CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
- Vendedores a domicílio, ambulantes e em bancas.
- Vendedores em domicílio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve planejar vendas, participar de eventos, visitar consumidor, levantar o perfil do consumidor, demonstrar competências pessoais, acompanhar clientes no pós-venda, relacionar-se com setores da empresa, fechar contratos de venda.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve assessorar na renovação de contratos, fazer itinerário de visitas, discutir estratégias de venda com o superior, demonstrar persuasão, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, motivar-se, demonstrar conhecimento do produto, preparar cadastro de potenciais clientes, convidar o cliente para visitar a empresa, apresentar tabelas de preços, solicitar dados do cliente, requisitar manutenção de produtos na garantia, protocolar contrato, estabelecer prazos de entrega dos produtos, definir produtos adequados ao perfil, requisitar material de consumo, participar de feiras relacionadas a área, dar provas de boa dicção, preencher contrato do produto vendido, entrevistar clientes em potencial, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, dar provas de responsabilidade, promover reunião para lançamento de produtos, acompanhar entrega de produtos na expedição, atualizar tabela de valores, participar de cursos de reciclagem da área, agendar horários para visitas, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, explicar objetivos da visita, solicitar documentos comprobatórios para filiação, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, receber pagamento do produto, esclarecer dúvidas sobre produtos, comunicar-se, demonstrar empatia, demonstrar benefícios do produto, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, enviar brindes, demonstrar produtos em eventos, checar ficha cadastral do cliente, discriminar tipos de produto, contatar consumidor por telefone, pagar vendas efetuadas a fornecedora, informar ao cliente sobre novos produtos, avaliar o perfil por meio de computador, utilizar noções de informática, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, requisitar material de divulgação, preencher romaneio - folha de pedidos, calcular o custo do produto, agir com ética, explicar as características dos produtos, planejar metas de venda com o superior, orientar sobre dúvidas de contrato, explicar formas de pagamento, confirmar cadastramento de clientes, verificar necessidades, contratar pessoas para divulgar produtos, verificar o poder aquisitivo, organizar-se, pesquisar novos nichos de mercado, dar provas de controle emocional, fazer entrega de produtos, enviar correspondências aos consumidores, manter boa apresentação pessoal, programar execução de serviços, solicitar indicação de clientes potenciais, definir formas de pagamento, visitar clientes no período de garantia, emitir nota fiscal e recibos, demonstrar produtos por meio de amostras, divulgar produtos por meio de panfletos, participar de palestras relacionadas a área, comprar produtos para demonstração, planejar novas regiões de venda com o superior.