CBO 5193-20 - Tosador de animais domésticos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de serviços veterinários, de higiene e estética de animais domésticos

O profissional no cargo de Tosador de animais domésticos CBO 5193-20 realiza procedimentos de higienização e tosa de animais domésticos, banhando-os, secando-os, limpando seus ouvidos, dentes e olhos e aplicando técnicas adequadas para a realização da tosa de seus pelos Auxilia na comercialização e na divulgação de serviços e produtos.

Busca manter-se atualizado, examinando as tendências de mercado em relação à tosa Cumpre procedimentos de segurança, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 5193-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de serviços veterinários, de higiene e estética de animais domésticos que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Tosador de animais domésticos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de serviços veterinários, de higiene e estética de animais domésticos CBO 5193-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5193-20

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Trabalhadores de serviços veterinários, de higiene e estética de animais domésticos.
      • Trabalhadores dos serviços.

O que faz um Tosador de animais domésticos

O Tosador de animais domésticos CBO 5193-20 realiza agendamento de higienização e tosa de animais domésticos no estabelecimento Pode realizar transporte de materiais e equipamentos, para atender em domicílio.

Recepciona o cliente, consultando-o sobre suas preferências para a realização da tosa.

Informa-lhe o preço dos serviços a serem prestados Prepara-se para realizar a higienização e a tosa, conquistando a confiança do animal e realizando sua contenção física.

Seleciona produtos, instrumentos e equipamentos Verifica as condições físicas do animal e examina a presença de parasitas, como carrapatos e pulgas.

Pode solicitar o encaminhamento do animal a médico veterinário, para examinar problema constatado.

Ensaboa, enxagua, seca e escova o animal Pode banhar a seco filhotes e animais convalescentes.

Limpa ouvidos, higieniza os dentes e limpa a região dos olhos dos animais.

Corta e lixa as unhas Desembaraça o pelo do animal Realiza a tosa, levando em consideração as preferências do cliente e o tipo de corte ideal para a raça e a estrutura física do animal.

Enfeita o animal, colocando acessórios, tais como laços, fitas, gravatas e bandanas Preenche a ficha de atendimento, detalhando os serviços executados Encaminha a ficha, para o cliente realizar o pagamento.

Entrega o animal para o cliente Busca manter-se atualizado, examinando as tendências de mercado em relação à tosa de animais domésticos.

Pesquisa sobre produtos novos, para conhecer seus benefícios e os cuidados necessários na sua aplicação Auxilia na comercialização e na divulgação dos serviços e produtos do estabelecimento, prestando informações para o cliente Preenche cadastro do animal, em sistema informatizado.

Mantém a organização e a limpeza do local de trabalho Limpa, higieniza e acondiciona instrumentos e acessórios Limpa, desinfeta e lubrifica equipamentos.

Controla estoques de materiais e produtos, solicitando aquisição para reposição Faz a destinação correta de lixo e resíduos, seguindo normas de biossegurança, proteção pessoal e preservação do meio ambiente.

Funções do cargo

O funcionário CBO 5193-20 deve banhar os animais, realizar procedimentos de enfermagem veterinária, enfeitar os animais, preparar animais e materiais para procedimentos veterinários, atender a clientes-proprietários dos animais, tosar os animais, administrar o local de trabalho, limpar ouvidos, dentes e olhos dos animais, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores de serviços veterinários, de higiene e estética de animais domésticos trabalham na área de serviços e saúde animal como empregados com carteira assinada (banhistas de animais domésticos e enfermeiro veterinário) ou como autônomos (esteticistas e tosadores de animais domésticos). O trabalho é realizado em equipe sob supervisão (banhistas de animais domésticos e enfermeiros veterinários) ou sem supervisão (esteticistas e tosadores de animais domésticos). Atuam em ambiente fechado, durante o dia, exceto o enfermeiro veterinário que atua em rodízio de turnos (diurno/noturno). Os banhistas, esteticistas e tosadores de animais domésticos trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos e estão sujeitos à exposição de materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas. Os enfermeiros veterinários trabalham sob pressão e podem permanecer expostos radiação.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5193-20

Para o exercício das ocupações de banhista, esteticista e tosador de animais domésticos requer-se até a quarta série do ensino fundamental para o enfermeiro veterinário, ensino médio incompleto. Exige-se curso de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula para os esteticistas, tosadores e enfermeiros veterinários. O desempenho pleno das atividades requer experiência profissional entre um e quatro anos, dependendo da ocupação exercida.

