CBO 6420-10 - Operador de máquinas florestais estáticas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores da mecanização florestal

O profissional no cargo de Operador de máquinas florestais estáticas CBO 6420-10 executa operações de beneficiamento da extração florestal, usando máquinas pesadas e mecanismos, partes mecânicas ou conjuntos acoplados, para efetuar desgalhamento, traçamento, descascamento e destopamento, fazer a classificação da madeira, realizar o empilhamento de toras para armazenamento provisório, e carregar os veículos para transporte da madeira Planeja as operações de beneficiamento florestal, avaliando características das árvores na área da colheita florestal e analisando condições climáticas e do solo.

Realiza manutenção de segundo nível em máquinas e equipamentos Cumpre normas regulamentadoras de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 6420-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores da mecanização florestal que pertence ao grupo dos trabalhadores da mecanização agropecuária e florestal, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de máquinas florestais estáticas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores da mecanização florestal CBO 6420-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 6420-10

  • Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca.
    • Trabalhadores da mecanização florestal.
      • Trabalhadores da mecanização agropecuária e florestal.

O que faz um Operador de máquinas florestais estáticas

O Operador de máquinas florestais estáticas CBO 6420-10 planeja operações de beneficiamento da extração florestal, avaliando características das árvores na área da colheita florestal – tais como diâmetro de árvores, rigidez dos galhos e densidade da madeira – e analisando as condições climáticas e do solo, como regime pluviométrico e topografia do terreno Prepara máquinas e equipamentos, abastecendo-os, inspecionando seus sistemas e suas engrenagens, e verificando sua parte elétrica e seus freios.

Examina o funcionamento de correntes e correias.

Acopla e posiciona mecanismos, conjuntos e partes mecânicas, como conjuntos de colhedores, implementos não rotativos, traçadores, garras, desgalhadores, gruas e caçambas, entre outros Configura painéis de controle e comandos e ajusta bancos e itens de controle.

Sinaliza áreas de beneficiamento florestal, controlando acessos não autorizados Dirige máquinas pesadas de operação florestal, controlando volante, acionando pedais, mecanismos, controles, joystick, botões e teclas.

Posiciona máquinas para processamento das toras e veículos para o carregamento da madeira.

Realiza as operações de desgalhamento e traçamento de árvores - cortando-as em toras menores -, conforme as capacidades das máquinas e as especificações da produção Pode realizar automaticamente o descascamento e o destopamento - separação de cascas e das copas das árvores -, na própria área de corte ou povoamento florestal, conforme as características do sistema produtivo.

Classifica e empilha a madeira, automaticamente.

Escolhe o local de armazenamento provisório da madeira e define os tamanhos das pilhas Encarreta veículos de transporte de madeira, de acordo com as dimensões das toras e o volume lenhoso cortado Preenche formulários em sistemas informatizados, relatando acidentes e outras ocorrências durante as atividades de beneficiamento, registrando estimativas de produção, e prestando informações sobre a presença de pessoas não autorizadas na área de beneficiamento.

Solicita equipes de apoio, resgate ou força de segurança, quando necessário Monitora painéis de controle e sistemas, registrando eventuais falhas e problemas técnicos Executa manutenção de segundo nível nas máquinas e nos equipamentos acoplados, seguindo o manual e as especificações do fabricante.

Lava a máquina, limpa a cabine interna e retira excesso de graxa, óleos e resíduos em geral Faz a troca de óleos e filtros, lubrifica articulações, calibra e troca pneus, solda trincas e substitui peças.

Testa travas de segurança Solicita serviços de manutenção especializada para reparos, quando necessário Emprega medidas de segurança, utilizando equipamentos de proteção individual.

Previne acidentes, dimensionando volume de carga Prepara combate a incêndios, conferindo extintores Usa alarmes e sinais visuais, em casos de emergência.

Vacina-se contra doenças tropicais e utiliza soros contra picadas de animais peçonhentos Pode prestar primeiros socorros.

Funções do cargo

O funcionário CBO 6420-10 deve efetuar derrubada, descasque e desgalhamento mecânico de toras, dirigir máquinas pesadas de operação florestal, realizar manutenção em segundo nível de máquinas florestais, estocar madeira, inspecionar máquinas florestais, preparar atividade de colheita florestal, demonstrar competências pessoais, empregar medidas de segurança.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores da mecanização florestal essas ocupações são exercidas por trabalhadores com carteira assinada, empregados em indústrias de exploração florestal. O trabalho é realizado em equipe, com supervisão permanente, em sistema de rodízio de turnos. O local das atividades é a céu aberto, sendo que o operador de colhedor florestal e o operador de trator florestal exercem suas funções em veículos. Na realização de suas atividades, os trabalhadores ficam expostos a ruído intenso, à radiação solar e a esforços repetitivos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 6420-10

O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental, acrescido de cursos básicos de profissionalização em operações de máquinas florestais ou experiência equivalente.

