CBO 5199-15 - Engraxate - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos outros trabalhadores dos serviços

O profissional no cargo de Engraxate CBO 5199-15 engraxa calçados e outros artefatos, para dar-lhes melhor aparência e aumentar a sua durabilidade Identifica o tipo de material do artefato, para selecionar o processo de trabalho e os produtos.

Limpa, escova, hidrata, lustra e repara cores dos artefatos Orienta o cliente sobre processos de conservação da aparência de seu calçado ou outro objeto Cumpre procedimentos de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 5199-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de outros trabalhadores dos serviços que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Engraxate, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Outros trabalhadores dos serviços CBO 5199-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5199-15

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Outros trabalhadores dos serviços.
      • Trabalhadores dos serviços.

O que faz um Engraxate

O Engraxate CBO 5199-15 identifica o tipo de couro, camurça, nobuck ou outro material, para selecionar processo e produto de limpeza, polimento e recuperação de artefatos Limpa calçado ou outro objeto de couro, removendo a sujeira da superfície com uso de pincéis e escovas.

Pode retirar cadarços e colocar proteção de meia no cliente.

Remove sujeira e cera ou polimento velho, usando escova, tecido ou esponja umedecida em fluido de limpeza, solvente ou água com sabão ou detergente Aplica corretivo líquido ou pastoso em áreas danificadas, para restaurar a cor.

Passa graxa com esponja, tecido ou escova Dá polimento à peça, escovando-a e lustrando-a para devolver-lhe a aparência original.

Pode aplicar ultra brilho.

Pode hidratar couro do calçado ou de outro artefato Pode retocar coloração de artigos de couro.

Limpa camurça, com lixa ou escova de aço para retirar manchas e aumentar a pelugem.

Limpa nobuck ou outros materiais com produtos indicados pelo fabricante Em caso de trabalho em oficina de serviços de limpeza e polimento de calçados, utiliza fôrma, para evitar deformação ou excesso de graxa em dobras ocasionadas pelo uso Orienta o cliente sobre como conservar a aparência do calçado ou outro objeto de couro, camurça ou nobuck.

Alerta o cliente sobre os cuidados que devem ser tomados em relação às peças multicoloridas ou confeccionadas com materiais de diversos tipos, como, por exemplo, couro e camurça.

Funções do cargo

O funcionário CBO 5199-15 deve executar atividades administrativas, demonstrar competências pessoais, atender cliente, engraxar artigos de couro.

Condições de trabalho dessas profissões

Outros trabalhadores dos serviços atuam em empresas de eletricidade, gás e água, prestadoras de serviços de limpeza, serviços gerais e de segurança, empresas de conservação ambiental, de controle de pragas, de atividades recreativas, culturais e desportivas, serviços pessoais, agências de publicidade, dentre outras. Trabalham individualmente ou em equipe e, ocasionalmente, são supervisionados. Estes profissionais trabalham com ou como autônomos. Atuam em horários irregulares e fazem rodízio de turnos. O ambiente de trabalho pode ser fechado ou aberto. Eventualmente, são expostos a material tóxico, radiação, altas temperaturas e ruídos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5199-15

A ocupação de leiturista requer ensino fundamental, a de controlador de pragas, ensino médio incompleto. Do leiturista requer-se, adicionalmente, cursos profissionalizantes de até duzentas horas e experiência entre um e dois anos, para o pleno exercício das atividades.

Atividades exercidas por um Engraxate CBO 5199-15

Um Engraxate (ou sinônimo) deve verificar objetos esquecidos pelos clientes, entregar panfletos informativos das empresas, dar provas de preparo físico, identificar o tipo de couro para tratamento adequado, operar caixa, colocar protetor de meia, lustrar artigos de couro, retirar resíduos de artigos de couro, orientar sobre utilização de produtos e serviços, escovar sapatos, demonstrar atenção a detalhes, tratar cliente com cordialidade, administrar conflitos, apresentar-se profissionalmente - asseio, uniforme e identificação, preencher ordem de serviço, demonstrar dinamismo, orientar sobre normas e regras da empresa, preencher formulários, hidratar couro - sapatos, artefatos e bancos de automóveis, demonstrar autocontrole, passar graxa, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, retocar coloração de artigos de couro, requisitar material, equipamentos e utensílios, limpar sapatos com solvente, demonstrar flexibilidade, comunicar irregularidades a empresa, manter-se atualizado, demonstrar conhecimento técnico, avisar sobre objetos esquecidos, encaminhar documentos e registros.

Cargos e salários CBO 5199-15 - Outros trabalhadores dos serviços

Salário Engraxate

Engraxate: Brasil

  • 53
  • Brasil
  • 1.748 - 3.026
  • 43h
O profissional no cargo de Engraxate CBO 5199-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.748 e 3.026 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 53 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-15.
Salário Lustrador - Engraxate

Lustrador - Engraxate: Brasil

  • 53
  • Brasil
  • 1.748 - 3.026
  • 43h
O profissional no cargo de Lustrador - Engraxate CBO 5199-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.748 e 3.026 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 53 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-15.
Salário Polidor de Artefatos de Couro

Polidor de Artefatos de Couro: Brasil

  • 53
  • Brasil
  • 1.748 - 3.026
  • 43h
O profissional no cargo de Polidor de Artefatos de Couro CBO 5199-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.748 e 3.026 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 53 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-15.
Salário Polidor de Calçados

Polidor de Calçados: Brasil

  • 53
  • Brasil
  • 1.748 - 3.026
  • 43h
O profissional no cargo de Polidor de Calçados CBO 5199-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.748 e 3.026 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 53 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-15.