicar produtos - como verniz ou cera – e lixar Fixa acessórios, quando for o caso.

Executa a montagem final da peça ou móvel Controla a qualidade do processo e do produto, verificando dimensões, textura, colagem e exatidão dos encaixes, da geometria, das cores e tonalidades, e das figuras Pode corrigir defeitos, utilizando lixas e massas.

Pode utilizar software CAD-Desenho Assistido por Computador (Computer Aided Design) na preparação de desenhos e na elaboração do projeto Pode usar “software” de modelagem 3D Pode aplicar técnicas de marchetaria em restauração de peças antigas e na reciclagem de móveis.

Interpreta desenhos, modelos, especificações e manuais técnicos de máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos de medição e controle Preenche relatórios de produção, fichas e formulários de manutenção e registra ocorrências de controle do processo e do produto Executa manutenção básica de máquinas e equipamentos, fazendo limpeza e lubrificação.

Realiza substituição e ajuste de peças Solicita e monitora manutenções preventiva e corretiva de máquinas e equipamentos Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém ferramentas e instrumentos limpos, organizados e acondicionados Afia ferramentas de corte.

Atua na preservação do meio ambiente, aproveitando madeira caída de diversas espécies de árvores, madeiras de reflorestamento e outros tipos de matéria-prima ecologicamente correta na marchetaria, em estratégia de desenvolvimento sustentável Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual e verificando as condições dos equipamentos de proteção coletiva Identifica áreas de risco, fazendo sua sinalização e participando de estudo para sua eliminação.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7751-20 deve assegurar a qualidade do acabamento da madeira e do mobiliário, demonstrar competências pessoais, realizar o acabamento em madeiras e móveis, organizar o local de trabalho, preparar máquinas, equipamentos e ferramentas de trabalho, preparar madeiras e móveis para acabamento, planejar o trabalho, elaborar projetos de acabamento em madeira e mobiliário.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores de arte e do acabamento em madeira do mobiliário trabalham geralmente em indústrias de madeira e do mobiliário, na condição de assalariado com carteira assinada, exceto o entalhador e o marcheteiro, que normalmente trabalham como autônomos. Em algumas atividades, podem estar sujeitos a ruído intenso e materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7751-20

Para o exercício das ocupações requer-se, normalmente, ensino fundamental. O exercício pleno das atividades ocorre após três a quatro anos de prática. Podem aprender o trabalho acompanhando profissional experiente ou fazendo treinamentos ministrados por instituições de formação profissional e por empresas.

Atividades exercidas por um Marcheteiro CBO 7751-20

Um Marcheteiro (ou sinônimo) deve fixar acessórios, unir lâminas manualmente ou com máquinas, selecionar a madeira e lâminas, afiar ferramentas de cortes manuais, comunicar-se, consultar instruções dos fabricantes para utilização de máquinas, equipamentos e ferramentas, verificar o funcionamento dos epcs - exaustor, cortina dágua, definir detalhes de acabamento, utilizar epi e epc, colar peças, obter aprovação do projeto junto ao cliente, desenhar a peça na madeira, administrar imprevistos, elaborar o croqui do produto, construir modelos e gabaritos, solicitar materiais necessários para o trabalho, corrigir defeitos e imperfeições com lixas e massa, estocar matéria-prima, realizar a montagem final, prensar peças laminadas e maciças, interpretar desenho e modelo, lixar peças, trabalhar em equipe, desenvolver habilidades manuais, montar peças confeccionadas, considerar o grau de dificuldade, realizar pequenos reparos - óleo, correia, cortar a peça de acabamento conforme o projeto, estabelecer dimensões da peça, definir o produto junto ao cliente, definir a quantidade de cada material, demonstrar habilidade em numérica, definir as etapas de trabalho, considerar as condições da matéria-prima, selecionar produtos de acabamento de superfícies - tintas, vernizes, elaborar o orçamento do projeto, manter-se atualizado em relação a novos produtos e novas tecnologias, testar as ferramentas de corte, sinalizar o local de trabalho - fitas, placas, faixas, agir com ética, remover impurezas das peças, embalar peças, verificar a qualidade da madeira - nós, rachaduras, umidade, preparar o local para aplicação do acabamento, respeitar o prazo de entrega, considerar as condições climáticas.

Cargos e salários CBO 7751-20 - Trabalhadores de arte e do acabamento em madeira do mobiliário

Salário Marcheteiro

Marcheteiro: Brasil

  • 106
  • Brasil
  • 1.857 - 3.559
  • 43h
O profissional no cargo de Marcheteiro CBO 7751-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.857 e 3.559 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 106 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7751-20.