Atividades exercidas por um Operador de máquinas florestais estáticas CBO 6420-10

Um Operador de máquinas florestais estáticas (ou sinônimo) deve utilizar equipamentos de proteção individual, verificar vazamentos, verificar esteiras, abastecer máquinas, verificar pneus, classificar madeira, registrar ocorrências, produção e consumo de máquinas, carregar madeira em caminhões, acionar alavancas, calibrar pneus, utilizar cinto de segurança, verificar restrissor, verificar condições de conjunto de corte, verificar parte elétrica de máquinas, retirar água do filtro decantador, retirar resíduos de máquina, traçar árvores com máquina, limpar cabine interna, manifestar atenção difusa, encarretar máquinas para transporte, substituir peças, ligar e desligar comandos de sinalização, trocar conjunto de corte, ajustar banco, analisar topografia de terreno, tomar decisões, lubrificar articulações de máquinas, verificar trincas, soldar trincas, utilizar soros contra picadas de animais peçonhentos, acionar comandos de teclado, esticar esteira, inverter sentido de operação da máquina, manifestar percepção de profundidade, posicionar feixes de árvores, lavar máquina, manifestar coordenação motora múltipla, conferir extintores de incêndio, solicitar serviços de apoio, posicionar máquinas, verificar níveis de água e óleos, verificar condições de correia de motor, manipular dispositivos de comando - joystick, dimensionar volume de carga, verificar ajuste de parafusos, retirar excesso de graxa, trabalhar em equipe, acionar botões do painel de instrumentos, sinalizar área de colheita, inspecionar freios, determinar local de estoque de madeira, girar volante, manifestar consciência ambiental, trocar pneus, acionar pedais, determinar altura de pilha de madeira, vacinar-se contra doenças tropicais, distanciar máquinas de áreas de risco, verificar painel de instrumentos, trocar filtros e óleos, manifestar orientação espacial, checar diâmetro de árvores, empilhar madeira.

Cargos e salários CBO 6420-10 - Trabalhadores da mecanização florestal

Salário Operador de Maquinas Florestais Estáticas

Operador de Maquinas Florestais Estáticas: Brasil

  • 4.202
  • Brasil
  • 2.297 - 4.180
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Maquinas Florestais Estáticas CBO 6420-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.297 e 4.180 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.202 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6420-10.
Salário Operador de Maquinas Florestais Estáticas Vinhedo

Operador de Maquinas Florestais Estáticas: Vinhedo, SP

  • 403
  • Vinhedo, SP
  • 1.457 - 1.884
  • 44h
O profissional no cargo de Operador de Maquinas Florestais Estáticas CBO 6420-10 trabalhando em Vinhedo - SP, ganha entre 1.457 e 1.884 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 403 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6420-10.
Salário Operador de Maquinas Florestais Estáticas Aracaju

Operador de Maquinas Florestais Estáticas: Aracaju, SE

  • 22
  • Aracaju, SE
  • 1.334 - 1.748
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Maquinas Florestais Estáticas CBO 6420-10 trabalhando em Aracaju - SE, ganha entre 1.334 e 1.748 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 22 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6420-10.
Salário Operador de Maquinas Florestais Estáticas São Paulo

Operador de Maquinas Florestais Estáticas: São Paulo, SP

  • 28
  • São Paulo, SP
  • 1.799 - 3.152
  • 42h
O profissional no cargo de Operador de Maquinas Florestais Estáticas CBO 6420-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.799 e 3.152 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 28 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6420-10.
Salário Operador de Maquinas Florestais Estáticas

Operador de Maquinas Florestais Estáticas: São Paulo

  • 975
  • São Paulo
  • 2.155 - 3.926
  • 44h
O profissional no cargo de Operador de Maquinas Florestais Estáticas CBO 6420-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.155 e 3.926 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 975 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6420-10.
Salário Operador de Maquinas Florestais Estáticas

Operador de Maquinas Florestais Estáticas: Paraná

  • 638
  • Paraná
  • 2.452 - 3.834
  • 44h
O profissional no cargo de Operador de Maquinas Florestais Estáticas CBO 6420-10 trabalhando em Paraná, ganha entre 2.452 e 3.834 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 638 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6420-10.