CBO 4212-05 - Coletadores de apostas e de jogos - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4212-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de coletadores de apostas e de jogos que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Recebedor de apostas (loteria) realiza atendimento ao público na venda de apostas lotéricas, recebendo, verificando e registrando as apostas e entregando os prêmios aos clientes Recebe valores correspondentes a pagamento de boletos bancários e de contas diversas e realiza outras operações de prestações de serviços delegadas pela Caixa Econômica Federal às unidades lotéricas.
Cumpre normas regulamentadoras do sistema bancário, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Coletadores de apostas e de jogos CBO 4212-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4212-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Coletadores de apostas e de jogos.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recebedor de apostas (loteria)
O Recebedor de apostas (loteria) (ou similar) inicia as atividades diárias conectando o terminal do computador, fazendo a abertura do caixa e conferindo os valores de dinheiro disponíveis em papel e moeda Expõe bilhetes de loteria à venda e outros produtos impressos, além de resultados dos sorteios recentemente realizados.
Repõe os volantes de apostas.
Atende clientes, prestando-lhes informações sobre as opções de loterias e sobre o horário de encerramento das apostas Presta informações, ainda, sobre o uso do sistema online de apostas.
Desempenha as atividades referentes à venda de apostas lotéricas, orientando o preenchimento dos volantes, conferindo as apostas e recebendo o valor pago Fornece comprovante das apostas efetivadas e entrega os bilhetes impressos adquiridos.
Realiza pagamento de prêmios aos ganhadores, de acordo com as regras estabelecidas.
Presta contas do movimento diário do terminal de apostas Realiza, além das atividades relativas a loterias, recebimento do pagamento de boletos bancários e de contas diversas - tais como água, luz, telefone e impostos -, utilizando sistema financeiro informatizado da Caixa Econômica Federal (CEF).
Realiza outras operações de prestações de serviços delegadas às unidades lotéricas pela Caixa Econômica Federal.
Imprime relatórios e presta contas de acordo com as normas da Caixa Econômica Federal e do sistema bancário Faz sangria e fecha o caixa, administrando o fluxo de valores recebidos e pagos e organizando a documentação correspondente Mantém relações de cordialidade com os clientes.
Conserva limpo e organizado o ambiente de trabalho Controla desperdícios, reaproveitando material, sempre que possível Descarta resíduos de acordo com as normas ambientais.
.
Funções
O funcionário CBO 4212-05 deve atender clientes, demonstrar competências pessoais, vender produtos de loteria e turfe, ordenar tarefas, realizar recebimento de contas e de apostas, administrar fluxo de caixa, cativar o clientes, comunicar-se.
Atividades exercidas por um Recebedor de apostas (loteria) CBO 4212-05
Um Recebedor de apostas (loteria) (ou sinônimo) deve ter informações sobre os produtos disponíveis, demonstrar versatilidade, manter-se atento a situações de perigo, dispor os produtos conveniados pela caixa econômica federal - cef, sangrar caixa conforme limite da seguradora, comunicar o inventário de material a cef via terminal às segundas feiras, tornar o ambiente de trabalho organizado e agradável, demonstrar dinamismo, trocar fitas e bobinas das máquinas de apostas, vincular o cliente a casa lotérica via aquisição de título de capitalização, receber o valor correspondente da aposta, vender bolões, imprimir relatório de cobrança de conta de todos os terminais, utilizar uniforme e logotipo da empresa, abastecer o mostruário de caixa, mapear troca de tele-sena, prestar contas do movimento diário de produtos de caixa, validar premios via terminal, vender créditos para telefone celular pré-pago via terminal, demonstrar capacidade de superação, repor os volantes dos jogos, informar o horário de encerramento das apostas, fornecer o resultado dos jogos por telefone, demonstrar agilidade, pagar crédito educativo da cef, conservar limpo o ambiente de trabalho, identificar-se com crachá, prestar contas do movimento diário do terminal de apostas, informar o calendário de apostas, manter estoque de todos os produtos, divulgar promoções e sorteios de brindes aos clientes, ficar responsável pelo numerário de caixa, demonstrar habilidade com cálculos, imprimir relatório do resumo do dia, cadastrar clientes, fornecer comprovante das apostas/contas, receber pagamento de contas e tributos, manter-se atualizado, proporcionar prognóstico ou instantânea em substituição ao troco, imprimir relatório de cobrança de loterias de todos os terminais, mapear trocas da loteria estadual, praticar relações de urbanidade com os clientes, divulgar site da lotérica e turfe para os clientes, prestar informações sobre taxas e multas de tributos em atraso, expor os produtos e serviços disponíveis, encaminhar o credenciamento de beneficiários junto a cef, pagar os ganhadores via terminal, pagar inss, pis e saques para clientes da cef, demonstrar criatividade, demonstrar idoneidade, fornecer consulta de saldo para clientes da cef, coletar depósitos para clientes da cef, conectar terminais de apostas, informar sobre o dia e horário dos serviços prestados, privilegiar atendimento diferenciado/especial para gestantes, idosos e portadores de deficiência, carimbar os produtos com o nome da lotérica, recarregar créditos para telefone celular pré-pago, demonstrar simpatia, demonstrar responsabilidade, informar sobre produtos e serviços, dominar os jargões da área, cancelar apostas e contas, adequar a linguagem, fazer serviços de malote de jogos, fornecer programas de apostas, demonstrar paciência, orientar o preenchimento de formulários e volantes, expor os resultados impressos dos produtos.