Atividades exercidas por um Tosador de animais domésticos CBO 5193-20

Um Tosador de animais domésticos (ou sinônimo) deve resfriar equipamentos, prestar primeiros socorros, solicitar material, amordaçar o animal, demonstrar sensibilidade, secar o animal, demonstrar conhecimento técnico, demonstrar organização, colocar o animal na banheira, colocar algodão no ouvido do animal, remover o cerume dos ouvidos, ensaboar o animal, verificar as condições físicas do animal - pelagem, unha, ouvido e epiderme, informar sobre normas e regulamentos do estabelecimento, pintar as unhas, molhar o animal, apresentar o estabelecimento, enxaguar o animal, demonstrar concentração, controlar estoques, esterilizar materiais, instrumentos e ambiente, demonstrar autoconfiança, buscar os animais, identificar a raça do animal, demonstrar segurança, tosar o pelo, conquistar a confiança do animal, demonstrar paciência, avaliar riscos, demonstrar bom humor, pentear o animal, selecionar instrumentos de tosa, cortar as unhas do animal, conversar com o dono do animal, conferir dados do animal - ficha ou identificação, entregar o animal, higienizar os dentes, orientar sobre noções de saúde, higiene e alimentação, revisar o trabalho, passar creme no pelo do animal, organizar o local de trabalho, colocar acessórios - laços, fitas, brincos, bandanas etc., utilizar equipamentos de proteção individual em centros cirúrgicos, indicar para atendimento veterinário, depilar o ouvido, limpar equipamentos, desinfetar equipamentos, lubrificar equipamentos, espremer a glândula anal do animal, orientar sobre tipos e raças de animais para aquisição, demonstrar capacidade no trato com animais, escovar o animal, limpar a região dos olhos, entrevistar proprietários do animal - condições de saúde, comportamento etc., demonstrar discernimento, administrar conflitos, manter-se atualizado, conter o animal, aparar as pontas, organizar o atendimento - horário de tosa e banho, selecionar o tipo de corte conforme raça, pelo e estrutura física do animal, examinar a condição do pelo do animal, demonstrar senso estético, perfumar o animal, aplicar produto para limpeza dos ouvidos, preencher ficha do animal - cadastro, desembaraçar o pelo, demonstrar autocontrole, manter a limpeza do local de trabalho, lixar as unhas do animal, verificar a existência de parasitas - carrapatos e pulgas, retirar o excesso de água, demonstrar disciplina, verificar as condições psicológicas do animal - comportamento, banhar a seco - filhotes e convalescentes, fazer tosa higiênica de partes íntimas, patas e focinho.

Cargos e salários CBO 5193-20 - Trabalhadores de serviços veterinários, de higiene e estética de animais domésticos

Salário Tosador de Animais Domésticos

Tosador de Animais Domésticos: Brasil

  • 13.202
  • Brasil
  • 1.703 - 2.880
  • 43h
O profissional no cargo de Tosador de Animais Domésticos CBO 5193-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.703 e 2.880 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 13.202 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5193-20.
Salário Tosador de Animais Domésticos Goiânia

Tosador de Animais Domésticos: Goiânia, GO

  • 301
  • Goiânia, GO
  • 1.554 - 2.425
  • 43h
O profissional no cargo de Tosador de Animais Domésticos CBO 5193-20 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 1.554 e 2.425 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 301 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5193-20.
Salário Tosador de Animais Domésticos Porto Alegre

Tosador de Animais Domésticos: Porto Alegre, RS

  • 72
  • Porto Alegre, RS
  • 1.942 - 3.018
  • 43h
O profissional no cargo de Tosador de Animais Domésticos CBO 5193-20 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 1.942 e 3.018 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 72 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5193-20.
Salário Tosador de Animais Domésticos

Tosador de Animais Domésticos: São Paulo

  • 4.279
  • São Paulo
  • 1.871 - 2.856
  • 44h
O profissional no cargo de Tosador de Animais Domésticos CBO 5193-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.871 e 2.856 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 4.279 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5193-20.
Salário Tosador de Animais Domésticos Santos

Tosador de Animais Domésticos: Santos, SP

  • 61
  • Santos, SP
  • 1.746 - 2.369
  • 43h
O profissional no cargo de Tosador de Animais Domésticos CBO 5193-20 trabalhando em Santos - SP, ganha entre 1.746 e 2.369 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 61 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5193-20.
Salário Tosador de Animais Domésticos Ribeirão Preto

Tosador de Animais Domésticos: Ribeirão Preto, SP

  • 100
  • Ribeirão Preto, SP
  • 1.824 - 2.799
  • 43h
O profissional no cargo de Tosador de Animais Domésticos CBO 5193-20 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 1.824 e 2.799 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 100 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5193-20.
Salário Tosador de Animais Domésticos Rio de Janeiro

Tosador de Animais Domésticos: Rio de Janeiro, RJ

  • 222
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 1.557 - 2.314
  • 42h
O profissional no cargo de Tosador de Animais Domésticos CBO 5193-20 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.557 e 2.314 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 222 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5193-20.
Salário Tosador de Animais Domésticos

Tosador de Animais Domésticos: Minas Gerais

  • 1.524
  • Minas Gerais
  • 1.535 - 2.300
  • 43h
O profissional no cargo de Tosador de Animais Domésticos CBO 5193-20 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.535 e 2.300 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.524 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5193-20.
Salário Tosador de Animais Domésticos Santo André

Tosador de Animais Domésticos: Santo André, SP

  • 130
  • Santo André, SP
  • 1.829 - 2.796
  • 43h
O profissional no cargo de Tosador de Animais Domésticos CBO 5193-20 trabalhando em Santo André - SP, ganha entre 1.829 e 2.796 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 130 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5193-20.
Salário Tosador de Animais Domésticos Taubaté

Tosador de Animais Domésticos: Taubaté, SP

  • 22
  • Taubaté, SP
  • 1.673 - 2.230
  • 42h
O profissional no cargo de Tosador de Animais Domésticos CBO 5193-20 trabalhando em Taubaté - SP, ganha entre 1.673 e 2.230 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 22 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5193-20.
Salário Tosador de Animais Domésticos São Paulo

Tosador de Animais Domésticos: São Paulo, SP

  • 1.312
  • São Paulo, SP
  • 2.001 - 3.133
  • 43h
O profissional no cargo de Tosador de Animais Domésticos CBO 5193-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.001 e 3.133 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.312 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5193-20.
Salário Tosador de Animais Domésticos

Tosador de Animais Domésticos: Santa Catarina

  • 787
  • Santa Catarina
  • 1.992 - 3.046
  • 43h
O profissional no cargo de Tosador de Animais Domésticos CBO 5193-20 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 1.992 e 3.046 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 787 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5193-20.
Salário Tosador de Animais Domésticos Campinas

Tosador de Animais Domésticos: Campinas, SP

  • 101
  • Campinas, SP
  • 1.795 - 2.699
  • 43h
O profissional no cargo de Tosador de Animais Domésticos CBO 5193-20 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 1.795 e 2.699 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 101 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5193-20.
Salário Tosador de Animais Domésticos Guarulhos

Tosador de Animais Domésticos: Guarulhos, SP

  • 136
  • Guarulhos, SP
  • 1.934 - 2.858
  • 43h
O profissional no cargo de Tosador de Animais Domésticos CBO 5193-20 trabalhando em Guarulhos - SP, ganha entre 1.934 e 2.858 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 136 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5193-20.
Salário Tosador de Animais Domésticos Blumenau

Tosador de Animais Domésticos: Blumenau, SC

  • 24
  • Blumenau, SC
  • 1.886 - 2.539
  • 43h
O profissional no cargo de Tosador de Animais Domésticos CBO 5193-20 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 1.886 e 2.539 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 24 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5193-20.
Salário Tosador de Animais Domésticos

Tosador de Animais Domésticos: Paraná

  • 1.091
  • Paraná
  • 1.853 - 2.744
  • 44h
O profissional no cargo de Tosador de Animais Domésticos CBO 5193-20 trabalhando em Paraná, ganha entre 1.853 e 2.744 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.091 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5193-20.
Salário Tosador de Animais Domésticos Recife

Tosador de Animais Domésticos: Recife, PE

  • 223
  • Recife, PE
  • 1.549 - 2.140
  • 42h
O profissional no cargo de Tosador de Animais Domésticos CBO 5193-20 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 1.549 e 2.140 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 223 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5193-20.
Salário Tosador de Animais Domésticos Montes Claros

Tosador de Animais Domésticos: Montes Claros, MG

  • 69
  • Montes Claros, MG
  • 1.446 - 2.026
  • 43h
O profissional no cargo de Tosador de Animais Domésticos CBO 5193-20 trabalhando em Montes Claros - MG, ganha entre 1.446 e 2.026 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 69 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5193-20.