CBO 5199-30 - Lavador de garrafas, vidros e outros utensílios - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos outros trabalhadores dos serviços

O profissional no cargo de Lavador de garrafas, vidros e outros utensílios CBO 5199-30 lava garrafas, copos e outros utensílios - normalmente feitos de vidro - das cozinhas e das copas de bares, restaurantes, hotéis e estabelecimentos similares Recebe ou recolhe os utensílios.

Guarda os objetos limpos em locais apropriados Organiza a área de trabalho Atua de acordo com padrões de higiene e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 5199-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de outros trabalhadores dos serviços que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Lavador de garrafas, vidros e outros utensílios, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Outros trabalhadores dos serviços CBO 5199-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5199-30

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Outros trabalhadores dos serviços.
      • Trabalhadores dos serviços.

O que faz um Lavador de garrafas, vidros e outros utensílios

O Lavador de garrafas, vidros e outros utensílios CBO 5199-30 recebe ou recolhe garrafas, copos, xícaras, tigelas e outros utensílios, normalmente feitos de vidro, da cozinha e da copa, para proceder à sua higienização Organiza os utensílios recolhidos, preparando-os para o processo de lavagem.

Lava, higieniza e seca os utensílios, usando máquinas de lavar ou processo manual de lavagem.

Guarda garrafas, copos e outros utensílios limpos em locais apropriados, de forma a facilitar sua localização e seu acesso Organiza a área de trabalho, os equipamentos e os materiais de limpeza.

Pode participar da limpeza de cozinhas, restaurantes e ambientes semelhantes, limpando os vidros de janelas, portas ou de outras partes da edificação Controla a quantidade disponível de produtos e materiais diversos de limpeza, requisitando reposição.

Separa os lixos reciclável e orgânico, removendo-os para as áreas de coleta designadas.

Zela pelo uso racional da água e pela aplicação dos padrões de higiene e de conservação dos utensílios.

Funções do cargo

O funcionário CBO 5199-30 deve limpar veículos - trens, Ônibus, automóveis e aviões, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Outros trabalhadores dos serviços atuam em empresas de eletricidade, gás e água, prestadoras de serviços de limpeza, serviços gerais e de segurança, empresas de conservação ambiental, de controle de pragas, de atividades recreativas, culturais e desportivas, serviços pessoais, agências de publicidade, dentre outras. Trabalham individualmente ou em equipe e, ocasionalmente, são supervisionados. Estes profissionais trabalham com ou como autônomos. Atuam em horários irregulares e fazem rodízio de turnos. O ambiente de trabalho pode ser fechado ou aberto. Eventualmente, são expostos a material tóxico, radiação, altas temperaturas e ruídos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5199-30

A ocupação de leiturista requer ensino fundamental, a de controlador de pragas, ensino médio incompleto. Do leiturista requer-se, adicionalmente, cursos profissionalizantes de até duzentas horas e experiência entre um e dois anos, para o pleno exercício das atividades.

Atividades exercidas por um Lavador de garrafas, vidros e outros utensílios CBO 5199-30

Um Lavador de garrafas, vidros e outros utensílios (ou sinônimo) deve demonstrar flexibilidade, manter-se atualizado, demonstrar conhecimento técnico, apresentar-se profissionalmente - asseio, uniforme e identificação, tratar cliente com cordialidade, administrar conflitos, dar provas de preparo físico, demonstrar dinamismo, demonstrar autocontrole, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar atenção a detalhes, limpar janelas e vidros.

Cargos e salários CBO 5199-30 - Outros trabalhadores dos serviços

Salário Lavador de Garrafas Vidros e Outros Utensílios

Lavador de Garrafas Vidros e Outros Utensílios: Brasil

  • 2.780
  • Brasil
  • 1.520 - 2.378
  • 42h
O profissional no cargo de Lavador de Garrafas Vidros e Outros Utensílios CBO 5199-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.520 e 2.378 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.780 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-30.
Salário Lavador de Garrafas

Lavador de Garrafas: Brasil

  • 2.780
  • Brasil
  • 1.520 - 2.378
  • 42h
O profissional no cargo de Lavador de Garrafas CBO 5199-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.520 e 2.378 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.780 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-30.
Salário Lavador de Garrafas Vidros e Outros Utensílios São Paulo

Lavador de Garrafas Vidros e Outros Utensílios: São Paulo, SP

  • 106
  • São Paulo, SP
  • 1.621 - 2.308
  • 42h
O profissional no cargo de Lavador de Garrafas Vidros e Outros Utensílios CBO 5199-30 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.621 e 2.308 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 106 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-30.
Salário Lavador de Garrafas Vidros e Outros Utensílios

Lavador de Garrafas Vidros e Outros Utensílios: São Paulo

  • 667
  • São Paulo
  • 1.660 - 2.295
  • 43h
O profissional no cargo de Lavador de Garrafas Vidros e Outros Utensílios CBO 5199-30 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.660 e 2.295 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 667 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-30.
Salário Lavador de Garrafas

Lavador de Garrafas: São Paulo

  • 667
  • São Paulo
  • 1.660 - 2.295
  • 43h
O profissional no cargo de Lavador de Garrafas CBO 5199-30 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.660 e 2.295 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 667 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-30.