CBO 5134-35 - Atendente de lanchonete - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria

O profissional no cargo de Atendente de lanchonete CBO 5134-35 recepciona e atende clientes em lanchonete ou estabelecimento similar, providenciando a preparação de lanches - quentes ou frios -, salgados, sucos, café ou outras pequenas refeições solicitadas Organiza a estrutura de apoio, preparando o mise em place.

Pode encaminhar os pedidos do cliente para preparo ou assumir a preparação Mantém a limpeza, a higienização e a conservação da lanchonete Controla o estoque de produtos.

Cumpre os procedimentos técnicos de higiene e boas práticas nos serviços de alimentação e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 5134-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Atendente de lanchonete, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-35 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-35

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Trabalhadores dos serviços.
      • Trabalhadores dos serviços de hotelaria e alimentação.
        • Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.

O que faz um Atendente de lanchonete

O Atendente de lanchonete CBO 5134-35 organiza o ambiente, preparando o mise em place Arruma os utensílios e os equipamentos para a realização dos serviços.

Verifica se as mesas e o balcão estão limpos.

Confere se os produtos, para preparação das pequenas refeições, estão disponíveis, de acordo com o cardápio Abastece as máquinas de refrigerante.

Coloca bebidas para gelar Pode colocar alimentos em expositores climatizados.

Acolhe e recepciona o cliente, acompanhando-o à mesa ou lhe indicando um lugar no balcão.

Fornece o cardápio ao cliente, prestando-lhe informações sobre as bebidas e os pratos oferecidos Anota os pedidos, podendo encaminhá-los para preparo ou assumir a preparação.

Prepara o prato e a bebida, de acordo com as receitas dos itens constantes no cardápio.

Prepara sanduíche, hambúrguer, salada de frutas ou outro alimento, usando processador de alimentos, chapa, fritadeira ou outro equipamento Prepara milk shake, café, chá, suco ou outra bebida, usando extrator de suco, centrífuga de frutas, cafeteira, liquidificador ou outro equipamento Coloca prato, talheres, copo, guardanapo, condimentos e saleiro sobre a mesa ou balcão.

Transporta, em bandeja, e serve a refeição Pode acondicionar alimento e bebida para viagem Fornece a conta quando solicitada, podendo também realizar o recebimento do valor devido.

Limpa mesas, balcões e assentos para acomodar um novo cliente Empilha pratos, talheres, copos e utensílios sujos e os leva para lavar ou para o descarte apropriado.

Após o término do horário de atendimento, recolhe utensílios e equipamentos utilizados Mantém a limpeza, a higienização e a conservação do espaço da lanchonete, das louças, dos utensílios, das bandejas e dos equipamentos Pode operar máquina de lavar louça.

Arruma as cadeiras e as mesas Guarda produtos Organiza equipamentos e utensílios.

Armazena os alimentos e as bebidas, conforme critérios de segurança alimentar Controla o estoque de produtos, verificando a necessidade de reposição Recebe as mercadorias compradas, conferindo os itens.

Pode solicitar serviço de manutenção das máquinas e dos equipamentos da lanchonete Descarta resíduos e sobras, de acordo com as regras do local.

Funções do cargo

O funcionário CBO 5134-35 deve montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar, demonstrar competências pessoais, preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc, servir o cliente, higienizar utensílios e equipamentos, organizar o trabalho, desmontar praça, atender o cliente.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria os trabalhadores dessas ocupações, normalmente, têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada ou, eventualmente, trabalham como autônomo com comissão. Atuam, predominantemente, no ramo de atividades ligadas a hotelaria, alimentação, saúde, serviços sociais e atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, em ambientes fechados, com revezamento de turnos e supervisão ocasional. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos e com exposição a ruído intenso, podendo levar à situação de estresse. Eventualmente, em hospitais, podem ser expostos à radiação.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5134-35

Para o acesso ao trabalho nessa família ocupacional é exigido, no mínimo, o ensino fundamental incompleto e até um ano de experiência. A formação profissional ocorre com a prática no local de trabalho ou em cursos profissionalizantes. O trabalhador tem a possibilidade de ascender na carreira, iniciando a mesma como ajudante ou auxiliar, podendo atingir a ocupação de maître (família ocupacional 5101). O garçon de vinho e o Barista, para os quais é requerido o ensino médio, necessitam de especialização e experiência de um a dois anos. O mercado de trabalho tende a aumentar a exigência do nível de qualificação e profissionalização desses trabalhadores.

Atividades exercidas por um Atendente de lanchonete CBO 5134-35

Um Atendente de lanchonete (ou sinônimo) deve trabalhar sob pressão, tirar pedido, demonstrar discreção, servir vinho, cerveja, chope, cachaça e saquê, repor bebidas, informar previsão de tempo de espera, verificar quantidade e disponibilidade de produtos, selecionar enxoval de copos, preparar sorvetes, milk shakes e chantilly, guardar produtos, montar kits de descartáveis - guardanapos, talheres, sal, preparar couvert, substituir cobre-manchas, selecionar alimentos e bebidas, demonstrar cordialidade, retirar restos de comida, fazer porções para viagem, encaminhar pedidos para cozinha e bar, destinar o lixo, preparar saladas, demonstrar proatividade, colocar bebidas para gelar, secar louça e/ou prataria, lavar utensílios, retirar louça e prataria da máquina de lavar, demonstrar acuidade sensorial, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar criatividade, controlar sobras e perdas, dar sugestões, preparar sanduíches, entregar cardápio, desmontar mesas, esterilizar instrumentos e materiais, organizar espaço, questionar as preferências do cliente, servir aperitivos, limpar equipamentos, administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas, conferir ordem de serviço, servir sobremesas, acomodar cliente, organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place, separar lixo, limpar o chão, inventariar bebidas consumidas, demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores, preparar bebidas - sucos, coquetéis, drinques, aperitivos etc, providenciar gelo, checar pedido antes de servir, servir café, demonstrar capacidade de organização, observar ponto de cozimento dos alimentos, demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar, preparar frutas, servir bebidas, selecionar utensílios, limpar mesa, montar mesa, bandeja, balcão e bar, verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos, demonstrar atenção focada, acompanhar cliente a mesa, limpar prataria, trabalhar em equipe, pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar, desmontar o bufê - buffet, dobrar guardanapos, recepcionar cliente, controlar acesso de pessoas, atender reclamações do cliente, servir charutos, ouvir atentamente - saber ouvir, forrar bandeja, descongelar alimentos, fornecer informações ao cliente, servir pratos, aquecer alimentos, escolher louça, observar apresentação dos pratos, preparar café, descrever pratos e produtos oferecidos, checar conta, substituir cinzeiros, demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool, demonstrar dinamismo, receber contas, cumprir normas e procedimentos sanitários, limpar bandejas e carrinho, servir chá, licores e digestivos, controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas, tirar toalhas, cortar frutas para decoração, repor material de apoio, limpar balcão e bancada, verificar estoque de bebidas e/ou alimentos, contornar situações adversas, demonstrar equilíbrio emocional, inventariar material - louças, pratarias, enxoval de copos, enxoval de mesa, selecionar produtos - limpeza e outros, requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza, trazer conta, guardar louças, copos e/ou prataria, recolher louças, talheres, copos e/ou bandejas.

Cargos e salários CBO 5134-35 - Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria

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