CBO 7661-55 - Programador visual gráfico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores da pré-impressão gráfica

O profissional no cargo de Programador visual gráfico CBO 7661-55 realiza a programação visual gráfica, criando recursos visuais para adequar os projetos às solicitações do cliente, definindo as características - cor, formato e gramatura – da programação, efetuando a editoração de textos e imagens, e confeccionando as provas digitais a serem submetidas à aprovação do cliente Planeja o trabalho, analisando a ordem de serviço e o pedido do cliente.

Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental

CBO 7661-55 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores da pré-impressão gráfica que pertence ao grupo dos trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Programador visual gráfico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores da pré-impressão gráfica CBO 7661-55 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7661-55

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores da pré-impressão gráfica.
      • Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas.

O que faz um Programador visual gráfico

O Programador visual gráfico CBO 7661-55 planeja o serviço de programação visual gráfica, analisando a ordem de serviço Identifica e examina o pedido do cliente, para elaborar o projeto.

Requisita material, verifica as condições dos equipamentos e confirma a disponibilidade de softwares.

Elabora orçamento, identificando viabilidade financeira e técnica do projeto Confecciona boneco do documento a ser apresentado ao cliente, com miolo, capa e tamanho definido de lombada.

Cria, desenvolve e aplica recursos visuais para adequar o projeto à solicitação do cliente e ao processo de impressão a ser utilizado Define as características - cor, formato e gramatura - da programação visual gráfica para o projeto a ser desenvolvido.

Efetua a editoração eletrônica dos textos e das imagens.

Digita textos, selecionando estilos e tamanho de fonte Diagrama e formata os textos.

Seleciona os tipos de gráficos e tabelas.

Elabora tabelas e gráficos, utilizando softwares específicos Seleciona ilustrações, logotipos, imagens e fotos de produtos, a partir de conceitos de design adotados Revisa os leiautes finais e realiza o fechamento dos arquivos de acordo com o projeto gráfico.

Confecciona a prova digital para submeter o projeto à aprovação do cliente Encaminha o projeto, após a aprovação, para execução da impressão, indicando o processo de produção gráfica e os insumos necessários Organiza a documentação referente ao projeto, arquivando - em meio impresso e/ou digital – as provas apresentadas e o documento de aprovação do projeto pelo cliente.

Mantém o local de trabalho limpo e organizado Conserva equipamentos, fazendo sua limpeza.

Faz o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais Trabalha com segurança, prevenindo acidentes Utiliza equipamentos de proteção individual, sempre que necessário.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7661-55 deve editorar textos e imagens, realizar programação visual gráfica, planejar serviços de pré-impressão, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores da pré-impressão gráfica atuam no segmento de edição, impressão e reprodução de gravações e em diversas atividades empresariais como empregados assalariados com carteira assinada. Estão organizados de forma individual, sob supervisão permanente, em ambiente fechado e por rodízio de turnos (diurno/noturno). Trabalham sob pressão, em posições desconfortáveis por longo período de tempo e permanecem expostos a materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7661-55

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso de qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas- aula, ministrado por instituições ou escolas especializadas na área. O pleno desempenho das atividades ocorre até um ano de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Programador visual gráfico CBO 7661-55

Um Programador visual gráfico (ou sinônimo) deve dar provas de acuidade métrica, demonstrar atenção, ilustrar textos, diagramar textos, organizar-se, formatar textos, confeccionar boneco - miolo e capa, definir matéria-prima, definir características da programação visual gráfica - cor, formato, gramatura, identificar viabilidade econômica e técnica do projeto, confeccionar prova digital, evidenciar acuidade visual, manifestar dinamismo, manter assiduidade, verificar as condições dos equipamentos, definir processo de produção, demonstrar habilidade motora, agir com zelo, analisar ordem de serviço, elaborar projeto, definir tamanho da lombada, evidenciar criatividade, cumprir normas de segurança, meio ambiente e procedimentos de trabalho, elaborar orçamento, identificar pedido do cliente, requisitar material para o setor responsável, digitar textos.

Cargos e salários CBO 7661-55 - Trabalhadores da pré-impressão gráfica

Salário Programador Visual Gráfico

Programador Visual Gráfico: Brasil

  • 862
  • Brasil
  • 3.424 - 8.826
  • 42h
O profissional no cargo de Programador Visual Gráfico CBO 7661-55 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.424 e 8.826 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 862 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7661-55.