CBO 7687-10 - Restaurador de livros - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos encadernadores e recuperadores de livros (pequenos lotes ou a unidade)
O profissional no cargo de Restaurador de livros CBO 7687-10 realiza restauração de livros e outros documentos, fazendo seu desmonte, numerando seus cadernos, mapeando os danos nos cadernos, executando teste de solubilidade, aplicando técnicas químicas para remover do papel as sujidades, reenfibrando papéis, passando o documento pela prensa, pela secadora e pelo refilamento, e efetuando recuperação de lombadas, capas e guardas Faz controle de qualidade do trabalho executado.
Documenta as ações realizadas Pode realizar ou orientar processos de encadernação e gravação em capas e lombadas do documento restaurado Pode atuar em preservação e conservação de livros e outros documentos.
Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
CBO 7687-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de encadernadores e recuperadores de livros (pequenos lotes ou a unidade) que pertence ao grupo dos trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Restaurador de livros, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Encadernadores e recuperadores de livros (pequenos lotes ou a unidade) CBO 7687-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7687-10
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Encadernadores e recuperadores de livros (pequenos lotes ou a unidade).
- Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas.
O que faz um Restaurador de livros
O Restaurador de livros CBO 7687-10 planeja o trabalho, analisando o material a ser restaurado e identificando as fibras que formam o papel da obra a ser tratada Realiza o desmonte do documento e a numeração de cadernos.
Faz mapeamento dos danos nos cadernos.
Pode representar graficamente os danos do documento Realiza teste de solubilidade no suporte (papel), verificando se a tinta usada é solúvel em água.
Após confirmar que não é solúvel em água, executa banho de água deionizada - procedimento de desacidificação -, para remover do papel as sujidades Passa, ainda, o material por banho com hidróxido de cálcio, para aumentar sua alcalinidade.
Caso o documento não possa passar por tratamento aquoso, aplica outros métodos, como a limpeza com pó de borracha.
Faz a recuperação de papel deteriorado, calculando a gramatura das folhas, executando reenfibragem, com uso da MOP-Máquina Obturadora de Papel, e passando a área recuperada por processo de encolagem, com uso de cola metilcelulose, para reforçar o material Envolve o documento em feltro de lã de carneiro ou outro processo similar, para tirar o excesso de umidade e unir as fibras.
Passa o documento pela prensa, pela secadora e pelo refilamento.
Faz a recuperação de lombadas, capas e guardas Pode aplicar outros métodos de restauração, a partir da análise inicial dos danos mapeados em documento, pesquisando – em Internet, instituição especializada em restauração ou em outras fontes - casos similares Realiza controle de qualidade do trabalho executado, avaliando os resultados da restauração.
Pode realizar ou orientar processo de encadernação e gravação em capas e lombadas, para restaurar sua aparência original Pode atuar em preservação e conservação de livros e outros documentos, aplicando técnicas de higienização do acervo, orientando o armazenamento adequado, desenvolvendo ações de conscientização de usuários sobre o manuseio correto de obras, e controlando fatores ambientais, tais como temperatura, umidade relativa do ar, radiação da luz e presença de agentes biológicos – como insetos, roedores e fungos – que levam à deterioração de acervos Documenta as ações realizadas, elaborando relatórios.
Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém instrumentos e acessórios limpos, organizados e acondicionados.
Monitora o funcionamento de máquinas e equipamentos, requisitando serviço de manutenção corretiva, no caso de identificação de falhas Controla desperdício de material, reaproveitando sobras e fazendo descarte de resíduos de acordo com normas ambientais Trabalha com segurança, prevenindo acidentes, mantendo postura ergonomicamente correta e utilizando equipamentos de proteção individual.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7687-10 deve encadernar manualmente impressos diversos - folhas soltas, dourar manualmente, fazer encadernação clássica, realizar impressão hot stamp, fazer gravação hot stamp, encadernação com cadernos, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Encadernadores e recuperadores de livros (pequenos lotes ou a unidade) podem trabalhar como assalariados, registrados em carteira ou como autônomos. Trabalham em empresas de edição, impressão e reprodução de gravações. Atuam, também, na restauração e recuperação gráfica e artística para deixar a peça em seu estado original. Trabalham de forma individual e sob supervisão ocasional. Em algumas atividades, o trabalhador permanece em posições desconfortáveis durante longos períodos e em contato com materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7687-10
O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental seguido de curso de qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas- aula. O exercício pleno das atividades demanda um ano de prática.
Atividades exercidas por um Restaurador de livros CBO 7687-10
Um Restaurador de livros (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de elaboração de relatório de atividade, prender capas nos barbantes, marcar nervuras, demonstrar responsabilidade, cortar papelão, furar material no dorso ou serrotar, colar guarda nas capas, cortar guardas e contra-guardas, colocar cabeceado e tecido no material, encaixar rama na máquina., selecionar tipos, prensar os documentos e folhas para colagem, demonstrar higiene na execução do trabalho, colar falso lombo, demonstrar capacidade de concentração no trabalho, aquecer a chapa, aguardar secagem da impressão, colecionar cadernos conforme numeração, costurar cadernos, imprimir com fita na napa nua ou com papelão, prensar cadernos colecionados, colar guarda decorada, conferir documentos e folhas, demonstrar criatividade, colar couro sobre o livro, arredondar lombada, selecionar tipos, linhas e entrelinhas ou clichês, prensar a quente com bobina, desfiar barbantes, limpar os excessos, colar nervuras, revestir papelões, refilar material, colar guardas e contra-guardas no material, chanfrar o couro, compor chapa, bater encaixe, costurar com linha ou barbante, refilar encadernação, costurar cadernos com guardas duplas em bastidor, dobrar folhas em cadernos, retirar excessos, fazer engradação na rama, serrilhar cadernos, anexar capas, passar cola nos documentos e folhas no dorso, montar blocos, fazer gravação hot stamp ou serigrafia, cortar revestimento, colar dorso.