CBO 6231-25 - Trabalhador da pecuária (eqüinos)
Entenda o que fazem os trabalhadores na pecuária de animais de grande porte no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Trabalhador da pecuária (eqüinos) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Trabalhador da pecuária (eqüinos)
O Trabalhador da Pecuária (Equinos) atua na criação de equinos, executando atividades relacionadas à alimentação, à reprodução e à saúde dos animais. Doma, treina e prepara equinos para eventos. Realiza tratos culturais de forrageiras, pasto e outras plantações para alimentação animal. Efetua conservação e limpeza de instalações, máquinas, equipamentos, implementos e veículos. Cumpre procedimentos, normas sanitárias, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 6231-25
Prepara e fornece alimentação aos equinos. Calcula a quantidade de alimentos e distribui a alimentação diferenciada por turno, vistoriando o rebanho durante a alimentação. Confere a distribuição de sal e água. Fornece suplementação nutricional e mineral. Pode operar sistemas automatizados de distribuição de ração e água.
Executa atividades relacionadas à higiene, à sanidade e ao bem-estar dos animais, seguindo as instruções do médico veterinário. Observa os equinos, para identificar ferimentos, infecções e sinais de doenças no rebanho. Realiza atividades de vermifugação. Coleta material biológico para exames. Executa procedimentos sanitários. Efetua a contenção de animais na administração de vacinas. Aplica medicamentos - via oral e por imersão - prescritos pelo médico veterinário.
Auxilia na reprodução de equinos, escolhendo matrizes e reprodutores, monitorando cio e organizando cruzamentos. Pode auxiliar na realização de inseminação artificial.
Pode auxiliar no nascimento de muares - burro, mula, bardoto e bardota -, animais híbridos, que resultam de cruzamentos de equinos (cavalos e éguas) com asininos (jumentos e jumentas).
Auxilia na realização de partos, controlando as condições de higiene no local. Alimenta o recém-nascido com colostro. Registra, em sistema informatizado, a data do nascimento e as características do recém-nascido.
Doma equinos e os treina para montaria, campeio de animais, transporte, lazer, recreação, esportes – corridas, saltos e torneios -, usos militares e de segurança.
Prepara equinos para participação em eventos - como feiras, leilões e concursos -, selecionando, confinando, casqueando, banhando e escovando os animais. Coloca equipamentos de proteção e transporta os animais para o evento.
Prepara o solo, planta e realiza tratos culturais de forrageiras, pasto e outras plantações, para alimentação dos equinos. Corta e expõe ao sol capim e alfafa, tritura as forragens e enfarda o feno. Efetua o armazenamento e a conservação dos alimentos em locais apropriados. Monitora e combate o aparecimento de insetos e pragas - como formigas, cupins e roedores - nas áreas de plantações e de armazenamento de alimentos.
Pode operar rastreamento de rebanhos com uso de informática, imagens e Internet.
Utiliza equipamentos, máquinas, implementos, utensílios e veículos próprios da mecanização agrícola, tais como cortadeiras, picadores, trituradores, misturadores, enfardadores, colheitadeiras e tratores.
Efetua limpeza, lubrificação e pequenos reparos de veículos, máquinas e equipamentos.
Instala cercas e outras delimitações dos espaços de contenção dos animais.
Realiza limpeza, desinfecção, arejamento e conservação das instalações.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 4 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SISTEMAS DE RASTREAMENTO DE REBANHOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ARITMÉTICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | BIOLOGIA APLICADA | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | ZOOLOGIA | 3 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | 4 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | CIÊNCIAS AGRÁRIAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (ESPECIFICAR:...) - EQUINICULTURA: PRINCIPAIS RAÇAS, NECESSIDADES ALIMENTARES, CICLO REPRODUTIVO, PRINCIPAIS DOENÇAS E PROFILAXIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 3 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | BIOTECNOLOGIA | 2 | 3 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 3 | 4 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL | BIOÉTICA | 3 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | AUTOMAÇÃO EM AGROPECUÁRIA E FLORESTAL | AUTOMAÇÃO EM PECUÁRIA | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | NORMAS REGULAMENTADORAS EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | NORMAS REGULAMENTADORAS EM PECUÁRIA | 3 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | CONSTRUÇÕES RURAIS | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÕES | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OPERAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | FITOSSANIDADE E PROTEÇÃO DE PLANTAS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | BEM-ESTAR ANIMAL | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | GENÉTICA | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | INSEMINAÇÃO ANIMAL | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | MANEJO E TRATAMENTO ANIMAL | 4 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | NUTRIÇÃO ANIMAL | 4 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | PASTAGEM E FORRAGICULTURA | 4 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | PRODUÇÃO ANIMAL CONFINADA | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | PRODUÇÃO ANIMAL EXTENSIVA | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | REPRODUÇÃO ANIMAL | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | SELEÇÃO E MELHORAMENTO DOS ANIMAIS | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA (ESPECIFICAR:...) - CUIDADOS NO TRANSPORTE DE ANIMAIS | 3 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA (ESPECIFICAR:...) - DOMAÇÃO, TREINAMENTO E PREPARAÇÃO DE EQUINOS PARA EVENTOS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA (ESPECIFICAR:...) - OPERAÇÃO DE MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS, IMPLEMENTOS E VEÍCULOS DO TRABALHO EM PECUÁRIA | 4 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS DE COLETA DE MATERIAL BIOLÓGICO DE ANIMAIS PARA EXAMES | 3 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA (ESPECIFICAR:...) - PROCESSO DE MANEJO E TRATAMENTO DE EQUINOS | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA (ESPECIFICAR:...) - SAÚDE ANIMAL | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TECNOLOGIA EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TECNOLOGIA EM PECUÁRIA | 3 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | USO SUSTENTÁVEL DO SOLO | 3 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA | 4 | 5 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 3 |
Condições de Trabalho
Trabalhadores na pecuária de animais de grande porte trabalham em propriedades agropecuárias de exploração de animais de grande porte: pecuária de leite, de corte, de criação. Organizam-se em equipe sob supervisão. As trabalhadoras exercem atividades como: ordenha, monitoração de recém-nascidos, dentre outras. O trabalho ocorre a céu aberto, ou em instalações semi-fechadas, durante o dia. Em algumas atividades podem estar sujeitos à exposição de material tóxico e a riscos de acidentes provocados pelos animais.
Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental acrescido de curso profissionalizante de cerca de duzentas horas-aula. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência. Órgãos governamentais de assistência e extensão rural, associações e instituições de formação profisssional proporcionam cursos e eventos de atualização .
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Alimentar animais de grande porte;
- Realizar tratos culturais de animais de grande porte;
- Preparar animais de grande porte para eventos;
- Auxiliar em reprodução de animais de grande porte;
- Treinar animais de grande porte;
- Demonstrar competências pessoais;
- Efetuar manutenção de instalações;
- Cuidar da saúde de animais de grande porte;
- Manejar animais de grande porte;
- Organizar cruzamentos;
- Organizar utensílios para inseminação;
- Verificar posição de feto por toque;
- Treinar animais para tração;
- Puxar animais por cabresto;
- Queimar umbigo de animais com iodo;
- Treinar cavalos para corrida;
- Domar eqüídeos;
- Banhar animais;
- Demonstrar destreza em castração de animais;
- Misturar alimentos;
- Triturar forragens;
- Armar ratoeiras em instalações;
- Colocar venenos em instalações;
- Colocar equipamentos de proteção em eqüídeos;
- Aplicar medicamentos por via oral;
- Treinar cavalos para saltos;
- Desinfetar vulva de animais;
- Prender animais em tronco;
- Distribuir alimentação diferenciada por turno para eqüídeos;
- Aparar crina de eqüídeos;
- Selecionar animais;
- Treinar equídeos para prova de marcha;
- Treinar cavalos para vaquejada;
- Raspar esterco;
- Treinar cavalos para prova de laço;
- Confinar animais;
- Monitorar cio por observação visual;
- Aspergir pesticidas em plantações;
- Expor capim e alfafa ao sol;
- Demonstrar sensibilidade com animais;
- Armazenar grãos e ração;
- Dar prova de força física;
- Castrar eqüídeos;
- Auxiliar partos;
- Reformar cercas;
- Capinar pragas;
- Treinar equinos por natação;
- Tosquiar eqüídeos;
- Demonstrar paciência no trato com animais;
- Cortar capim e alfafa;
- Limpar orelhas de animais;
- Aplicar medicamentos por imersão;
- Contar rebanho;
- Treinar cavalos por tambor e baliza;
- Limpar tanques de leite e água;
- Lavar estábulos e currais;
- Distribuir material orgânico e químico em plantações;
- Enfardar feno;
- Alimentar recém-nascidos com colostro;
- Identificar ferimentos e infecções em rebanho;
- Conferir distribuição de sal e água;
- Revezar rebanhos em invernada;
- Escolher reprodutores;
- Marcar animais por ferro quente e frio;
- Calcular quantidade de alimentos;
- Reunir rebanho em pasto;
- Conduzir rebanho para cocho e curral;
- Aspergir pesticidas em cupinzeiros e formigueiros;
- Transportar animais;
- Plantar forrageiras;
- Aplicar medicamentos por injeção;
- Pulverizar medicamentos em animais;
- Escolher matrizes;
- Escrever data de cruzamentos e nascimentos;
- Escovar animais;
- Preparar solo;
- Desmamar potros e bezerros;
- Casquear eqüídeos;
- Retirar amostra de sangue;
- Vistoriar rebanho durante alimentação;
Profissões da Família Ocupacional
- Trabalhador da Pecuária (Bovinos Corte)
- Trabalhador da Pecuária (Equinos)
- Repassador - na Pecuária
- Tratador (eqüinos)
- Treinador (eqüinos)
- Vaqueiro Inseminador
- Peão (bubalinos)
- Retireiro
- Trabalhador Rural (bubalinos)
- Vaqueiro (bubalinos)
Divisões de categorias profissionais do CBO 6231-25
CBO 6231-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhador da pecuária (eqüinos) que pertence ao grupo dos trabalhadores na pecuária de animais de grande porte, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca
-
- Trabalhadores na exploração agropecuária
-
-
- Trabalhadores na pecuária
-
-
-
-
- Trabalhadores na pecuária de animais de grande porte
-
-