CBO 6134-10 - Criador de animais produtores de veneno - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos produtores de animais e insetos úteis
O profissional no cargo de Criador de animais produtores de veneno CBO 6134-10 coordena, administra e orienta a criação de animais produtores de veneno, supervisionando triagem, pesagem e sexagem dos animais, providenciando alimentos, controlando sanidade dos animais, acompanhando manejo reprodutivo, e monitorando coleta e processamento do veneno Cria serpentes (como cascavéis e jararacas), aranhas (como aranhas armadeiras e viúvas-negras) e escorpiões (como escorpiões amarelos e escorpiões marrons).
Comercializa animais e veneno Planeja as atividades de criação dos animais produtores de veneno Administra propriedade rural.
Pesquisa, adapta e adota novas tecnologias Supervisiona equipes de trabalho, distribuindo tarefas, avaliando desempenho e desenvolvendo treinamentos Cumpre legislação, normas técnicas, normas de biossegurança e vigilância sanitária e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 6134-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de produtores de animais e insetos úteis que pertence ao grupo dos produtores na exploração agropecuária, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Criador de animais produtores de veneno, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Produtores de animais e insetos úteis CBO 6134-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 6134-10
- Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca.
- Produtores na exploração agropecuária.
- Produtores em pecuária.
- Produtores de animais e insetos úteis.
O que faz um Criador de animais produtores de veneno
O Criador de animais produtores de veneno CBO 6134-10 planeja atividades de criação em cativeiro de animais produtores de veneno, selecionando uma ou mais espécies de serpentes, aranhas ou escorpiões, e estabelecendo o sistema - intensivo ou semiextensivo - de criação Utiliza programas informatizados para planejamento e controle da criação.
Estabelece metas e estima custos.
Captura animais produtores de veneno para criação, utilizando caixa com sedação (com gelo seco ou outros recursos) e materiais e equipamentos de contenção e captura, como pinças, redes, peneiras, tubos de contenção, ganchos herpetológicos, garras de captura e armadilhas em geral Pode adquirir animais.
Pode receber animais de outros criadouros ou de doadores Coloca animais capturados ou recebidos em baias, caixas, terrários ou outras instalações.
Controla e regula temperatura, umidade, iluminação e ventilação do criatório.
Supervisiona triagem, pesagem e sexagem dos animais Identifica cada animal, registrando-o em sistema informatizado.
Organiza o manejo dos animais, elaborando escalas de horários dos procedimentos.
Orienta e controla rotinas de manejo diário Planeja alimentação, considerando espécie do animal e calculando seu peso médio para estabelecer o tipo e a quantidade de alimentos Cria, para o manejo alimentar, roedores, aves, insetos e répteis, oferecendo-os vivos ou previamente mortos, congelados e aquecidos em fornos.
Pode preparar rações alternativas - como as pastosas, feitas com misturas orgânicas -, a serem instaladas diretamente no estômago de serpentes por meio de sondas Monitora qualidade da água a ser fornecida aos animais Controla sanidade dos animais, realizando análise visual e comportamental para identificar doenças e irregularidades, tais como ferimentos e processos infecciosos causados por fungos, bactérias, vermes e parasitas.
Consulta veterinário para indicação e aplicação de medicamentos Pode fazer curativos, enviar amostras de material biológico a laboratórios, e administrar vermífugo às serpentes.
Separa animais em quarentena Descarta animais mortos, seguindo normas sanitárias e de biossegurança Supervisiona manejo reprodutivo, monitorando incubação de ovos e nascimento das crias.
Orienta a prestação de cuidados especiais ao neonato e a sua alocação em berçário Monitora a coleta de veneno, verificando o respeito à recomendação de fazer intervalo entre as extrações, para evitar fadiga dos animais Acompanha o processamento do veneno, por meio de liofilização - desidratação e cristalização do material biológico líquido - e centrifugação do produto.
