CBO 5192-10 - Selecionador de material reciclável - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores da coleta e seleção de material reciclável

O profissional no cargo de Selecionador de material reciclável CBO 5192-10 seleciona materiais recicláveis em esteiras, separando-os por tipo e qualidade, preparando-os e embalando-os para a etapa de processamento Divulga o trabalho de reciclagem, prestando informações sobre coleta seletiva e materiais recicláveis.

Pode administrar o trabalho em cooperativa ou outros tipos de associação, quando escalado Atua conforme normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental

CBO 5192-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores da coleta e seleção de material reciclável que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Selecionador de material reciclável, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores da coleta e seleção de material reciclável CBO 5192-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5192-10

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Trabalhadores da coleta e seleção de material reciclável.
      • Trabalhadores dos serviços.

O que faz um Selecionador de material reciclável

O Selecionador de material reciclável CBO 5192-10 recebe o material coletado, auxiliando no descarregamento de caminhão, carroça ou outro veículo Acompanha a pesagem do material reciclável e conta vasilhames.

Realiza a triagem do material reciclável - papel, papelão, vidro, ferroso, não ferroso, plástico, entre outros - e não reciclável, nas esteiras de reciclagem.

Descarta os rejeitos (lixo não reciclável), de acordo com as normas ambientais Seleciona o material por tipo e qualidade, separando papel branco, papel arquivo, plástico mole, material fino não ferroso, entre outros.

Anota quantidades de materiais recicláveis Prepara o material para a próxima etapa, tirando clipes de papel e espiral de caderno, retirando rótulos das embalagens plásticas e fazendo outras atividades similares.

Pode operar triturador.

Embala o material por tipo e qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Limpa a balança e outros equipamentos usados.

Divulga o trabalho de reciclagem, para aumentar a quantidade de materiais a serem selecionados Presta informações sobre coleta seletiva e materiais recicláveis e orienta sobre preservação do meio ambiente Pode participar da administração do trabalho de cooperativa ou de outra associação de trabalhadores da reciclagem.

Coordena o trabalho dos associados, quando escalado Pode negociar preços de venda dos produtos dos associados Compra suprimentos para a associação, controlando gastos e prestando contas.

Contrata serviços de manutenção de equipamentos Estabelece parcerias com empresas, órgãos governamentais e órgãos não governamentais.

Pode organizar cursos de capacitação para associados e familiares Participa de reuniões, comissões e comitês Organiza e divulga eventos.

Promove ajuda aos associados mais necessitados Trabalha com segurança, prevenindo acidentes e usando equipamentos de proteção individual Toma vacinas e realiza exames de saúde periódicos.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 5192-10 deve selecionar material coletado, trabalhar com segurança, divulgar o trabalho de reciclagem, preparar o material para expedição, vender material coletado, realizar manutenção do ambiente e equipamentos de trabalho, administrar o trabalho, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores da coleta e seleção de material reciclável o trabalho é exercido por profissionais que se organizam de forma autônoma ou em cooperativas. Trabalham para venda de materiais a empresas ou cooperativas de reciclagem. O trabalho pode ser exercido a céu aberto ou ambientes fechados, em horários variados. O trabalhador é exposto a variações climáticas, a riscos de acidente na manipulação do material, a acidentes de trânsito e, muitas vezes, à violência urbana. Nas cooperativas surgem especializações do trabalho que tendem a aumentar o número de postos, como os de selecionador, triador, enfardador de sucatas e operador de prensa.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5192-10

O acesso ao trabalho é livre, sem exigência de escolaridade ou formação profissional. As cooperativas de trabalhadores ministram vários tipos de treinamento a seus cooperados, tais como cursos de segurança no trabalho, meio ambiente, dentre outros.

Atividades exercidas por um Selecionador de material reciclável CBO 5192-10

Um Selecionador de material reciclável (ou sinônimo) deve tirar clipes de papel, demonstrar capacidade de improvisar, trabalhar em equipe, organizar eventos, tomar vacinas, orientar sobre preservação do meio ambiente, divulgar eventos, comprar suprimentos, contar vasilhames- retornáveis/reaproveitáveis, organizar cursos de capacitação para cooperados e familiares, limpar a balança, pesar caminhão, demonstrar pró-atividade, descartar rejeitos - lixo não reciclável, controlar gastos, realizar exames de saúde periódicos, coordenar o trabalho dos cooperados, operar triturador, demonstrar solidariedade, participar de reuniões, comissões e comitês, usar e.p.i., tirar rótulos das embalagens plásticas, entregar folhetos, contornar situações adversas, vestir uniforme, estabelecer parcerias com empresas, orgãos governamentais e ong, definir escalas, negociar preços, demonstrar espírito de prosperidade, demonstrar perseverança, acompanhar pesagem, tirar espiral de caderno, vestir faixa de sinalização cintilante - colete, conferir material, conversar com a população de porta em porta, prestar contas, vestir proteção contra chuva, sol - capas, bonés, sapatos, etc, promover ajuda aos cooperados mais necessitados, demonstrar paciência, demonstrar prudência, ensacar material - alumínio, plásticos, colocar material na caçamba, prestar informações sobre coleta seletiva e materiais recicláveis, pesar material reciclável separado, demonstrar capacidade de atenção constante, valorizar-se como profissional, limpar instalações da cooperativa, contratar serviços de manutenção de equipamentos, descarregar caminhão, perua, carrinho, carroça.

