CBO 7751-15 - Lustrador de peças de madeira
Entenda o que fazem os trabalhadores de arte e do acabamento em madeira do mobiliário no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Lustrador de peças de madeira e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Lustrador de peças de madeira
O Lustrador de Pecas de Madeira realiza lustração (polimento) em processo de acabamento de peças e móveis de madeira, selecionando instrumentos manuais e máquinas, verificando o material a ser utilizado, considerando especificações técnicas e tipo de madeira de peça ou móvel, corrigindo defeitos da superfície de madeira, aplicando ceras, seladores, verniz e tintas, e polindo a superfície das peças, para embelezar e atribuir maior durabilidade aos produtos confeccionados. Planeja as atividades, interpretando ordem de serviço. Controla a qualidade do acabamento realizado. Executa manutenção básica de máquinas e equipamentos. Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 7751-15
Seleciona instrumentos manuais (tais como pincel, trincha e rolos), máquinas portáteis (como revólver ou pistola de pressão) e outros tipos de máquinas (como a formada por uma mesa - com movimento longitudinal às pistolas fixadas num plano superior - e com sensor ótico, que determina as dimensões, a posição e a forma de peças ou móveis, para aplicação de produto). Regula parâmetros operacionais de máquinas e executa teste de funcionamento.
Prepara a superfície de madeira de peça ou móvel, verificando umidade, textura (baixa rugosidade), e presença de nós. Corrige os defeitos da peça - como furos, fendas, ressaltos e outras irregularidades -, utilizando plainas, lixas e massa para uniformizar a superfície.
Realiza o processo de acabamento, considerando as condições climáticas e ambientais - tais como temperatura, umidade, luminosidade e ausência de resíduos contaminantes no ar - do local para iniciar o trabalho. Aplica, sobre a superfície de peça ou móvel, camadas sucessivas de produto - cera natural ou sintética, selador ("primer"), verniz ou tinta -, espalhando-o uniformemente e sempre no mesmo sentido, horizontal ou vertical. Controla o intervalo de tempo entre uma demão e outra. Faz polimento da superfície das peças, para conseguir o brilho e o aspecto requeridos.
Controla a qualidade do acabamento realizado, considerando viscosidade dos produtos aplicados, a aderência sobre a superfície, e o tempo de secagem. Utiliza aparelhos de controle para verificar o nível de brilho, a espessura da camada, e o poder de cobertura do produto sobre a peça.
Pode utilizar instrumentos digitais e recursos de informática.
Pode recuperar o lustro de móveis usados.
Executa manutenção básica de máquinas, fazendo sua limpeza e lubrificação. Realiza substituição e ajuste de peças. Solicita e monitora manutenções preventiva e corretiva de máquinas.
Conserva o local de trabalho limpo e organizado. Mantém instrumentos limpos, organizados e acondicionados.
Evita desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento. Remove resíduos – sólidos e líquidos -, providenciando sua segregação e destinação.
Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual e verificando as condições dos equipamentos de proteção coletiva. Identifica áreas de risco, fazendo sua sinalização e participando de estudo para sua eliminação.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | ELETRICIDADE | 1 | 1 | 1 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | MECÂNICA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | QUÍMICA GERAL | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | DESENHO TÉCNICO GERAL | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO | 3 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 3 | 3 | 1 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 4 | 4 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 3 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO DE MÁQUINAS INDUSTRIAIS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE MADEIRA E MOBILIÁRIO | MARCENARIA | 2 | 2 | 1 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE MADEIRA E MOBILIÁRIO | PROCESSOS DE ACABAMENTO DE MÓVEIS | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE MADEIRA E MOBILIÁRIO | TRATAMENTO E PREPARAÇÃO DE MADEIRA | 4 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE MADEIRA E MOBILIÁRIO | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE MADEIRA E MOBILIÁRIO (ESPECIFICAR:...) - LUSTRAÇÃO (POLIMENTO) DE PEÇAS E MÓVEIS DE MADEIRA | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE MADEIRA E MOBILIÁRIO | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE MADEIRA E MOBILIÁRIO (ESPECIFICAR:...) - TIPOLOGIA E TÉCNICAS DE CORREÇÃO DE DEFEITOS EM SUPERFÍCIES DE PEÇAS E MÓVEIS DE MADEIRA: FUROS, FENDAS, RESSALTOS, ENTRE OUTROS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | FERRAMENTAS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | INSTRUMENTOS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MÁQUINAS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | MATERIAIS NÃO-METÁLICOS NATURAIS (MADEIRA, FIBRAS, COURO, BORRACHA ETC.) | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 1 | 2 | 1 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE TINTAS, VERNIZES, SELADORES E CERAS PARA ACABAMENTO EM MADEIRA | 4 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | TIPOS DE MANUTENÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - MANUTENÇÃO BÁSICA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS DE LUSTRAÇÃO (POLIMENTO) DE PEÇAS E MÓVEIS DE MADEIRA: LIMPEZA, LUBRIFICAÇÃO, SUBSTITUIÇÃO E AJUSTE DE PEÇAS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS REGULAMENTADORAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NOVOS MATERIAIS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS DA ÁREA INDUSTRIAL | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | DESIGN | COMPOSIÇÃO VISUAL (COR, FORMA, ESTRUTURA E PROPORÇÃO) | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TENDÊNCIAS EM DESIGN E DECORAÇÃO | 3 | 3 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 4 |
Condições de Trabalho
Trabalhadores de arte e do acabamento em madeira do mobiliário trabalham geralmente em indústrias de madeira e do mobiliário, na condição de assalariado com carteira assinada, exceto o entalhador e o marcheteiro, que normalmente trabalham como autônomos. Em algumas atividades, podem estar sujeitos a ruído intenso e materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício das ocupações requer-se, normalmente, ensino fundamental. O exercício pleno das atividades ocorre após três a quatro anos de prática. Podem aprender o trabalho acompanhando profissional experiente ou fazendo treinamentos ministrados por instituições de formação profissional e por empresas.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Organizar o local de trabalho;
- Preparar madeiras e móveis para acabamento;
- Assegurar a qualidade do acabamento da madeira e do mobiliário;
- Demonstrar competências pessoais;
- Planejar o trabalho;
- Realizar o acabamento em madeiras e móveis;
- Preparar máquinas, equipamentos e ferramentas de trabalho;
- Elaborar projetos de acabamento em madeira e mobiliário;
- Consultar instruções dos fabricantes para utilização de máquinas, equipamentos e ferramentas;
- Polir peças;
- Definir a quantidade de cada material;
- Colar peças;
- Demonstrar habilidade em numérica;
- Corrigir defeitos e imperfeições com lixas e massa;
- Definir as etapas de trabalho;
- Testar as ferramentas de corte;
- Realizar pequenos reparos - óleo, correia;
- Montar peças confeccionadas;
- Testar os equipamentos de aplicação de tintas e vernizes;
- Manter-se atualizado em relação a novos produtos e novas tecnologias;
- Estocar matéria-prima;
- Solicitar materiais necessários para o trabalho;
- Preparar o local para aplicação do acabamento;
- Utilizar epi e epc;
- Considerar o grau de dificuldade;
- Respeitar o prazo de entrega;
- Trabalhar em equipe;
- Considerar as condições climáticas;
- Selecionar produtos de acabamento de superfícies - tintas, vernizes;
- Administrar imprevistos;
- Desenvolver habilidades manuais;
- Fixar acessórios;
- Considerar as condições da matéria-prima;
- Sinalizar o local de trabalho - fitas, placas, faixas;
- Remover impurezas das peças;
- Tingir peça;
- Agir com ética;
- Lixar peças;
- Comunicar-se;
- Aplicar produtos - selador, verniz, tintas, ceras;
- Verificar o funcionamento dos epcs - exaustor, cortina dágua;
- Obter aprovação do projeto junto ao cliente;
Profissões da Família Ocupacional
- Marcheteiro
- Revestidor de Móveis de Madeira
- Ajudante de Lustrador
- Laqueador de Madeira
- Laqueador de Móveis
- Lustrador de Madeira
- Lustrador de Móveis
- Lustrador de Pecas de Madeira
- Escultor de Madeira
- Chapeador de Fórmica
Divisões de categorias profissionais do CBO 7751-15
CBO 7751-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de lustrador de peças de madeira que pertence ao grupo dos trabalhadores de arte e do acabamento em madeira do mobiliário, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
-
- Trabalhadores das indústrias de madeira e do mobiliário
-
-
- Trabalhadores em acabamento de madeira e de mobiliário
-
-
-
-
- Trabalhadores de arte e do acabamento em madeira do mobiliário
-
-