CBO 3721-05 - Diretor de fotografia - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos captadores de imagens em movimento

O profissional no cargo de Diretor de fotografia CBO 3721-05 dirige a captação de imagens de produto audiovisual, propondo o conceito fotográfico de projeto visual para aprovação do diretor da produção, traduzindo o conceito fotográfico em imagens a serem captadas, montando equipes de câmera, eletricidade e maquinaria, e coordenando as equipes na captação de imagens em movimento Avalia os resultados da captação de imagens, analisando enquadramentos, proporções espaciais e efeitos de luzes e cores.

Planeja as atividades, interagindo com produtores, diretores e demais integrantes da equipe de produção para levantar informações sobre o produto audiovisual Supervisiona equipes de trabalho Cumpre legislação, normas legais que regem o setor de comunicações e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 3721-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de captadores de imagens em movimento que pertence ao grupo dos técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Diretor de fotografia, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Captadores de imagens em movimento CBO 3721-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3721-05

  • Técnicos de nível médio.
    • Captadores de imagens em movimento.
      • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos.

O que faz um Diretor de fotografia

O Diretor de fotografia CBO 3721-05 planeja o processo de captação de imagens em movimento, participando na elaboração de cronograma das atividades Levanta informações sobre a produção, dialogando com diretor do produto audiovisual, com produtores, com diretor de arte e cenógrafo, com figurinista e maquiador, e com técnicos de som.

Informa, aos departamentos, as necessidades de recursos para a captação de imagens.

Dimensiona equipe de trabalho Seleciona equipamentos - analógicos e digitais -, “softwares” e materiais.

Participa no processo de escolha dos fornecedores Elabora orçamento.

Desenvolve projeto visual - para o formato e o gênero da produção audiovisual -, analisando desde o conceito até a estratégia de execução.

Realiza a leitura e a interpretação visual do roteiro e verifica as características de plataforma e modo de exibição da obra em produção, para propor o conceito fotográfico ao diretor do produto audiovisual Fornece subsídios para a decisão do diretor, examinando o alinhamento da unidade visual concebida em relação às ideias estéticas do produto, à atmosfera da produção e aos sentimentos a serem passados ao espectador.

Traduz o conceito fotográfico em imagens a serem captadas.

Escolhe suporte e câmeras de captação Ilumina cenas e estabelece movimentos de câmera, para fazer testes fotográficos Verifica o comportamento de materiais cenográficos e de figurino a partir de diferentes técnicas de captação e iluminação.

Organiza produção de imagens, montando as equipes de câmera, de maquinaria (responsável pela montagem de equipamentos, tais como tripés, gruas e suporte móvel para deslocamento e movimentação da câmera) e de eletricidade Participa nos ensaios prévios às captações de imagens Coordena as equipes na captação de imagens em movimento, posicionando equipamentos de iluminação e câmeras.

Enquadra e foca imagens Explora as possibilidades fotográficas dos equipamentos de captação, aplicando o conceito fotográfico e as técnicas de iluminação.

Realiza ajustes na captação de imagens, considerando orientações do diretor do produto audiovisual Avalia os resultados da captação de imagens, examinando enquadramentos, analisando proporções espaciais e observando efeitos de luzes e cores Instrui e acompanha a marcação de luz em laboratório fotográfico.

Acompanha processo de telecinagem Elabora relatórios técnicos referentes à concepção e à execução do projeto visual Emite pareceres técnicos sobre qualidade de imagem em movimento.

Supervisiona equipe de trabalho, distribuindo tarefas e avaliando desempenho Pode desenvolver programas de treinamento Orienta a equipe para conservar equipamentos, instrumentos e acessórios limpos, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Detecta falhas ou defeitos durante a operação de equipamento, requisitando serviço de manutenção corretiva Zela pela segurança, utilizando e monitorando o uso de equipamentos de proteção individual Identifica situações de risco e colabora para sua eliminação.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3721-05 deve organizar produção de imagens, interpretar visualmente o roteiro, executar conceito fotográfico, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, captar imagens em movimento.

Condições de trabalho dessas profissões

Captadores de imagens em movimento trabalham em atividades culturais, desportivas e de entretenimento, em empresas privadas ou públicas, fundações e órgãos da administração pública, como assalariados(iluminador e operador de câmera) ou por conta-própria (diretor de fotografia). O trabalho é desenvolvido em equipe, sob supervisão permanente, nos mais diversos ambientes, em horários irregulares. No exercício de algumas atividades, podem permanecer em posições desconfortáveis por períodos prolongados, bem como estar expostos aos efeitos de ruído intenso, altas temperaturas, grandes alturas e sujeitos a pressões por cumprimento de prazos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3721-05

Para o exercício dessas ocupações requer-se, no mínimo, o ensino médio e curso profissionalizante de até duzentas horas-aula (iluminador e operador de câmera de tv e vídeo) e curso técnico de nível médio (diretor de fotografia). O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência.

Atividades exercidas por um Diretor de fotografia CBO 3721-05

Um Diretor de fotografia (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de atualização técnica, acompanhar telecinagem, posicionar equipamentos de iluminação, coordenar equipe de maquinária, iluminar cenas, instruir laboratórios fotográficos, dialogar com produtores, demonstrar competências técnicas, estabelecer movimento de câmera, dialogar com técnicos de som, evidenciar conhecimentos de idiomas, evidenciar ética na captação de imagens, demonstrar senso artístico, demonstrar sensibilidade, acompanhar marcação de luz no laboratório, exercer liderança, participar de elaboração de cronograma, administrar limites técnicos, posicionar câmera de acordo com orientação do diretor, traduzir conceito fotográfico em imagens, dialogar com diretor do filme ou vídeo, fazer testes fotográficos, montar equipes - câmera, eletricidade e maquinaria, escolher suporte e câmera de captação, demonstar capacidade de adaptação, dialogar com figurinista e maquiador, dialogar com diretor de arte e cenógrafo, informar departamentos das necessidades referentes a captação de imagens, coordenar equipe de câmera, enquadrar imagens de acordo com orientação do diretor, definir conceito fotográfico juntamente com diretor, posicionar maquinária, compreender o projeto, focar imagens, propor conceito fotográfico, participar de ensaios, escolher fornecedores conjuntamente com a produção, ajustar câmera, antecipar problemas, coordenar equipe de eletricidade.

Cargos e salários CBO 3721-05 - Captadores de imagens em movimento

Salário Diretor de Fotografia

Diretor de Fotografia: Brasil

  • 62
  • Brasil
  • 4.742 - 14.160
  • 41h
O profissional no cargo de Diretor de Fotografia CBO 3721-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.742 e 14.160 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 62 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3721-05.