Cargos e salários CBO 5192-10 - Trabalhadores da coleta e seleção de material reciclável

Salário Selecionador de Material Reciclável

Selecionador de Material Reciclável: Brasil

  • 17.977
  • Brasil
  • 1.705 - 2.944
  • 43h
O profissional no cargo de Selecionador de Material Reciclável CBO 5192-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.705 e 2.944 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 17.977 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5192-10.
Salário Separador de Material Reciclável

Separador de Material Reciclável: Brasil

  • 17.977
  • Brasil
  • 1.705 - 2.944
  • 43h
O profissional no cargo de Separador de Material Reciclável CBO 5192-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.705 e 2.944 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 17.977 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5192-10.
Salário Separador de Sucata

Separador de Sucata: Brasil

  • 17.977
  • Brasil
  • 1.705 - 2.944
  • 43h
O profissional no cargo de Separador de Sucata CBO 5192-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.705 e 2.944 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 17.977 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5192-10.
Salário Triador de Material Reciclável

Triador de Material Reciclável: Brasil

  • 17.977
  • Brasil
  • 1.705 - 2.944
  • 43h
O profissional no cargo de Triador de Material Reciclável CBO 5192-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.705 e 2.944 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 17.977 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5192-10.
Salário Selecionador de Material Reciclável Rio de Janeiro

Selecionador de Material Reciclável: Rio de Janeiro, RJ

  • 335
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 6.376 - 20.325
  • 43h
O profissional no cargo de Selecionador de Material Reciclável CBO 5192-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 6.376 e 20.325 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 335 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5192-10.
Salário Selecionador de Material Reciclável

Selecionador de Material Reciclável: Paraná

  • 1.345
  • Paraná
  • 1.630 - 2.302
  • 44h
O profissional no cargo de Selecionador de Material Reciclável CBO 5192-10 trabalhando em Paraná, ganha entre 1.630 e 2.302 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.345 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5192-10.
Salário Selecionador de Material Reciclável Manaus

Selecionador de Material Reciclável: Manaus, AM

  • 504
  • Manaus, AM
  • 1.561 - 2.304
  • 43h
O profissional no cargo de Selecionador de Material Reciclável CBO 5192-10 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 1.561 e 2.304 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 504 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5192-10.
Salário Selecionador de Material Reciclável Uberlândia

Selecionador de Material Reciclável: Uberlândia, MG

  • 85
  • Uberlândia, MG
  • 1.467 - 1.897
  • 44h
O profissional no cargo de Selecionador de Material Reciclável CBO 5192-10 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 1.467 e 1.897 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 85 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5192-10.
Salário Selecionador de Material Reciclável

Selecionador de Material Reciclável: Minas Gerais

  • 1.981
  • Minas Gerais
  • 1.450 - 1.988
  • 44h
O profissional no cargo de Selecionador de Material Reciclável CBO 5192-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.450 e 1.988 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.981 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5192-10.
Salário Selecionador de Material Reciclável Valinhos

Selecionador de Material Reciclável: Valinhos, SP

  • 580
  • Valinhos, SP
  • 2.096 - 2.731
  • 43h
O profissional no cargo de Selecionador de Material Reciclável CBO 5192-10 trabalhando em Valinhos - SP, ganha entre 2.096 e 2.731 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 580 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5192-10.
Salário Selecionador de Material Reciclável

Selecionador de Material Reciclável: São Paulo

  • 6.543
  • São Paulo
  • 1.754 - 2.544
  • 44h
O profissional no cargo de Selecionador de Material Reciclável CBO 5192-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.754 e 2.544 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 6.543 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5192-10.
Salário Selecionador de Material Reciclável Rio Claro

Selecionador de Material Reciclável: Rio Claro, SP

  • 348
  • Rio Claro, SP
  • 1.747 - 2.376
  • 43h
O profissional no cargo de Selecionador de Material Reciclável CBO 5192-10 trabalhando em Rio Claro - SP, ganha entre 1.747 e 2.376 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 348 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5192-10.
Salário Selecionador de Material Reciclável

Selecionador de Material Reciclável: Rio Grande do Sul

  • 1.272
  • Rio Grande do Sul
  • 1.617 - 2.224
  • 44h
O profissional no cargo de Selecionador de Material Reciclável CBO 5192-10 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.617 e 2.224 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.272 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5192-10.
Salário Selecionador de Material Reciclável São Paulo

Selecionador de Material Reciclável: São Paulo, SP

  • 998
  • São Paulo, SP
  • 1.679 - 2.333
  • 43h
O profissional no cargo de Selecionador de Material Reciclável CBO 5192-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.679 e 2.333 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 998 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5192-10.
Salário Separador de Material Reciclável

Separador de Material Reciclável: Minas Gerais

  • 1.981
  • Minas Gerais
  • 1.450 - 1.988
  • 44h
O profissional no cargo de Separador de Material Reciclável CBO 5192-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.450 e 1.988 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.981 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5192-10.
Salário Separador de Material Reciclável

Separador de Material Reciclável: Rio de Janeiro

  • 739
  • Rio de Janeiro
  • 3.686 - 10.303
  • 43h
O profissional no cargo de Separador de Material Reciclável CBO 5192-10 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 3.686 e 10.303 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 739 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5192-10.
Salário Separador de Material Reciclável

Separador de Material Reciclável: São Paulo

  • 6.543
  • São Paulo
  • 1.754 - 2.544
  • 44h
O profissional no cargo de Separador de Material Reciclável CBO 5192-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.754 e 2.544 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 6.543 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5192-10.
Salário Separador de Material Reciclável Rio de Janeiro

Separador de Material Reciclável: Rio de Janeiro, RJ

  • 335
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 6.376 - 20.325
  • 43h
O profissional no cargo de Separador de Material Reciclável CBO 5192-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 6.376 e 20.325 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 335 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5192-10.