CBO 7222-35 - Preparador de panelas (lingotamento) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas

O profissional no cargo de Preparador de panelas (lingotamento) CBO 7222-35 prepara panelas de vazamento - nelas fazendo revestimento com material refratário, pintura e preaquecimento -, para assegurar seu perfeito funcionamento quando do recebimento do metal líquido Substitui componentes em sistemas de vazamento por válvula e executa outras ações de conservação e manutenção básica nas panelas.

Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 7222-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas que pertence ao grupo dos trabalhadores da transformação de metais e de compósitos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Preparador de panelas (lingotamento), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas CBO 7222-35 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7222-35

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas.
      • Trabalhadores da transformação de metais e de compósitos.

O que faz um Preparador de panelas (lingotamento)

O Preparador de panelas (lingotamento) CBO 7222-35 prepara o trabalho, orientando o operador de ponte-rolante – por meio de sinais convencionais, para movimentar e posicionar corretamente as panelas Inspeciona a unidade hidráulica na área de preparação de panelas, comunicando-se com seu superior imediato, para garantir a normalidade dos serviços.

Prepara material refratário para o revestimento das panelas.

Reveste as panelas de vazamento com material refratário Pinta, pré-aquece e mantém aquecidas as panelas de vazamento.

Limpa e verifica as condições de uso das panelas já revestidas Substitui componentes das panelas com sistema de vazamento por válvula, montando o sistema e testando o funcionamento das válvulas, para detectar possíveis anormalidades.

Conserta o revestimento refratário das panelas, quando são constatadas anormalidades.

Destina adequadamente os resíduos gerados, realizando a reciclagem de materiais e o descarte, de acordo com as normas ambientais Realiza as atividades usando equipamentos de proteção individual.

Atua na prevenção de acidentes.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7222-35 deve preparar panela vazadora, trabalhar com segurança e qualidade, efetuar o vazamento do metal líquido, demonstrar competências pessoais, produzir peças fundidas de metais e de ligas metálicas.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas atuam como trabalhadores assalariados, nas áreas de metalurgia básica, de fabricação de produtos de metal, de reciclagem de metais, de fabricação e montagem de veículos automotores e de fabricação de máquinas e equipamentos. Organizam-se em equipe, sob supervisão permanente. Em algumas das atividades podem trabalhar em posições desconfortáveis durante longos períodos e sujeitos a pressão de tempo para atingir metas de produção. Ainda podem estar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, poeira (alumínio, ferro, areia e outros) e irradiação de luz do metal líquido.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7222-35

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, escolaridade da sétima série do ensino fundamental. O pleno exercício dessas atividades requer de um a dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Preparador de panelas (lingotamento) CBO 7222-35

Um Preparador de panelas (lingotamento) (ou sinônimo) deve limpar equipamentos e acessórios, separar resíduos de acordo com normas ambientais, interromper a produção em casos de anormalidades, preencher relatório diário de produção e controle, solicitar manutenção de equipamentos e máquinas, demonstrar capacidade de habilidade manual, testar funcionamento das panelas, demonstrar capacidade de atenção concentrada, demonstrar capacidade de comunicação, utilizar epi e epc, demonstrar acuidade visual, organizar área de trabalho, controlar tempo útil das panelas e material refratário, demonstrar capacidade de organização, demolir panelas desgastadas, inspecionar componentes do sistema de vazamento por válvula, retirar escórias das panelas vazadoras, preparar material refratário para o revestimento das panelas, alertar sobre situações de risco, realizar pequenos reparos em equipamentos, desmontar/montar componentes do sistema de vazamento por válvula, reparar revestimento refratário e componentes das panelas vazadoras, inspecionar carcaças das panelas e seus revestimentos, identificar falhas no processo, demonstrar capacidade de agilidade, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar capacidade auditiva, limpar componentes das panelas vazadoras, demonstrar resistência a altas temperaturas, informar ao superior sobre não conformidade e anormalidade, demonstrar capacidade de iniciativa, revestir panelas de vazamento de material refratário, demonstrar capacidade de senso crítico, interpretar ordem serviço e/ou ficha técnica, realizar exames médicos periódicos.

Cargos e salários CBO 7222-35 - Trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas

Salário Preparador de Panelas (Lingotamento)

Preparador de Panelas (Lingotamento): Brasil

  • 183
  • Brasil
  • 1.878 - 3.355
  • 40h
O profissional no cargo de Preparador de Panelas (Lingotamento) CBO 7222-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.878 e 3.355 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 183 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-35.
Salário Ajudante de Preparador de Lingotamento

Ajudante de Preparador de Lingotamento: Brasil

  • 183
  • Brasil
  • 1.878 - 3.355
  • 40h
O profissional no cargo de Ajudante de Preparador de Lingotamento CBO 7222-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.878 e 3.355 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 183 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-35.
Salário Operador de Lingoteiras

Operador de Lingoteiras: Brasil

  • 183
  • Brasil
  • 1.878 - 3.355
  • 40h
O profissional no cargo de Operador de Lingoteiras CBO 7222-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.878 e 3.355 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 183 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-35.