CBO 7222-15 - Operador de acabamento de peças fundidas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas

O profissional no cargo de Operador de acabamento de peças fundidas CBO 7222-15 executa os serviços de rebarbamento, de remoção de defeitos, de limpeza e de pintura, fazendo o acabamento das superfícies de peças fundidas de materiais metálicos, ferrosos e não ferrosos Opera ferramentas - manuais e automatizadas -, equipamentos e máquinas, para a realização dos trabalhos.

Executa a manutenção básica de ferramentas, máquinas e equipamentos utilizados no processo Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 7222-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas que pertence ao grupo dos trabalhadores da transformação de metais e de compósitos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de acabamento de peças fundidas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas CBO 7222-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7222-15

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas.
      • Trabalhadores da transformação de metais e de compósitos.

O que faz um Operador de acabamento de peças fundidas

O Operador de acabamento de peças fundidas CBO 7222-15 prepara o trabalho, inspecionando a peça fundida, no início do processo de acabamento Verifica a existência, o formato e a resistência de rebarbas e examina as irregularidades da superfície de peças fundidas.

Retira resíduos de areia e excesso de metal – rebarbas – das peças fundidas, operando equipamentos de ar comprimido ou marteletes pneumáticos.

Homogeneíza as peças, utilizando máquinas de corte, esmerilhadora, esmeril fixo e marteletes Remove irregularidades da superfície das peças fundidas, separando os canais e os alimentadores resultantes da fundição das peças, com o uso de discos de corte, esmeril e marteletes.

Remove defeitos da fundição na superfície de peças fundidas, recuperando-as por meio de ensaios de ultrassom, partículas magnéticas ou líquidos penetrantes Pode preparar equipamento de jateamento robotizado.

Faz a limpeza da peça, operando equipamento de jateamento com granalhas, retirando carepas, areia e oxidação superficial.

Pinta e armazena as peças acabadas nos locais identificados Conserva o local das atividades limpo e organizado.

Mantém materiais e apetrechos organizados e acondicionados.

Observa as condições de funcionamento de ferramentas, máquinas e equipamentos utilizados, executando pequenos reparos elétricos, mecânicos, refratários e hidráulicos, para obter o bom andamento do serviço Solicita serviço de manutenção de ferramentas, máquinas e equipamentos, quando necessário Destina adequadamente os resíduos gerados, realizando a reciclagem de materiais e o descarte, de acordo com as normas ambientais.

Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual e atuando na prevenção de acidentes.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7222-15 deve efetuar o vazamento do metal líquido, trabalhar com segurança e qualidade, produzir peças fundidas de metais e de ligas metálicas, demonstrar competências pessoais, dar acabamento em peças fundidas.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas atuam como trabalhadores assalariados, nas áreas de metalurgia básica, de fabricação de produtos de metal, de reciclagem de metais, de fabricação e montagem de veículos automotores e de fabricação de máquinas e equipamentos. Organizam-se em equipe, sob supervisão permanente. Em algumas das atividades podem trabalhar em posições desconfortáveis durante longos períodos e sujeitos a pressão de tempo para atingir metas de produção. Ainda podem estar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, poeira (alumínio, ferro, areia e outros) e irradiação de luz do metal líquido.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7222-15

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, escolaridade da sétima série do ensino fundamental. O pleno exercício dessas atividades requer de um a dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Operador de acabamento de peças fundidas CBO 7222-15

Um Operador de acabamento de peças fundidas (ou sinônimo) deve alertar sobre situações de risco, realizar exames médicos periódicos, esmerilhar peças, utilizar epi e epc, demonstrar capacidade de agilidade, remover irregularidades da superfície, rebarbar peças, remover canais das peças, pintar peças acabadas, preencher relatório diário de produção e controle, segregar peças por item, demonstrar capacidade de iniciativa, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, descartar moldes e machos, demonstrar capacidade de habilidade manual, demonstrar capacidade de atenção concentrada, retirar resíduos de areia das peças, demonstrar capacidade de senso crítico, demonstrar capacidade de organização, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar acuidade visual, transportar moldes para linha de resfriamento e desmoldagem, desmoldar lingotes e/ou peças fundidas, jatear peças, solicitar manutenção de equipamentos e máquinas, preparar peças para expedição - pesagem e contagem, inspecionar visualmente as peças, demonstrar capacidade auditiva, limpar equipamentos e acessórios, interromper a produção em casos de anormalidades, corrigir falhas nas peças, tamborear peças - limpeza de peças, realizar pequenos reparos em equipamentos, pendurar peças em gancheiras, separar resíduos de acordo com normas ambientais, identificar falhas no processo, organizar área de trabalho, interpretar ordem serviço e/ou ficha técnica, preparar equipamentos - rebolos, esmeris, marteletes, discos de corte etc, demonstrar resistência a altas temperaturas, informar ao superior sobre não conformidade e anormalidade, retirar peças com defeitos.

