CBO 4221-10 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4221-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
Funções
prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, comunicar-se, observar normas internas de segurança, demonstrar competências pessoais, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, planejar o cotidiano, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, agendar serviços.
Atividades
auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, coordenar equipe, demonstrar conhecimentos de informática, encaminhar o cliente para os diversos setores, oferecer auxílio para a bagagem, anotar telefonemas e recados, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, receber pagamentos, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, interagir com os outros departamentos, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, acionar serviço de higienização, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, oferecer transporte ao cliente, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, acolher o cliente e passageiro, demonstrar espírito de equipe, providenciar solicitações de reservas especiais, transmitir recados e fax, intermediar na obtenção de autorizações dos convênios, distribuir jornais, revistas, flores etc., auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, fornecer serviço de cofre, agendar reservas / consultas dos clientes, demosntrar iniciativa, agir com bom senso, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, atender o cliente com informações precisas, demonstrar entusiasmo, identificar o espaço físico da empresa, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, entregar o crachá de visitante na entrada, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, solicitar o serviço de manobrista, participar de reuniões na troca de turnos, emitir notas fiscais e recibos, verificar mapa de internação cirúrgico, anunciar a chegada do cliente, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, demonstrar autonomia, guardar volumes de prestadores de serviços, pedir forma de garantia de pagamento, organizar materiais de trabalho, verificar cadastro e reserva, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, bloquear apartamento, demonstrar interesse, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, ouvir com atenção, demonstrar senso de organização, avisar a enfermagem da chegada do paciente, acionar alarme de segurança em caso de assalto, imprimir listagem de pacientes internados, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, pré-cadastrar o cliente, demonstrar respeito mútuo, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, distribuir malotes, demonstrar empatia, circular informações internas, planejar o dia seguinte, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, verificar o pedido de internação, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, demonstrar paciência, internar o paciente, averiguar agenda semanal de eventos, organizar malotes, registrar acompanhantes, demonstrar eficiência, imprimir relatórios de controle, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, demonstrar pró atividade.