CBO 4221-10 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4221-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Recepcionista de consultório médico ou dentário realiza procedimentos de recepção e de atendimento aos pacientes de consultórios e de centros médicos ou odontológicos Planeja a rotina, organizando o ambiente da recepção.
Recepciona, registra e controla a movimentação de pacientes e de seus acompanhantes Organiza e administra o cadastro de pacientes Agenda consulta ou cirurgia, sob orientação de médico ou dentista.
Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Cumpre normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista de consultório médico ou dentário
O Recepcionista de consultório médico ou dentário (ou similar) planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e limpo e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Averígua a ocorrência de eventos com participação do médico ou dentista.
Pode acionar serviço de higienização.
Recepciona, registra e controla a movimentação de pacientes e de seus acompanhantes Verifica o cadastro do paciente e o horário agendado para atendimento.
Fornece informações sobre os serviços de atendimento médico ou odontológico a pacientes e a seus acompanhantes Anuncia a chegada do paciente ao médico ou dentista.
Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.
Atende à solicitação do médico ou dentista para agendamento de consulta para o paciente Pode agendar cirurgia, consultando mapas de internação cirúrgica e fazendo contato com convênios médicos e hospitais, sob orientação do médico ou dentista.
Efetua acertos em contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos.
Recebe, registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o médico ou dentista Organiza arquivo de documentos físicos ou digitais.
Organiza a distribuição de correspondências, encomendas e entregas Opera sistemas informatizados de controle de serviços prestados e de cadastro de pacientes e fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle.
Consulta banco de dados Interage e comunica-se com médicos e dentistas e com os encarregados pelos serviços de segurança e administração do consultório ou centro médico ou odontológico.
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Funções
O funcionário CBO 4221-10 deve recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, observar normas internas de segurança, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, organizar informações a serem prestadas, planejar o cotidiano, agendar serviços.
Atividades exercidas por um Recepcionista de consultório médico ou dentário CBO 4221-10
Um Recepcionista de consultório médico ou dentário (ou sinônimo) deve verificar mapa de internação cirúrgico, agir com bom senso, oferecer transporte ao cliente, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, receber pagamentos, encaminhar o cliente para os diversos setores, demonstrar conhecimentos de informática, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, atender o cliente com informações precisas, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, avisar a enfermagem da chegada do paciente, demosntrar iniciativa, demonstrar senso de organização, agendar reservas / consultas dos clientes, bloquear apartamento, verificar cadastro e reserva, demonstrar entusiasmo, planejar o dia seguinte, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, circular informações internas, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, solicitar o serviço de manobrista, identificar o espaço físico da empresa, demonstrar eficiência, organizar materiais de trabalho, demonstrar pró atividade, imprimir listagem de pacientes internados, fornecer serviço de cofre, anotar telefonemas e recados, averiguar agenda semanal de eventos, ouvir com atenção, acionar serviço de higienização, oferecer auxílio para a bagagem, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, providenciar solicitações de reservas especiais, demonstrar interesse, pedir forma de garantia de pagamento, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, transmitir recados e fax, pré-cadastrar o cliente, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, organizar malotes, entregar o crachá de visitante na entrada, anunciar a chegada do cliente, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, emitir notas fiscais e recibos, coordenar equipe, internar o paciente, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, demonstrar respeito mútuo, participar de reuniões na troca de turnos, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, demonstrar paciência, distribuir jornais, revistas, flores etc., consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, imprimir relatórios de controle, acionar alarme de segurança em caso de assalto, verificar o pedido de internação, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, demonstrar espírito de equipe, demonstrar autonomia, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, interagir com os outros departamentos, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, distribuir malotes, guardar volumes de prestadores de serviços, intermediar na obtenção de autorizações dos convênios, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, acolher o cliente e passageiro, demonstrar empatia, registrar acompanhantes.