CBO 5201-05 - Supervisores de vendas e de prestação de serviços - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 5201-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de vendas e de prestação de serviços que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Supervisor de vendas de serviços supervisiona equipe de vendas de serviços Coleta indicadores do mercado e verifica a capacidade da equipe, para propor metas de vendas.

Negocia espaço publicitário na mídia Distribui cotas aos vendedores, instruindo-os sobre preços a serem praticados e prestando-lhes informações sobre a oferta de serviços Presta atendimento ao cliente pré e pós-venda.

Coordena a equipe de trabalho, participando da admissão de novos vendedores, avaliando o desempenho e promovendo programas de capacitação Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de vendas e de prestação de serviços CBO 5201-05 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5201-05

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Supervisores de vendas e de prestação de serviços.
      • Vendedores e prestadores de serviços do comércio.

O que faz um Supervisor de vendas de serviços

O Supervisor de vendas de serviços (ou similar) coleta indicadores do mercado de serviços, analisando as necessidades dos compradores Identifica novos mercados consumidores.

Participa de feiras relacionadas à sua área de atuação, identificando novos produtos que podem ser lançados.

Recebe e examina editais de licitação de órgãos públicos Avalia o desempenho da equipe, para verificar sua capacidade de execução de um novo plano de vendas.

a partir dos resultados da análise dos dados, elabora proposta de aumento, de manutenção ou de redução de vendas Reúne-se com a equipe gerencial da empresa, para definir a ação futura de vendas da equipe e estabelecer metas, em articulação com os demais setores.

Elabora ou participa da elaboração do plano de vendas.

Prevê recursos necessários às ações de vendas de acordo com as estratégias de comercialização Elabora e organiza documentos para o fechamento de venda, conforme procedimentos fiscais e da empresa.

Negocia espaço publicitário na mídia e presta informações para atualização das campanhas on-line.

Pode contratar espaço para expor a oferta de serviços Distribui cotas aos vendedores, instruindo-os sobre novos serviços e procedimentos Organiza equipe de vendedores de comércio eletrônico.

Orienta os vendedores sobre preços a serem praticados e capacidade operacional e técnica dos serviços a serem fornecidos Supervisiona a equipe de vendedores para o atingimento das metas, munindo-os com informações sobre os parâmetros de venda Orienta a equipe para otimizar tempo e recursos de trabalho.

Motiva a equipe para melhoria no atendimento ao cliente Analisa relatórios de resultados do trabalho da equipe.

Presta atendimento ao cliente pré e pós-venda por telefone ou por meio digital, dirimindo dúvidas e informando sobre serviços de assistência técnica e garantia Registra reclamações dos clientes, levantando subsídios para a melhoria dos serviços Coordena a equipe de trabalho, participando de recrutamento, seleção e treinamento de novos vendedores, avaliando o desempenho de cada membro da equipe, solicitando a demissão de vendedores, premiando membros da equipe, e promovendo programas de capacitação.

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Funções

O funcionário CBO 5201-05 deve relacionar-se com clientes internos, supervisionar rotina da equipe de vendas, coletar indicadores do mercado consumidor, recrutar profissionais de vendas - produtos e serviços, demonstrar competências pessoais, planejar vendas - produtos e serviços, atender clientes - pré e pós-venda.

Atividades exercidas por um Supervisor de vendas de serviços CBO 5201-05

Um Supervisor de vendas de serviços (ou sinônimo) deve demonstrar honestidade, participar de feiras relacionadas a área, predeterminar funções da equipe no local de trabalho, assistir o vendedor na venda direta ao cliente e consumidor, opinar sobre currículos de candidatos, motivar a equipe para melhoria no atendimento ao cliente e consumidor, agir com motivação, negociar espaço publicitário, promover reuniões periódicas com a equipe, filtrar informações do cliente para melhorar serviços, contatar a tesouraria para problemas de créditos, analisar relatórios da equipe, distribuir cotas e ou metas mensais de venda, agir com dinamismo, demonstrar conhecimento do produto, agir com espírito de equipe, avaliar desempenho da equipe com o superior, manter sigilo profissional, demonstrar educação, criar ações promocionais aos clientes, dimensionar ação futura de vendas da equipe, esclarecer dúvidas sobre a venda do produto, encaminhar clientes ao setor competente, negociar premiações para equipe com a diretoria, programar agenda dos vendedores, integrar novos funcionários a equipe, demonstrar criatividade, direcionar produtos e ou serviços para mercados específicos, administrar diferenças, verificar apresentação pessoal da equipe, utilizar noções de informática, dar provas de responsabilidade, orientar a equipe para otimizar tempo e recursos de trabalho, ouvir, elaborar escalas de plantão da equipe, dar provas de equilíbrio emocional, contratar espaço para expor produtos, enviar mala-direta aos futuros clientes, ler publicações especializadas da área, indicar candidatos às vagas existentes, demonstrar produtos e ou serviços, divulgar ações promocionais aos funcionários, apresentar a gerência as metas atingidas pela equipe, solicitar novos funcionários a administração, expressar-se, demonstrar empatia, sugerir incremento de produtos, solicitar aplicação de advertências disciplinares, treinar novos funcionários, requisitar material de divulgação, dar provas de organização, elaborar planos estratégicos para introdução de novos produtos, informar aos clientes serviços de assistência técnica e garantia, entrevistar candidatos, acompanhar cadastramento do cliente, priorizar faturamento de pedidos para clientes especiais, definir áreas geográficas de atuação da equipe, incentivar a qualidade do atendimento ao cliente e consumidor, acompanhar tempo e qualidade da execução do serviço, realocar funcionários, identificar novos mercados consumidores, reciclar equipe de trabalho, agir com otimismo, premiar a equipe para melhorar os resultados, analisar resultados da equipe, supervisionar a frequência da equipe, demonstrar espírito de liderança, analisar ações das empresas concorrentes, participar de licitações de órgãos públicos, promover membros da equipe, analisar as necessidades do cliente.

Cargos e salários CBO 5201-05 - Supervisores de vendas e de prestação de serviços

Salário Supervisor de Vendas de Serviços Porto Alegre

Supervisor de Vendas de Serviços: Porto Alegre, RS

  • 204
  • Porto Alegre, RS
  • 3.031 - 6.016
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Vendas de Serviços CBO 5201-05 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 3.031 e 6.016 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 204 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5201-05.
Salário Supervisor de Vendas de Serviços

Supervisor de Vendas de Serviços: Paraná

  • 705
  • Paraná
  • 2.792 - 5.681
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Vendas de Serviços CBO 5201-05 trabalhando em Paraná, ganha entre 2.792 e 5.681 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 705 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5201-05.
Salário Supervisor de Vendas de Serviços Curitiba

Supervisor de Vendas de Serviços: Curitiba, PR

  • 307
  • Curitiba, PR
  • 2.879 - 6.166
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Vendas de Serviços CBO 5201-05 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.879 e 6.166 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 307 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5201-05.
Salário Supervisor de Vendas de Serviços

Supervisor de Vendas de Serviços: Rio de Janeiro

  • 717
  • Rio de Janeiro
  • 2.618 - 5.432
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Vendas de Serviços CBO 5201-05 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.618 e 5.432 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 717 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5201-05.