CBO 5199-20 - Gandula
Entenda o que fazem os outros trabalhadores dos serviços no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Gandula e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Gandula
Repõe a bola que sai do campo ou da quadra, em um jogo de futebol ou de outro esporte. Devolve a bola para juiz, jogador ou outro participante da partida, de acordo com as regras de cada modalidade esportiva. Recolhe e repõe a bola rapidamente, demonstrando imparcialidade em relação aos times. Pode executar outras atividades de apoio, durante os jogos. Atua conforme normas esportivas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Repõe a bola em jogo, evitando paradas ou pausas prolongadas. Pode ter uma bola suplementar à mão, para rápida reposição.
Entrega a bola ao jogador, juiz, mesário ou outro participante da partida, dependendo da modalidade esportiva.
Pode executar outras atividades de apoio aos jogadores, árbitros, técnicos ou equipes, durante os jogos. Nesse sentido, pode enxugar bola, quadra de vôlei ou outras instalações e equipamentos esportivos, para melhorar as condições para continuidade da disputa. Pode sinalizar a entrada ou a saída dos jogadores, em campo ou quadra, de acordo com as regras da modalidade. Pode marcar a pontuação do jogo no placar. Pode recolher e guardar o material esportivo.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 1 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 1 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ARITMÉTICA | 2 | 2 | 1 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 1 | 1 | 1 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | EDUCAÇÃO FÍSICA: CONCEITOS E PRÁTICAS | 3 | 3 | 1 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | ESPORTES E JOGOS | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - EDUCAÇÃO FÍSICA PARA GANDULAS | 2 | 2 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 2 | 1 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 4 | 2 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 3 | 4 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | CONDICIONAMENTO FÍSICO | 3 | 4 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | MODALIDADES ESPORTIVAS | 3 | 4 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | ORGANIZAÇÃO ESPORTIVA | 3 | 3 | 1 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - INSTALAÇÕES ESPORTIVAS | 3 | 4 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - O PAPEL DO GANDULA EM CADA MODALIDADE ESPORTIVA | 4 | 5 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - REGRAS E REGULAMENTOS DAS COMPETIÇÕES ESPORTIVAS | 4 | 5 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | 3 |
Condições de Trabalho
Atuam em empresas de eletricidade, gás e água, prestadoras de serviços de limpeza, serviços gerais e de segurança, empresas de conservação ambiental, de controle de pragas, de atividades recreativas, culturais e desportivas, serviços pessoais, agências de publicidade, dentre outras. Trabalham individualmente ou em equipe e, ocasionalmente, são supervisionados. Estes profissionais trabalham com ou como autônomos. Atuam em horários irregulares e fazem rodízio de turnos. O ambiente de trabalho pode ser fechado ou aberto. Eventualmente, são expostos a material tóxico, radiação, altas temperaturas e ruídos.Exigências do mercado de trabalho
A ocupação de leiturista requer ensino fundamental, a de controlador de pragas, ensino médio incompleto. Do leiturista requer-se, adicionalmente, cursos profissionalizantes de até duzentas horas e experiência entre um e dois anos, para o pleno exercício das atividades.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- executar atividades administrativas;
- atender cliente;
- recolher bolas - tênis, futebol e outros;
- demonstrar competências pessoais;
- dar provas de preparo físico;
- preencher ordem de serviço;
- enxugar quadra - vôlei, futsal, tênis e outros;
- passar rodo na quadra de vôlei;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- aspirar a linha de marcação - quadras de tênis de saibro;
- entregar bola para jogador - tênis;
- pegar bolas;
- encaminhar documentos e registros;
- demonstrar autocontrole;
- guardar material;
- correr para pegar bola;
- demonstrar atenção a detalhes;
- apresentar-se profissionalmente - asseio, uniforme e identificação;
- comunicar irregularidades a empresa;
- orientar sobre normas e regras da empresa;
- manter-se atualizado;
- recolher material esportivo;
- administrar conflitos;
- avisar sobre objetos esquecidos;
- tratar cliente com cordialidade;
- demonstrar flexibilidade;
- enxugar bola de vôlei;
- preencher formulários;
- marcar pontuação do jogo no placar - tênis;
- demonstrar dinamismo;
- demonstrar conhecimento técnico;
- entregar panfletos informativos das empresas;
- sinalizar entrada e saída de jogadores;
- devolver bola para mesário;
Divisões de categorias profissionais do CBO 5199-20
CBO 5199-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de gandula que pertence ao grupo dos outros trabalhadores dos serviços, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
-
- Trabalhadores dos serviços
-
-
- Outros trabalhadores de serviços diversos
-
-
-
-
- Outros trabalhadores dos serviços
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 5199-20 - Outros trabalhadores dos serviços
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 519920 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 519920 em todos os estados e cidades do Brasil.