CBO 5134-35 - Atendente de lanchonete

Entenda o que fazem os trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Atendente de lanchonete e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Atendente de lanchonete

O Atendente de Lanchonete recepciona e atende clientes em lanchonete ou estabelecimento similar, providenciando a preparação de lanches - quentes ou frios -, salgados, sucos, café ou outras pequenas refeições solicitadas. Organiza a estrutura de apoio, preparando o mise em place. Pode encaminhar os pedidos do cliente para preparo ou assumir a preparação. Mantém a limpeza, a higienização e a conservação da lanchonete. Controla o estoque de produtos. Cumpre os procedimentos técnicos de higiene e boas práticas nos serviços de alimentação e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 5134-35

Conhecimento (1/8)
Habilidade (1/8)
Atitude (1/8)
Perfil Ocupacional (1/8)
Organiza o ambiente, preparando o mise em place. Arruma os utensílios e os equipamentos para a realização dos serviços. Verifica se as mesas e o balcão estão limpos. Confere se os produtos, para preparação das pequenas refeições, estão disponíveis, de acordo com o cardápio. Abastece as máquinas de refrigerante. Coloca bebidas para gelar. Pode colocar alimentos em expositores climatizados.

Acolhe e recepciona o cliente, acompanhando-o à mesa ou lhe indicando um lugar no balcão. Fornece o cardápio ao cliente, prestando-lhe informações sobre as bebidas e os pratos oferecidos.

Anota os pedidos, podendo encaminhá-los para preparo ou assumir a preparação.

Prepara o prato e a bebida, de acordo com as receitas dos itens constantes no cardápio. Prepara sanduíche, hambúrguer, salada de frutas ou outro alimento, usando processador de alimentos, chapa, fritadeira ou outro equipamento. Prepara milk shake, café, chá, suco ou outra bebida, usando extrator de suco, centrífuga de frutas, cafeteira, liquidificador ou outro equipamento.

Coloca prato, talheres, copo, guardanapo, condimentos e saleiro sobre a mesa ou balcão. Transporta, em bandeja, e serve a refeição. Pode acondicionar alimento e bebida para viagem.

Fornece a conta quando solicitada, podendo também realizar o recebimento do valor devido.

Limpa mesas, balcões e assentos para acomodar um novo cliente.

Empilha pratos, talheres, copos e utensílios sujos e os leva para lavar ou para o descarte apropriado.

Após o término do horário de atendimento, recolhe utensílios e equipamentos utilizados.

Mantém a limpeza, a higienização e a conservação do espaço da lanchonete, das louças, dos utensílios, das bandejas e dos equipamentos. Pode operar máquina de lavar louça.

Arruma as cadeiras e as mesas. Guarda produtos. Organiza equipamentos e utensílios.

Armazena os alimentos e as bebidas, conforme critérios de segurança alimentar.

Controla o estoque de produtos, verificando a necessidade de reposição. Recebe as mercadorias compradas, conferindo os itens.

Pode solicitar serviço de manutenção das máquinas e dos equipamentos da lanchonete.

Descarta resíduos e sobras, de acordo com as regras do local.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 1 1 1
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ARITMÉTICA 2 2 1
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 2 2 1
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 2 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 3 3 1
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - VOCABULÁRIO ESPECÍFICO DA ÁREA DA ALIMENTAÇÃO 4 3 2
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 4 4 1
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SAÚDE OCUPACIONAL 4 4 1
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NUTRIÇÃO E DIETÉTICA BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS 4 5 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NUTRIÇÃO E DIETÉTICA HIGIENE DOS ALIMENTOS 4 5 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO PEDIDOS: ANOTAÇÃO, ABERTURA, FECHAMENTO DE CONTAS 4 4 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO PROCEDIMENTOS DE MISE EM PLACE 3 3 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO SEGURANÇA ALIMENTAR 2 2 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO SELEÇÃO DE INGREDIENTES DE ALIMENTAÇÃO 4 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO SELEÇÃO DE MATERIAIS (UTENSÍLIOS E EQUIPAMENTOS) DE ALIMENTAÇÃO 4 3 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO DE ALIMENTOS 3 3 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO TÉCNICAS DE ARMAZENAMENTO DE ALIMENTOS E BEBIDAS 4 4 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO TÉCNICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS 5 5 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO TIPOS E PERFIS DE CLIENTES (CARACTERÍSTICAS, DESEJOS, NECESSIDADES) 3 3 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - OPERAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE LAVAR LOUÇA E ENXOVAL DE LANCHONETES E BARES 4 4 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - OPERAÇÃO DE EQUIPAMENTOS: CHAPA QUENTE, FRITADEIRA, FORNO MICRO-ONDAS E ELÉTRICO E LIQUIDIFICADOR 5 4 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - ORGANIZAÇÃO DE MESA E BALCÃO EM LANCHONETES E SIMILARES 4 4 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - PLANEJAMENTO DOS SERVIÇOS EM LANCHONETES E ESTABELECIMENTOS SIMILARES 2 2 1
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE PREPARO DE LANCHES, SALGADOS, SALADAS, SUCOS E REFEIÇÕES RÁPIDAS 4 5 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER NORMAS TÉCNICAS PARA GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO 3 3 1

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 5 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA ESTÁTICA 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - SENSIBILIDADE OLFATIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA 4

Condições de Trabalho

Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria os trabalhadores dessas ocupações, normalmente, têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada ou, eventualmente, trabalham como autônomo com comissão. Atuam, predominantemente, no ramo de atividades ligadas a hotelaria, alimentação, saúde, serviços sociais e atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, em ambientes fechados, com revezamento de turnos e supervisão ocasional. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos e com exposição a ruído intenso, podendo levar à situação de estresse. Eventualmente, em hospitais, podem ser expostos à radiação.

