CBO 4221-05 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Recepcionista, em geral realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.
Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.
Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista, em geral
O Recepcionista, em geral (ou similar) planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.
Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.
Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.
Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.
Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.
Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.
Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.
Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.
Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.
Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.
Funções
O funcionário CBO 4221-05 deve demonstrar competências pessoais, agendar serviços, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, comunicar-se, organizar informações a serem prestadas, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano, observar normas internas de segurança.
Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05
Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, interagir com os outros departamentos, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, demonstrar eficiência, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, demonstrar interesse, demonstrar espírito de equipe, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, agendar reservas / consultas dos clientes, providenciar solicitações de reservas especiais, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, demonstrar senso de organização, pré-cadastrar o cliente, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, transmitir recados e fax, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, demonstrar paciência, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, demonstrar respeito mútuo, encaminhar o cliente para os diversos setores, guardar volumes de prestadores de serviços, entregar o crachá de visitante na entrada, distribuir malotes, demonstrar entusiasmo, anunciar a chegada do cliente, ouvir com atenção, conferir documentos com identificação, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., circular informações internas, demonstrar empatia, receber pagamentos, agir com bom senso, demonstrar autonomia, coordenar equipe, acolher o cliente e passageiro, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, demonstrar pró atividade, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, propor associação de programas de fidelidade, participar de reuniões na troca de turnos, anotar telefonemas e recados, organizar materiais de trabalho, conferir idoneidade dos clientes, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, acionar alarme de segurança em caso de assalto, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, atender o cliente com informações precisas, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, demosntrar iniciativa, demonstrar conhecimentos de informática, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, verificar cadastro e reserva, identificar o espaço físico da empresa, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, imprimir relatórios de controle, efetuar acertos em contas, fornecer informações meteorológicas, averiguar horário de saída dos grupos, oferecer auxílio para a bagagem, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, emitir notas fiscais e recibos, organizar malotes.