CBO 7661-40 - Gravador de matriz serigráfica - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores da pré-impressão gráfica
O profissional no cargo de Gravador de matriz serigráfica CBO 7661-40 realiza a gravação de matriz para serigrafia, preparando telas, montando fotolitos e examinando sua qualidade, expondo e revelando as telas, e confeccionando provas para avaliar a qualidade da impressão Planeja o serviço, analisando ordem de serviço.
Pode usar o método CTS-Computador para tela (Computer to screen), processo de gravação digital de matriz para serigrafia Conserva equipamentos, executando pequenos reparos Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental.
CBO 7661-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores da pré-impressão gráfica que pertence ao grupo dos trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gravador de matriz serigráfica, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores da pré-impressão gráfica CBO 7661-40 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7661-40
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Trabalhadores da pré-impressão gráfica.
- Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas.
O que faz um Gravador de matriz serigráfica
O Gravador de matriz serigráfica CBO 7661-40 planeja o serviço de gravação de matriz serigráfica, analisando a ordem de serviço e elaborando projeto Requisita materiais e verifica as condições dos equipamentos.
Elabora orçamento, identificando a viabilidade financeira e técnica do projeto.
Prepara a gravação da matriz para serigrafia, selecionando a tela para gravação Escolhe tecidos para a confecção da tela, esticando a tela manual ou mecanicamente.
Prepara produtos químicos para a gravação da tela Grava a matriz para serigrafia, verificando as condições do fotolito e da tela.
Analisa os originais para avaliar a densidade de cor, tons e outros parâmetros - usando densitômetros e conhecimentos de luz e cor - e limpando sujidades de sua superfície.
Controla dimensões e prepara gabaritos Monta fotolito e avalia sua qualidade, efetuando retoques para eliminação de defeitos e corrigindo imagens ou texto.
Controla o registro das cores, expondo e revelando a tela.
Realiza testes para determinar a duração da exposição, comparando as imagens das telas expostas às escalas de tom Confecciona prova para avaliar a qualidade da impressão, efetuando correções nas matrizes produzidas Recupera matrizes.
Pode aplicar, ao invés do processo de gravação convencional, o processo CTS-Computador para tela (Computer to screen), utilizando equipamento que transfere uma imagem do computador diretamente para a tela matriz de serigrafia Mantém o local de trabalho limpo e organizado Conserva equipamento, fazendo limpeza e executando pequenos reparos.
Faz o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais Trabalha com segurança, prevenindo acidentes.
Utiliza equipamentos de proteção individual.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7661-40 deve gravar matriz serigráfica, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores da pré-impressão gráfica atuam no segmento de edição, impressão e reprodução de gravações e em diversas atividades empresariais como empregados assalariados com carteira assinada. Estão organizados de forma individual, sob supervisão permanente, em ambiente fechado e por rodízio de turnos (diurno/noturno). Trabalham sob pressão, em posições desconfortáveis por longo período de tempo e permanecem expostos a materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7661-40
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso de qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas- aula, ministrado por instituições ou escolas especializadas na área. O pleno desempenho das atividades ocorre até um ano de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gravador de matriz serigráfica CBO 7661-40
Um Gravador de matriz serigráfica (ou sinônimo) deve evidenciar acuidade visual, evidenciar criatividade, verificar as condições da matriz e do fotolito, demonstrar habilidade motora, demonstrar atenção, posicionar o fotolito sobre a matriz, agir com zelo, gravar matriz serigráfica, retocar matriz serigráfica, dar provas de acuidade métrica, manifestar dinamismo, organizar-se, manter assiduidade, secar matriz serigráfica.