CBO 5153-25 - Socioeducador - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei
O profissional no cargo de Socioeducador CBO 5153-25 planeja e realiza ações socioeducativas para jovens infratores, em regimes de internação, de semiliberdade, de liberdade assistida e de internação provisória Cumpre legislação, procedimentos de segurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.
CBO 5153-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Socioeducador, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei CBO 5153-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5153-25
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores dos serviços.
- Trabalhadores dos serviços de saúde.
- Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei.
O que faz um Socioeducador
O Socioeducador CBO 5153-25 planeja e realiza ações socioeducativas para jovens infratores, que possam contribuir para o desenvolvimento de suas competências para ser e conviver Acompanha a equipe técnica em visitas domiciliares, para diálogo com educando e familiares e para identificação de necessidades.
Recepciona e acolhe o educando, criando vínculo que facilita o reconhecimento das suas aptidões e habilidades, a sua conscientização sobre regras e normas, a sua reflexão sobre riscos, o resgate de sua autoestima e a consideração das suas alternativas de vida.
Desenvolve atividades recreativas, esportivas, culturais, de formação profissional, de lazer, além de oficinas de atividades artísticas Desenvolve com os adolescentes atividades da vida diária – alimentação, higiene pessoal e do ambiente -, para criar hábitos saudáveis de convivência.
Faz o acompanhamento pedagógico dos adolescentes Avalia a adesão a medidas socioeducativas, contribuindo com a elaboração do diagnóstico polidimensional e outros, como Plano Individual de Atendimento – PIA.
Avalia processos de trabalho, considerando casos, ações, práticas e estratégias.
Elabora relatórios - com avaliação dos programas realizados e com análise de estratégias utilizadas -, para subsidiar decisões sobre adoção de ações socioeducativas cada vez mais eficazes Quando atua em instituições de privação de liberdade, realiza procedimentos de segurança.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 5153-25 deve planejar trabalho, avaliar processo de trabalho, identificar necessidades/demandas, abordar assistidos/usuários/educandos/ internos, comunicar-se, sensibilizar assistidos/usuários/ internos, demonstrar competências pessoais, desenvolver atividades sócio-educativas, desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5153-25
O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo.
Atividades exercidas por um Socioeducador CBO 5153-25
Um Socioeducador (ou sinônimo) deve realizar atividades de lazer e cultura, orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres, acompanhar reuniões sócio-educativas, convidar assistidos/usuários para participar de atividade sócio-educativa, analisar práticas, acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos, cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos, requisitar serviços, tomar decisões, solicitar encaminhamento de educandos/ internos, receber denúncias, demonstrar pró atividade, alterar estratégias, abrir procedimento de atendimento, receber informações sobre violação de direitos, demonstrar auto-controle, demonstrar capacidade de compreensão, assumir riscos, participar da elaboração de questionários, participar da elaboração do diagnóstico polidimensional, respeitar diferenças, participar de equipes multidisciplinares, acolher educando, receber demanda espontânea, trabalhar em equipe, desenvolver dinâmica de grupo, observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos, demonstrar flexibilidade, recepcionar educando/ interno, demonstrar capacidade de negociação, verificar a ocorrência de violação de direitos, realizar acompanhamento pedagógico, realizar atividades artísticas, percorrer perímetros e áreas, participar do planejamento do trabalho - ppp,pia,etc, fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos, demonstrar criatividade, buscar identificação e empatia, realizar atividades pedagógicas lúdicas, denunciar situação de risco, acompanhar educandos e/ou técnicos em visitas domiciliares, despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida, demonstrar coragem, analisar resultados, dialogar com assistidos/usuários/educandos, acompanhar a rotina diária do educando/ interno, trocar experiências, aconselhar mudanças de comportamento, observar necessidades de assistidos/usuários/educandos, realizar atividades recreativas e esportivas, avaliar ações, desenvolver oficinas, demonstrar persistência, dialogar com familiares e/ou vizinhança, administrar conflitos, despertar aptidões, habilidades, exercitar atividade de escuta, conscientizar sobre riscos, resgatar auto-estima, participar da elaboração das normas, realizar procedimentos de segurança, avaliar a adesão a medida socioeducativa, servir de exemplo, demonstrar facilidade de comunicação, atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos, elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento, fazer devolutiva, permanecer em estado de alerta, despertar esperança, agir sob pressão, demonstrar entusiasmo, preencher documentos, aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos, conscientezar sobre regras e normas, acompanhar educando nas atividades socioeducativas, apontar alternativas, identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos, analisar casos, contornar situações adversas, criar vínculos, inspirar confiança.