CBO 5141-15 - Sacristão

Entenda o que fazem os trabalhadores nos serviços de administração de edifícios no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Sacristão e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Sacristão

Executa atividades relacionadas à organização e à conservação de uma igreja. Presta assistência aos sacerdotes e ministros na realização das cerimônias. Ornamenta a igreja e organiza material, vestes e paramentos. Zela pela segurança das pessoas e do patrimônio de espaços religiosos. Providencia a limpeza da igreja e a higienização dos objetos. Provisiona e mantém o estoque de material. Atua conforme preceitos religiosos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (1/8)
Habilidade (1/8)
Atitude (1/8)
Perfil Ocupacional (1/8)
Prepara a igreja para os serviços religiosos, ornamentando o seu interior e organizando o espaço para o coral e para a leitura de textos por fiéis durante a cerimônia.

Presta assistência aos sacerdotes e ministros, selecionando e preparando as vestes e os paramentos litúrgicos.

Anuncia a hora dos ofícios religiosos, tocando sinos, afixando cartazes ou usando outros meios de comunicação, para convocar os fiéis à participação na cerimônia.

Acompanha os serviços religiosos, atendendo às solicitações do sacerdote ou ministro do culto e providenciando o que se fizer necessário, para assegurar o bom andamento das cerimônias.

Zela pelos paramentos e objetos usados durante a cerimônia religiosa, guardando-os após o uso, para conservá-los e mantê-los em condições de serem reutilizados.

Pode participar da organização e da realização de festejos religiosos.

Zela pela segurança das pessoas e do patrimônio, observando e acompanhando a movimentação de indivíduos estranhos, evitando tumultos, prevenindo incêndios e verificando fechamento de portas e janelas. Relata avarias, solicitando reparos. Pode acionar atendimento médico, polícia e corpo de bombeiros, quando necessário.

Providencia a limpeza da nave, do altar e de outros espaços da igreja, utilizando processos e materiais de limpeza apropriados a cada caso. Higieniza objetos.

Provisiona e mantém o estoque de material. Mantém estoques de vinho, velas e outros materiais, providenciando sua reposição e cuidando de sua conservação, para atender às necessidades das cerimônias.

Pode manter registros e acompanhar turistas e outros visitantes da igreja. Transmite recados e avisos. Pode advertir pessoas, quando necessário.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 1 1 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 1 1 1
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ARITMÉTICA 3 3 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 2 2 1
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 2 2 1
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 4 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 4 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO 2 2 2
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS ROTINAS DE SUPRIMENTO 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ORGANIZAÇÃO E ORNAMENTAÇÃO DE ESPAÇOS LITÚRGICOS 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA PRIMEIROS SOCORROS 2 2 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 2 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO CONTROLE E ARMAZENAGEM APROVISIONAMENTO 2 2 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO CONTROLE E ARMAZENAGEM CONTROLE DE ESTOQUES 3 4 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER EVENTOS E LAZER CERIMONIAL E PROTOCOLO 3 3 1
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER EVENTOS E LAZER DIVULGAÇÃO DE EVENTOS 4 4 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER EVENTOS E LAZER OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - PRÁTICAS DE ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO DE FESTEJOS RELIGIOSOS 3 3 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER EVENTOS E LAZER OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - PROCEDIMENTOS DA ASSISTÊNCIA AOS SACERDOTES E MINISTROS NA REALIZAÇÃO DE CERIMÔNIAS RELIGIOSAS 5 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO OUTROS CONHECIMENTOS DE TURISMO (ESPECIFICAR:..) - PROCEDIMENTOS DE APRESENTAÇÃO DA IGREJA PARA TURISTAS E OUTROS VISITANTES 2 2 2
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS SERVIÇOS DE LAVANDERIA, PASSADORIA E REPAROS REPAROS DE ROUPAS 2 3 1
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS LIMPEZA E CONSERVAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - MANUTENÇÃO DE PRIMEIRO NÍVEL PARA CONSERVAÇÃO DE IGREJAS 3 3 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA 3

Condições de Trabalho

São trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Trabalham em ambiente fechado e a céu aberto. Organizam-se em equipe e são supervisionados permanentemente ou ocasionalmente, dependendo do serviço executado. Trabalham em horários diurnos, noturnos e em regime de rodízio de turno.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental. Os profissionais aprendem a profissão no próprio emprego.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • atender pessoas;
  • zelar pela segurança das pessoas e do patrimônio;
  • prestar assistência aos religiosos;
  • preparar vestes litúrgicas;
  • administrar serviços de zeladoria;
  • ornamentar a igreja;
  • passar as vestes;
  • supervisionar o trabalho da equipe de apoio nas cerimônias;
  • aplicar normas de combate a incêndios;
  • organizar-se;
  • dar provas de destreza manual;
  • manter estoque de vinhos, velas, hóstias e materiais de limpeza;
  • instalar luminosos natalinos;
  • relatar avarias nas instalações;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • testar o equipamento de som;
  • identificar pessoas;
  • conter tumultos;
  • transmitir recados e avisos;
  • operar aparelhos de comunicação;
  • dirigir autos;
  • dar provas de atenção;
  • demonstrar gentileza;
  • intervir com discrição;
  • advertir pessoas;
  • adaptar-se a clientela variada;
  • selecionar flores para ornamentação;
  • recolher o material litúrgico após as celebrações;
  • prestar primeiros socorros;
  • dispor o material litúrgico para celebração;
  • prevenir incêndios;
  • anunciar o início das celebrações;
  • solicitar reparos na igreja;
  • selecionar as vestes de acordo com o calendário;
  • lavar as vestes;
  • guardar as vestes;
  • lidar com o público;
  • acompanhar a movimentação de pessoas;
  • selecionar as leituras conforme calendário;
  • demonstrar desinibição;
  • preparar o material litúrgico;
  • controlar material litúrgico;
  • trocar velas e toalhas nos altares;
  • expressar-se com clareza;
  • demonstrar senso de responsabilidade;
  • atender às solicitações dos sacerdotes e ministros;
  • tratar as pessoas sem discriminação;
  • inspecionar as condições das vestes;
  • demonstrar educação;
  • dar provas de honestidade;
  • demonstrar controle emocional;
  • demonstrar asseio;
  • acender e apagar lâmpadas;
  • verificar fechamento de portas e janelas;
  • colocar flores nos altares;
  • limpar bancos, altares e espaço interno da igreja;
  • manter postura;
  • solicitar polícia, corpo de bombeiros e atendimento hospitalar;
  • acionar polícia e corpo de bombeiros;
  • executar consertos nas vestes;
  • manter-se atualizado;
  • observar movimentação de pessoas dentro da igreja;
  • agir de forma prestativa;

Divisões de categorias profissionais do CBO 5141-15

CBO 5141-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de sacristão que pertence ao grupo dos trabalhadores nos serviços de administração de edifícios, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores nos serviços de administração, conservação e manutenção de edifícios e logradouros
        • Trabalhadores nos serviços de administração de edifícios

Cargos e salários CBO 5141-15 - Trabalhadores nos serviços de administração de edifícios

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 514115 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Trabalhadores nos serviços de administração de edifícios em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
5141-15 Sacristão Brasil 41h 575
5141-15 Fiscal de Capela Brasil 41h 575

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial