CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
- Vendedores a domicílio, ambulantes e em bancas.
- Vendedores em domicílio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve acompanhar clientes no pós-venda, fechar contratos de venda, levantar o perfil do consumidor, relacionar-se com setores da empresa, planejar vendas, demonstrar competências pessoais, visitar consumidor, participar de eventos.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve definir formas de pagamento, explicar as características dos produtos, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, utilizar noções de informática, planejar novas regiões de venda com o superior, verificar o poder aquisitivo, demonstrar produtos por meio de amostras, demonstrar conhecimento do produto, agir com ética, explicar formas de pagamento, calcular o custo do produto, pesquisar novos nichos de mercado, acompanhar entrega de produtos na expedição, participar de feiras relacionadas a área, programar execução de serviços, requisitar material de consumo, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, apresentar tabelas de preços, discutir estratégias de venda com o superior, protocolar contrato, demonstrar benefícios do produto, planejar metas de venda com o superior, dar provas de responsabilidade, participar de cursos de reciclagem da área, solicitar dados do cliente, agendar horários para visitas, entrevistar clientes em potencial, atualizar tabela de valores, estabelecer prazos de entrega dos produtos, confirmar cadastramento de clientes, definir produtos adequados ao perfil, preencher contrato do produto vendido, pagar vendas efetuadas a fornecedora, checar ficha cadastral do cliente, assessorar na renovação de contratos, esclarecer dúvidas sobre produtos, divulgar produtos por meio de panfletos, preparar cadastro de potenciais clientes, demonstrar produtos em eventos, solicitar documentos comprobatórios para filiação, demonstrar persuasão, avaliar o perfil por meio de computador, enviar brindes, demonstrar empatia, requisitar material de divulgação, visitar clientes no período de garantia, explicar objetivos da visita, informar ao cliente sobre novos produtos, verificar necessidades, enviar correspondências aos consumidores, promover reunião para lançamento de produtos, dar provas de boa dicção, discriminar tipos de produto, emitir nota fiscal e recibos, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, solicitar indicação de clientes potenciais, receber pagamento do produto, convidar o cliente para visitar a empresa, contatar consumidor por telefone, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, requisitar manutenção de produtos na garantia, preencher romaneio - folha de pedidos, comunicar-se, fazer itinerário de visitas, participar de palestras relacionadas a área, comprar produtos para demonstração, dar provas de controle emocional, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, manter boa apresentação pessoal, contratar pessoas para divulgar produtos, fazer entrega de produtos, motivar-se, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, organizar-se, orientar sobre dúvidas de contrato.