Confere a execução de identificação, embalagem, congelamento, acondicionamento, armazenagem e transporte do veneno processado, conforme normas e procedimentos de biossegurança, normas de vigilância sanitária e normas ambientais Comercializa animais e veneno, para produção de soros antiofídicos e antiaracnídicos, medicamentos e outras aplicações farmacêuticas, biotecnológicas e industriais Mantém-se atualizado, pesquisando, adaptando e adotando novas tecnologias na criação de serpentes, aranhas ou escorpiões.
Administra propriedade rural, controlando estoques de insumos, programando logística de transporte de insumos e produtos, e gerenciando recursos financeiros Coordena a montagem da infraestrutura do criatório Monitora limpeza, higienização e desinfecção das instalações Seleciona equipamentos e acessórios e providencia sua manutenção Supervisiona atividades das equipes de trabalho, distribuindo tarefas e avaliando o desempenho dos trabalhadores.
Proporciona programas de treinamento às equipes Promove práticas – tais como arborização e proteção de nascentes da propriedade - para mitigação de danos ambientais Zela pela segurança no trabalho, prevenindo acidentes e monitorando o uso, pela equipe, de equipamentos de proteção individual e de vestimenta adequada e completa de proteção.
Funções do cargo
O funcionário CBO 6134-10 deve montar instalações, manejar criação de animais e insetos Úteis, comercializar produção, controlar pragas e doenças, efetuar colheita de derivados de animais e insetos Úteis, administrar produção, demonstrar competências pessoais, produzir alimentos para animais e insetos Úteis.
Condições de trabalho dessas profissões
Produtores de animais e insetos úteis trabalham por conta própria e geralmente utilizam mão-de-obra familiar. Nos picos sazonais de coleta, podem contratar mão-de-obra temporária, que trabalha sob sua supervisão. Os criadores de insetos e animais produtores de veneno executam tarefas predominantemente administrativas e da gerência do negócio. A maioria dos criatórios são estatais e se concentra em institutos de pesquisa e produtores de soro. Neste caso, o plantel é predominantemente mantido por doações e reprodução. No caso de criatórios privados, o plantel é mantido exclusivamente por meio de reprodução, existindo uma preocupação comercial com o tempo de vida dos animais. Podem trabalhar tanto a céu aberto quanto em locais fechados, durante o dia. No exercício de algumas atividades, os minhocultores podem permanecer em posições desconfortáveis por longos perídos, ao passo que os apicultores estão sujeitos à exposição de fumaça.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 6134-10
A escolaridade é hetorogênea, variando de nenhuma escolaridade para os sericultores a ensino fundamental para os apicultores e minhocultores. O conhecimento e as habilidades para a execução do trabalho são adquiridos no ambiente familiar, de geração para geração. Para os produtores de veneno, é exigido o ensino médio completo. Os apicultores levam de quatro a cinco anos para o pleno desempenho da profissão. Há ainda oferta de cursos livres, oferecidos por associações de criadores, institutos de pesquisa e instituições de formação profissional.
Atividades exercidas por um Criador de animais produtores de veneno CBO 6134-10
Um Criador de animais produtores de veneno (ou sinônimo) deve dar provas de criatividade, fornecer equipamentos de segurança para manejo de animais e insetos úteis, controlar temperatura, criar roedores para alimentação de serpentes, limpar instalações, trabalhar em equipe, controlar umidade, interagir com a comunidade, interagir com o meio ambiente, demonstrar atenção difusa, embalar produtos segundo destino, dimensionar tamanho da criação, pesar produção, desinfetar instalações, construir depósitos de materiais e equipamentos, dimensionar instalações, planejar produção, pesquisar mercado, construir viveiros para serpentes, controlar alimentação, providenciar caixas para filhotes de serpentes, montar bebedouros para animais produtores de veneno, liderar, desinfetar equipamentos, preparar alimentação artificial para animais e insetos úteis, definir finalidade da produção, controlar receitas e despesas, transportar materiais, insumos e produtos, delegar funções, controlar ventilação, controlar luminosidade, dedicar-se, fornecer água potável para serpentes, medicar plantel de serpentes com vermífugo, contratar mão-de-obra segundo necessidades da produção, desidratar veneno de animais produtores de veneno.