CBO 5141-15 - Sacristão - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores nos serviços de administração de edifícios
O profissional no cargo de Sacristão CBO 5141-15 executa atividades relacionadas à organização e à conservação de uma igreja Presta assistência aos sacerdotes e ministros na realização das cerimônias.
Ornamenta a igreja e organiza material, vestes e paramentos Zela pela segurança das pessoas e do patrimônio de espaços religiosos Providencia a limpeza da igreja e a higienização dos objetos.
Provisiona e mantém o estoque de material Atua conforme preceitos religiosos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5141-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores nos serviços de administração de edifícios que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Sacristão, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores nos serviços de administração de edifícios CBO 5141-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5141-15
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores dos serviços.
- Trabalhadores nos serviços de administração, conservação e manutenção de edifícios e logradouros.
- Trabalhadores nos serviços de administração de edifícios.
O que faz um Sacristão
O Sacristão CBO 5141-15 prepara a igreja para os serviços religiosos, ornamentando o seu interior e organizando o espaço para o coral e para a leitura de textos por fiéis durante a cerimônia Presta assistência aos sacerdotes e ministros, selecionando e preparando as vestes e os paramentos litúrgicos.
Anuncia a hora dos ofícios religiosos, tocando sinos, afixando cartazes ou usando outros meios de comunicação, para convocar os fiéis à participação na cerimônia.
Acompanha os serviços religiosos, atendendo às solicitações do sacerdote ou ministro do culto e providenciando o que se fizer necessário, para assegurar o bom andamento das cerimônias Zela pelos paramentos e objetos usados durante a cerimônia religiosa, guardando-os após o uso, para conservá-los e mantê-los em condições de serem reutilizados.
Pode participar da organização e da realização de festejos religiosos Zela pela segurança das pessoas e do patrimônio, observando e acompanhando a movimentação de indivíduos estranhos, evitando tumultos, prevenindo incêndios e verificando fechamento de portas e janelas.
Relata avarias, solicitando reparos.
Pode acionar atendimento médico, polícia e corpo de bombeiros, quando necessário Providencia a limpeza da nave, do altar e de outros espaços da igreja, utilizando processos e materiais de limpeza apropriados a cada caso.
Higieniza objetos.
Provisiona e mantém o estoque de material Mantém estoques de vinho, velas e outros materiais, providenciando sua reposição e cuidando de sua conservação, para atender às necessidades das cerimônias Pode manter registros e acompanhar turistas e outros visitantes da igreja.
Transmite recados e avisos Pode advertir pessoas, quando necessário.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5141-15 deve prestar assistência aos religiosos, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, zelar pela segurança das pessoas e do patrimônio, atender pessoas, administrar serviços de zeladoria, ornamentar a igreja, preparar vestes litúrgicas.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores nos serviços de administração de edifícios são trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Trabalham em ambiente fechado e a céu aberto. Organizam-se em equipe e são supervisionados permanentemente ou ocasionalmente, dependendo do serviço executado. Trabalham em horários diurnos, noturnos e em regime de rodízio de turno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5141-15
O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental. Os profissionais aprendem a profissão no próprio emprego.
Atividades exercidas por um Sacristão CBO 5141-15
Um Sacristão (ou sinônimo) deve identificar pessoas, demonstrar espírito de equipe, lidar com o público, preparar o material litúrgico, transmitir recados e avisos, dar provas de destreza manual, advertir pessoas, lavar as vestes, trocar velas e toalhas nos altares, selecionar flores para ornamentação, demonstrar desinibição, testar o equipamento de som, manter-se atualizado, limpar bancos, altares e espaço interno da igreja, organizar-se, agir de forma prestativa, passar as vestes, manter postura, supervisionar o trabalho da equipe de apoio nas cerimônias, dar provas de atenção, anunciar o início das celebrações, observar movimentação de pessoas dentro da igreja, instalar luminosos natalinos, executar consertos nas vestes, prevenir incêndios, demonstrar asseio, conter tumultos, colocar flores nos altares, solicitar reparos na igreja, aplicar normas de combate a incêndios, prestar primeiros socorros, demonstrar controle emocional, acionar polícia e corpo de bombeiros, demonstrar educação, tratar as pessoas sem discriminação, demonstrar gentileza, relatar avarias nas instalações, intervir com discrição, expressar-se com clareza, controlar material litúrgico, dar provas de honestidade, acompanhar a movimentação de pessoas, inspecionar as condições das vestes, selecionar as vestes de acordo com o calendário, manter estoque de vinhos, velas, hóstias e materiais de limpeza, recolher o material litúrgico após as celebrações, solicitar polícia, corpo de bombeiros e atendimento hospitalar, dispor o material litúrgico para celebração, operar aparelhos de comunicação, atender às solicitações dos sacerdotes e ministros, adaptar-se a clientela variada, dirigir autos, verificar fechamento de portas e janelas, guardar as vestes, selecionar as leituras conforme calendário, demonstrar senso de responsabilidade, acender e apagar lâmpadas.