CBO 4110-10 - Agentes, assistentes e auxiliares administrativos - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4110-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de agentes, assistentes e auxiliares administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Assistente administrativo executa atividades de apoio aos setores da área administrativa, providenciando compra de materiais e manutenção de equipamentos, intermediando contatos, prestando suporte administrativo para seleção e controle de pessoal e conferindo documentos contábeis e financeiros Mantém sistema de arquivos físico e eletrônico, controla documentação, presta apoio para elaboração de documentos e atende clientes e fornecedores.
Cumpre legislação, normas internas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Agentes, assistentes e auxiliares administrativos CBO 4110-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4110-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Agentes, assistentes e auxiliares administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Assistente administrativo
O Assistente administrativo (ou similar) executa atividades de apoio aos setores administrativos, providenciando compra e distribuindo recursos materiais, providenciando reparos de equipamentos, intermediando contatos, solicitando recursos para viagens, realizando prestação de contas, controlando execução de serviços gerais - limpeza, transporte e vigilância - e monitorando expedição e recebimentos de malotes Opera sistemas de correio eletrônico e coordena o fluxo de informações, internamente ou com outras organizações.
Mantém agenda e calendário de eventos, preparando materiais como folhetos e convites.
Executa atividades de apoio ao setor de recursos humanos, auxiliando no controle de pessoal - afastamentos, férias e horas extras -, realizando procedimentos de recrutamento e seleção e prestando suporte administrativo à área de treinamento Executa atividades de apoio aos setores contábil e financeiro, coletando informações financeiras e índices econômicos, digitando notas de lançamentos contábeis e conferindo notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos.
Mantém sistemas de arquivos - físico ou eletrônico -, registrando e atualizando informações Controla documentação, triando, distribuindo, classificando, conferindo dados e datas, registrando entrada e saída e identificando irregularidades nos documentos.
Presta apoio na elaboração de documentos, digitando textos e planilhas, preenchendo formulários e cadastros, redigindo atas, prestando apoio operacional para elaboração de manuais técnicos e elaborando minutas de correspondência.
Elabora organogramas, fluxogramas e cronogramas Insere e atualiza informações nos bancos de dados.
Atende os clientes e os fornecedores, identificando seus perfis, fornecendo informações sobre produtos e serviços, esclarecendo dúvidas e registrando reclamações.
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Funções
O funcionário CBO 4110-10 deve demonstrar competências pessoais, preencher documentos, prospectar clientes/ doadores, tratar documentos, atender clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, preparar relatórios, formulários e planilhas, prestar apoio logístico, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos, acompanhar processos administrativos.
Atividades exercidas por um Assistente administrativo CBO 4110-10
Um Assistente administrativo (ou sinônimo) deve atualizar cadastros, coletar referências pessoais, demonstrar capacidade de observação, dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos, colher assinaturas, controlar execução de serviços gerais - limpeza, transporte, vigilância, orientar funcionários sobre direitos e deveres, digitar notas de lançamentos contábeis, levantar a necessidade de material, receber clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, transmitir credibilidade, dar suporte administrativo a área de treinamento, requisitar pagamentos, distribuir material de expediente, redigir atas, registrar reclamações dos clientes, solicitar cópias de documentos, atualizar dados de planejamento, demonstrar proatividade, organizar o setor, solicitar compra de materiais, verificar prazos estabelecidos, submeter pareceres, localizar documentos, mapear área de atuação, solicitar informações cadastrais, demonstrar flexibilidade, expedir ofícios e memorandos, demonstrar persistência, digitar textos e planilhas, solicitar documentos, verificar documentos, distribuir documentos, demonstrar auto-controle, classificar documentos, controlar expedição de malotes e recebimentos, elaborar correspondência, triar documentos, preparar minutas, convalidar publicação de atos, elaborar organogramas, fluxogramas e cronogramas, fornecer informações da empresa, demonstrar capacidade de empatia, arquivar documentos, demonstrar facilidade de comunicação, preencher ficha de movimentação de pessoal, solicitar recursos de viagens, contornar situações adversas, realizar prestação de contas, registrar a entrada e saída de documentos, elaborar planilhas de cálculos, receber documentos, esclarecer dúvidas, ajustar contratos, requisitar materiais, conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos, demonstrar capacidade de organização, atualizar informações, demonstrar iniciativa, providenciar devolução de material fora de especificação, intermediar contatos, conferir dados e datas, auxiliar na avaliação de pessoal, conferir cálculos, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, pesquisar preços, encaminhar protocolos internos, solicitar entrega de documentos, executar procedimentos de recrutamento e seleção, acompanhar andamento dos pedidos, auxiliar no controle de pessoal - afastamentos, férias, horas extras..., formatar documentos, conferir material solicitado, acompanhar organogramas, fluxogramas e cronogramas, demonstrar criatividade, auxiliar na organização de eventos internos, efetuar cálculos, trabalhar em equipe, acompanhar notificações de não conformidade, identificar natureza das solicitações dos clientes, verificar índices econômicos e financeiros, localizar processos administrativos, identificar irregularidades nos documentos, preencher formulários e/ou cadastros, controlar material de expediente, coletar dados, demonstrar capacidade de negociação, fornecer informações sobre produtos e serviços, atualizar dados dos funcionários, identificar perfil dos clientes e/ou fornecedores e/ou doadores.