CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
- Vendedores a domicílio, ambulantes e em bancas.
- Vendedores em domicílio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve participar de eventos, relacionar-se com setores da empresa, visitar consumidor, planejar vendas, levantar o perfil do consumidor, demonstrar competências pessoais, acompanhar clientes no pós-venda, fechar contratos de venda.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, participar de cursos de reciclagem da área, discriminar tipos de produto, apresentar tabelas de preços, esclarecer dúvidas sobre produtos, visitar clientes no período de garantia, emitir nota fiscal e recibos, discutir estratégias de venda com o superior, solicitar documentos comprobatórios para filiação, explicar objetivos da visita, requisitar material de divulgação, requisitar material de consumo, fazer entrega de produtos, receber pagamento do produto, participar de palestras relacionadas a área, planejar metas de venda com o superior, pagar vendas efetuadas a fornecedora, agendar horários para visitas, estabelecer prazos de entrega dos produtos, convidar o cliente para visitar a empresa, promover reunião para lançamento de produtos, contratar pessoas para divulgar produtos, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, enviar brindes, utilizar noções de informática, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, verificar o poder aquisitivo, comunicar-se, dar provas de controle emocional, organizar-se, informar ao cliente sobre novos produtos, solicitar indicação de clientes potenciais, preencher romaneio - folha de pedidos, pesquisar novos nichos de mercado, calcular o custo do produto, definir produtos adequados ao perfil, demonstrar produtos por meio de amostras, checar ficha cadastral do cliente, comprar produtos para demonstração, explicar as características dos produtos, confirmar cadastramento de clientes, divulgar produtos por meio de panfletos, requisitar manutenção de produtos na garantia, preencher contrato do produto vendido, entrevistar clientes em potencial, participar de feiras relacionadas a área, verificar necessidades, protocolar contrato, manter boa apresentação pessoal, dar provas de boa dicção, atualizar tabela de valores, enviar correspondências aos consumidores, fazer itinerário de visitas, agir com ética, preparar cadastro de potenciais clientes, avaliar o perfil por meio de computador, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, definir formas de pagamento, explicar formas de pagamento, dar provas de responsabilidade, demonstrar produtos em eventos, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, demonstrar conhecimento do produto, contatar consumidor por telefone, demonstrar persuasão, demonstrar empatia, assessorar na renovação de contratos, motivar-se, programar execução de serviços, demonstrar benefícios do produto, planejar novas regiões de venda com o superior, orientar sobre dúvidas de contrato, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, solicitar dados do cliente, acompanhar entrega de produtos na expedição.