CBO 5101-35 - Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 5101-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Maître supervisiona os serviços prestados em restaurantes, em eventos e em outros locais que servem comidas preparadas e bebidas, atendendo clientes, controlando o suprimento de matérias-primas e produtos, monitorando o funcionamento dos equipamentos, verificando o estado de conservação das instalações, coordenando e supervisionando o desempenho da equipe de trabalho, examinando a qualidade dos serviços prestados, e verificando o nível de satisfação dos clientes Elabora relatórios de operação e de avaliação.

Promove atividades de capacitação da equipe de trabalho Cumpre procedimentos, normas da vigilância sanitária e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios CBO 5101-35 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5101-35

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios.
      • Trabalhadores dos serviços.

O que faz um Maître

O Maître (ou similar) planeja as rotinas de servir comidas preparadas e bebidas nos restaurantes, nos eventos e em outros locais, definindo as funções da equipe de trabalho e descrevendo os procedimentos para execução dos serviços Orienta os garçons em relação ao cardápio e às opções de bebida, detalhando a composição dos pratos e expondo as características de vinhos, licores e outras bebidas.

Planeja operações para datas especiais.

Atende clientes, recepcionando-os e encaminhando-os à mesa escolhida Orienta os pedidos dos clientes, aplicando técnicas de harmonização entre alimentos e bebidas.

Atende reclamações dos clientes, verificando seus fundamentos e procurando solucionar os problemas apontados Pode acompanhar visitações de clientes nas instalações do restaurante.

Coordena e supervisiona os serviços de mesa.

Controla o tempo para preparação de alimentos e bebidas e para entrega do pedido aos clientes Pode finalizar pratos.

Avalia a execução dos serviços, analisando opiniões dos clientes.

Examina a preparação de ambientes onde alimentos e bebidas são servidos Analisa a apresentação dos pratos e das bebidas Verifica a aceitação de novos serviços e a utilização de novos equipamentos e utensílios.

Controla o suprimento de matérias-primas e produtos no salão do restaurante ou em outro local onde alimentos e bebidas são servidos Verifica o consumo de matérias-primas e produtos e requisita aquisição para reposição Controla recebimento de mercadorias e supervisiona locais de armazenamento e acondicionamento de matérias-primas e produtos.

Examina o prazo de validade de produtos Examina o estado de conservação das instalações e monitora o funcionamento de equipamentos, executando pequenos reparos e encaminhando requisição de serviços de manutenção.

Verifica os resultados de serviços de dedetização Coordena a equipe de trabalho, dimensionando pessoal, atribuindo tarefas, delegando responsabilidades e orientando a execução dos serviços Controla o uso de uniformes e a higiene pessoal da equipe.

Soluciona situações de conflito na equipe e problemas entre a equipe e os clientes Administra recursos humanos, participando da seleção de pessoal, controlando absenteísmo e estabelecendo escala de horários e folgas Estabelece rotinas de passagem de turnos.

Supervisiona a equipe de trabalho, determinando parâmetros para avaliação de execução de tarefas e coletando dados sobre desempenho Examina o tempo de execução e a qualidade do trabalho da equipe na realização de tarefas Realiza reuniões de avaliação da equipe.

Levanta as necessidades de treinamento e providencia as atividades de capacitação Instrui a equipe sobre normas e regras do estabelecimento Organiza treinamento para execução de novos serviços e para uso de novos equipamentos e produtos Simula atividades para aprendizagem Propõe programa de treinamento externo para a equipe.

Elabora relatórios de operação e de avaliação, registrando ocorrências, expondo o consumo e a perda de matérias-primas de alimentos e bebidas, relatando a avaliação de cardápio, preparando informações sobre quebra e reposição de utensílios, e apresentando o nível de satisfação dos clientes Elabora relatório estatístico de vendas do restaurante Conserva o salão do restaurante limpo e organizado, supervisionando a aplicação de boas práticas de higienização de instalações físicas e utensílios Controla desperdícios, com o reaproveitamento de material, sempre que possível Orienta o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais Zela pela segurança das pessoas, assegurando o cumprimento das normas, identificando e eliminando as condições inseguras, orientando e conscientizando a equipe para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Funções

O funcionário CBO 5101-35 deve coordenar equipe de trabalho, avaliar execução de serviços, planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios, demonstrar competências pessoais, preparar alimentos e bebidas, atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes, elaborar relatórios de operação e de avaliação, avaliar desempenho de funcionários, treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes.

Atividades exercidas por um Maître CBO 5101-35

Um Maître (ou sinônimo) deve supervisionar higiene pessoal dos funcionários, instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa, manter-se atualizado, providenciar reparos de equipamentos e instalações, analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços, demonstrar agilidade, elaborar normas para treinamento de funcionários, participar de programas de treinamento, demonstrar bom senso, controlar consumo de matérias-primas e insumos, acomodar clientes, elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas, examinar preparação de ambientes - quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros, pesquisar receitas de preparo de bebidas, gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias, avaliar funcionários para promoções, registrar ocorrências nos setores, tratar clientes e subordinados com cortesia, finalizar pratos e bebidas, avaliar novos equipamentos e utensílios, realizar reuniões de avaliação de funcionários, propor treinamento externo para funcionários, demonstrar atitudes inovadoras, acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários, escolher matéria-prima, distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes, orientar execução dos serviços, controlar recebimento de mercadorias e valores, finalizar atendimento ao cliente, programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes, coletar dados sobre desempenho de funcionários, controlar guarda de bilhetes, supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos, programar abastecimento dos setores, intermediar informações entre equipe e superiores, organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos, delegar responsabilidade aos funcionários, elaborar cronogramas de execução de tarefas, examinar produtos, segundo validade de utilização, descrever procedimentos de execução dos serviços, verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização, manter bons hábitos de higiene, planejar operações para datas especiais, verificar estado das instalações, controlar preparação dos alimentos, estabelecer rotinas de passagem de turnos, orientar pedido do cliente, avaliar comportamento do funcionário com o cliente, elaborar relatório sobre avaliação de cardápio, criar receitas de preparo de alimentos, coletar dados sobre operação de reservas, pesquisar receitas de preparo de alimentos, promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis, encaminhar clientes, avaliar qualidade e apresentação dos pratos, dimensionar equipe de trabalho, registrar pedido do cliente, acompanhar visitações, demonstrar iniciativa na resolução de problemas, distribuir funcionários em setores, motivar funcionários, providenciar atividades de capacitação, adequar equipe a situações atípicas, definir funções da equipe de trabalho, coletar dados sobre venda de bilhetes, simular atividades para aprendizagem, executar preparação de alimentos e bebidas, determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas, operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria, manter boa postura pessoal, organizar treinamento para execução de novos serviços, criar receitas de preparo de bebidas, planejar cardápios de bebidas, atender reclamações, calcular custo de alimentos e bebidas, detectar necessidades de treinamento ou reciclagem, elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes, pesquisar preços de produtos, avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes, demonstrar senso de organização, executar trabalho de subordinados, verificar funcionamento de equipamentos, definir trajetórias para condutores e maquinistas, sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela, elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais, sugerir atualização de equipamentos, avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas, determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários, realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo, estabelecer escala de horários e folgas de funcionários, elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente, liderar equipe, atribuir tarefas aos funcionários, controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual, recepcionar clientes, solicitar auto-avaliação dos funcionários, participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes, degustar alimentos e bebidas.

Cargos e salários CBO 5101-35 - Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

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