CBO 7311-65 - Bobinador eletricista, à mão - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos montadores de equipamentos eletroeletrônicos

O profissional no cargo de Bobinador eletricista, à mão CBO 7311-65 confecciona à mão, testa e inspeciona bobinas elétricas para uso em indutores, transformadores, motores, dínamos e outros artefatos elétricos similares Verifica a precisão e a qualidade do processo de montagem de bobinas elétricas.

Prepara o produto para expedição Mantém o local de trabalho organizado e preenche documentação relacionada aos processos e ao produto Cumpre normas técnicas e de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 7311-65 é o Código Brasileiro da Ocupação de montadores de equipamentos eletroeletrônicos que pertence ao grupo dos trabalhadores da fabricação e instalação eletroeletrônica, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Bobinador eletricista, à mão, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Montadores de equipamentos eletroeletrônicos CBO 7311-65 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7311-65

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Montadores de equipamentos eletroeletrônicos.
      • Trabalhadores da fabricação e instalação eletroeletrônica.

O que faz um Bobinador eletricista, à mão

O Bobinador eletricista, à mão CBO 7311-65 seleciona e utiliza materiais, instrumentos e ferramentas, considerando o tipo de bobina a ser confeccionada Confecciona bobinas elétricas à mão - de acordo com esquemas elétricos -, fazendo uso de ferramentas e peças para enrolamento de fio elétrico condutor e construindo as espiras da bobina.

Aplica técnicas e métodos de enrolamento de bobinas elétricas, de acordo com projetos, especificações, desenhos, esquemas e diagramas elétricos, instruções operacionais e documentação específica.

Confere a montagem de bobinas elétricas, verificando potência, frequência, tensão e corrente elétrica, examinando o acoplamento de peças e componentes e observando a interligação e a espessura de fios Testa bobinas elétricas, incluindo testes funcionais durante o processo de confecção e teste elétrico final da bobina.

Inspeciona bobinas elétricas, fazendo checagem visual, realizando correção de defeitos de enrolamento e atestando o produto Verifica a precisão e a qualidade do processo de montagem de bobinas elétricas, no que se refere ao pleno funcionamento, à segurança do equipamento, às especificações técnicas e às propriedades físicas e mecânicas.

Prepara o produto para expedição, acondicionando a bobina elétrica, fazendo limpeza externa e organizando manual e lista de assistência técnica na embalagem.

Prepara e organiza o ambiente de trabalho, mantendo-o limpo e em condições de uso, abastecendo-o com peças, componentes, materiais, equipamentos, instrumentos e ferramentas Segue rigidamente normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, utilizando equipamentos de proteção individual e coletiva.

Mantém tais equipamentos organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Preenche e organiza documentação técnica relacionada aos processos e ao produto, tais como relatório de testes e de controle de processo, ficha técnica, ficha de rastreabilidade, requisição de materiais, entre outros.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7311-65 deve organizar local de trabalho, montar placa de circuito impresso, demonstrar competências pessoais, preparar produto para expedição, inspecionar placas, aparelhos e ou equipamentos eletroeletrônicos, preencher relatórios e fichas, testar placas de circuito impresso, aparelhos e equipamentos eletroeletrônicos, montar aparelhos eletrônicos, montar aparelhos e ou equipamentos elétricos.

Condições de trabalho dessas profissões

Montadores de equipamentos eletroeletrônicos atuam em indústrias de fabricação de materiais elétricos e eletrônicos, máquinas, aparelhos e equipamentos em geral, instrumentos de precisão e ópticos e equipamentos para automação industrial, cronômetros e relógios. Podem ter vínculo formal ou trabalhar como autônomos. Estão organizados em equipes, em células e linhas de montagem e são supervisionados permanentemente. Trabalham em ambientes fechados por rodízio de turnos e algumas vezes em posições desconfortáveis, expostos a ruídos e altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7311-65

A escolaridade requerida é de nível médio mais curso básico de qualificação profissional, até duzentas horas-aula. A experiência profissional para desempenhar plenamente as atividades dessas ocupações é normalmente de um ano.

Atividades exercidas por um Bobinador eletricista, à mão CBO 7311-65

Um Bobinador eletricista, à mão (ou sinônimo) deve realizar testes elétricos, demonstrar iniciativa, refazer solda fria, testar placa de circuito impresso, inserir placas no gabinete, fixar acessórios e dispositivos, fazer teste de impacto, fechar aparelho e ou equipamento, verificar presença de corpo estranho no aparelho, demonstrar higiene e asseio, fixar acessórios, conferir valores e polaridades dos componentes, verificar falta de componentes na placa, buscar auto-desenvolvimento, checar aparelho visualmente, pré-formar componentes para encaixe no suporte, inserir componentes no suporte, preencher ficha de característica do equipamento, testar equipamentos de segurança, demonstrar espírito de equipe, interligar dispositivos, checar placa visualmente, realizar testes funcionais em aparelhos e ou equipamentos semi-montados, fechar aparelho, atestar produtos, dar provas de atenção e agilidade, retirar curto de solda, interligar bobinas e componentes, preencher relatório de controle de defeito, retirar excesso de solda, checar funcionamento do equipamento elétrico, fazer limpeza externa, parafusar placa de circuito impresso, soldar terminais, limpar o posto de trabalho, preencher relatório de fases, demonstrar destreza manual, fixar painel no gabinete, preencher relatório de parada de linha, corrigir defeitos de montagem, checar componentes invertidos na placa, embalar produto acabado, ordenar ferramentas e ou instrumentos do posto, organizar acessórios, manual e lista de assistência técnica na embalagem, interligar painel e placas, verificar equipamento antiestático, executar teste final de funcionamento dos aparelhos e ou equipamentos eletrônicos, preencher ficha de rastreabilidade, abastecer posto de componentes, peças e materiais, conectar placas entre si e painel, fazer ajustes eletrônicos e configurações, ler a folha de instrução de trabalho na troca de modelo.

Cargos e salários CBO 7311-65 - Montadores de equipamentos eletroeletrônicos

Salário Auxiliar de Bobinagem

Auxiliar de Bobinagem: Brasil

  • 1.019
  • Brasil
  • 1.940 - 3.564
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar de Bobinagem CBO 7311-65 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.940 e 3.564 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.019 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7311-65.
Salário Bobinador Eletricista

Bobinador Eletricista: Brasil

  • 1.019
  • Brasil
  • 1.940 - 3.564
  • 43h
O profissional no cargo de Bobinador Eletricista CBO 7311-65 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.940 e 3.564 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.019 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7311-65.
Salário Bobinador Eletricista À Mao

Bobinador Eletricista À Mao: Brasil

  • 1.019
  • Brasil
  • 1.940 - 3.564
  • 43h
O profissional no cargo de Bobinador Eletricista À Mao CBO 7311-65 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.940 e 3.564 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.019 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7311-65.