Cargos e salários CBO 7222-15 - Trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas

Salário Operador de Acabamento de Pecas Fundidas

Operador de Acabamento de Pecas Fundidas: Brasil

  • 12.914
  • Brasil
  • 1.935 - 3.139
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Acabamento de Pecas Fundidas CBO 7222-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.935 e 3.139 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 12.914 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-15.
Salário Ajudante de Acabamento de Fundição

Ajudante de Acabamento de Fundição: Brasil

  • 12.914
  • Brasil
  • 1.935 - 3.139
  • 43h
O profissional no cargo de Ajudante de Acabamento de Fundição CBO 7222-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.935 e 3.139 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 12.914 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-15.
Salário Operador de Acabamento de Pecas Fundidas São Paulo

Operador de Acabamento de Pecas Fundidas: São Paulo, SP

  • 734
  • São Paulo, SP
  • 1.926 - 2.767
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Acabamento de Pecas Fundidas CBO 7222-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.926 e 2.767 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 734 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-15.
Salário Operador de Acabamento de Pecas Fundidas

Operador de Acabamento de Pecas Fundidas: São Paulo

  • 5.224
  • São Paulo
  • 2.019 - 3.032
  • 44h
O profissional no cargo de Operador de Acabamento de Pecas Fundidas CBO 7222-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.019 e 3.032 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 5.224 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-15.
Salário Operador de Acabamento de Pecas Fundidas Joinville

Operador de Acabamento de Pecas Fundidas: Joinville, SC

  • 1.107
  • Joinville, SC
  • 2.072 - 2.949
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Acabamento de Pecas Fundidas CBO 7222-15 trabalhando em Joinville - SC, ganha entre 2.072 e 2.949 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.107 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-15.
Salário Operador de Acabamento de Pecas Fundidas

Operador de Acabamento de Pecas Fundidas: Rio Grande do Sul

  • 643
  • Rio Grande do Sul
  • 1.827 - 2.695
  • 44h
O profissional no cargo de Operador de Acabamento de Pecas Fundidas CBO 7222-15 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.827 e 2.695 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 643 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-15.
Salário Operador de Acabamento de Pecas Fundidas

Operador de Acabamento de Pecas Fundidas: Minas Gerais

  • 2.028
  • Minas Gerais
  • 1.727 - 2.553
  • 44h
O profissional no cargo de Operador de Acabamento de Pecas Fundidas CBO 7222-15 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.727 e 2.553 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2.028 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-15.
Salário Operador de Acabamento de Pecas Fundidas Curitiba

Operador de Acabamento de Pecas Fundidas: Curitiba, PR

  • 593
  • Curitiba, PR
  • 2.161 - 2.987
  • 41h
O profissional no cargo de Operador de Acabamento de Pecas Fundidas CBO 7222-15 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.161 e 2.987 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 593 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-15.
Salário Ajudante de Acabamento de Fundição Curitiba

Ajudante de Acabamento de Fundição: Curitiba, PR

  • 593
  • Curitiba, PR
  • 2.161 - 2.987
  • 41h
O profissional no cargo de Ajudante de Acabamento de Fundição CBO 7222-15 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.161 e 2.987 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 593 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-15.
Salário Ajudante de Acabamento de Fundição

Ajudante de Acabamento de Fundição: Santa Catarina

  • 2.201
  • Santa Catarina
  • 2.045 - 2.992
  • 44h
O profissional no cargo de Ajudante de Acabamento de Fundição CBO 7222-15 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 2.045 e 2.992 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2.201 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-15.
Salário Ajudante de Acabamento de Fundição São Paulo

Ajudante de Acabamento de Fundição: São Paulo, SP

  • 734
  • São Paulo, SP
  • 1.926 - 2.767
  • 43h
O profissional no cargo de Ajudante de Acabamento de Fundição CBO 7222-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.926 e 2.767 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 734 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-15.
Salário Ajudante de Acabamento de Fundição Manaus

Ajudante de Acabamento de Fundição: Manaus, AM

  • 583
  • Manaus, AM
  • 1.687 - 2.132
  • 43h
O profissional no cargo de Ajudante de Acabamento de Fundição CBO 7222-15 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 1.687 e 2.132 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 583 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-15.
Salário Ajudante de Acabamento de Fundição Joinville

Ajudante de Acabamento de Fundição: Joinville, SC

  • 1.107
  • Joinville, SC
  • 2.072 - 2.949
  • 43h
O profissional no cargo de Ajudante de Acabamento de Fundição CBO 7222-15 trabalhando em Joinville - SC, ganha entre 2.072 e 2.949 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.107 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-15.
Salário Ajudante de Acabamento de Fundição Itaquaquecetuba

Ajudante de Acabamento de Fundição: Itaquaquecetuba, SP

  • 171
  • Itaquaquecetuba, SP
  • 2.017 - 2.892
  • 43h
O profissional no cargo de Ajudante de Acabamento de Fundição CBO 7222-15 trabalhando em Itaquaquecetuba - SP, ganha entre 2.017 e 2.892 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 171 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-15.
Salário Ajudante de Acabamento de Fundição

Ajudante de Acabamento de Fundição: Paraná

  • 1.405
  • Paraná
  • 2.060 - 2.972
  • 43h
O profissional no cargo de Ajudante de Acabamento de Fundição CBO 7222-15 trabalhando em Paraná, ganha entre 2.060 e 2.972 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.405 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-15.
Salário Ajudante de Acabamento de Fundição

Ajudante de Acabamento de Fundição: São Paulo

  • 5.224
  • São Paulo
  • 2.019 - 3.032
  • 44h
O profissional no cargo de Ajudante de Acabamento de Fundição CBO 7222-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.019 e 3.032 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 5.224 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-15.