Exigências do mercado de trabalho

Para o acesso ao trabalho nessa família ocupacional é exigido, no mínimo, o ensino fundamental incompleto e até um ano de experiência. A formação profissional ocorre com a prática no local de trabalho ou em cursos profissionalizantes. O trabalhador tem a possibilidade de ascender na carreira, iniciando a mesma como ajudante ou auxiliar, podendo atingir a ocupação de maître (família ocupacional 5101). O garçon de vinho e o Barista, para os quais é requerido o ensino médio, necessitam de especialização e experiência de um a dois anos. O mercado de trabalho tende a aumentar a exigência do nível de qualificação e profissionalização desses trabalhadores.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar;
  • Servir o cliente;
  • Desmontar praça;
  • Organizar o trabalho;
  • Preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Atender o cliente;
  • Higienizar utensílios e equipamentos;
  • Trabalhar em equipe;
  • Substituir cinzeiros;
  • Checar conta;
  • Controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas;
  • Limpar o chão;
  • Recolher louças, talheres, copos e/ou bandejas;
  • Selecionar alimentos e bebidas;
  • Separar lixo;
  • Cortar frutas para decoração;
  • Secar louça e/ou prataria;
  • Lavar utensílios;
  • Demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores;
  • Demonstrar dinamismo;
  • Pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar;
  • Demonstrar discreção;
  • Servir sobremesas;
  • Trabalhar sob pressão;
  • Dobrar guardanapos;
  • Demonstrar acuidade sensorial;
  • Demonstrar criatividade;
  • Preparar couvert;
  • Limpar equipamentos;
  • Demonstrar cordialidade;
  • Recepcionar cliente;
  • Observar ponto de cozimento dos alimentos;
  • Descrever pratos e produtos oferecidos;
  • Verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos;
  • Demonstrar equilíbrio emocional;
  • Montar mesa, bandeja, balcão e bar;
  • Guardar produtos;
  • Cumprir normas e procedimentos sanitários;
  • Preparar café;
  • Fornecer informações ao cliente;
  • Acomodar cliente;
  • Demonstrar capacidade de organização;
  • Verificar quantidade e disponibilidade de produtos;
  • Colocar bebidas para gelar;
  • Inventariar bebidas consumidas;
  • Contornar situações adversas;
  • Preparar bebidas - sucos, coquetéis, drinques, aperitivos etc;
  • Escolher louça;
  • Trazer conta;
  • Demonstrar capacidade de comunicação;
  • Selecionar produtos - limpeza e outros;
  • Controlar sobras e perdas;
  • Descongelar alimentos;
  • Repor bebidas;
  • Receber contas;
  • Preparar sorvetes, milk shakes e chantilly;
  • Servir chá, licores e digestivos;
  • Servir aperitivos;
  • Servir café;
  • Administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas;
  • Organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place;
  • Atender reclamações do cliente;
  • Preparar saladas;
  • Limpar mesa;
  • Substituir cobre-manchas;
  • Desmontar o bufê - buffet;
  • Forrar bandeja;
  • Tirar pedido;
  • Destinar o lixo;
  • Montar kits de descartáveis - guardanapos, talheres, sal;
  • Desmontar mesas;
  • Controlar acesso de pessoas;
  • Encaminhar pedidos para cozinha e bar;
  • Preparar sanduíches;
  • Limpar balcão e bancada;
  • Retirar louça e prataria da máquina de lavar;
  • Verificar estoque de bebidas e/ou alimentos;
  • Conferir ordem de serviço;
  • Ouvir atentamente - saber ouvir;
  • Limpar prataria;
  • Demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool;
  • Selecionar enxoval de copos;
  • Demonstrar proatividade;
  • Checar pedido antes de servir;
  • Entregar cardápio;
  • Informar previsão de tempo de espera;
  • Servir vinho, cerveja, chope, cachaça e saquê;
  • Organizar espaço;
  • Retirar restos de comida;
  • Providenciar gelo;
  • Limpar bandejas e carrinho;
  • Selecionar utensílios;
  • Aquecer alimentos;
  • Servir charutos;
  • Acompanhar cliente a mesa;
  • Demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar;
  • Repor material de apoio;
  • Questionar as preferências do cliente;
  • Observar apresentação dos pratos;
  • Fazer porções para viagem;
  • Servir pratos;
  • Tirar toalhas;
  • Dar sugestões;
  • Esterilizar instrumentos e materiais;
  • Inventariar material - louças, pratarias, enxoval de copos, enxoval de mesa;
  • Demonstrar atenção focada;
  • Servir bebidas;
  • Guardar louças, copos e/ou prataria;
  • Requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza;
  • Preparar frutas;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-35

CBO 5134-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de atendente de lanchonete que pertence ao grupo dos trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de hotelaria e alimentação
        • Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria