CBO 3712-10 - Técnico em museologia
Entenda o que fazem os técnicos em museologia e afins no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Técnico em museologia e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Técnico em museologia
O Técnico em Museologia promove a difusão dos bens culturais - em museus, centros culturais e instituições similares -, participando da seleção de objetos e documentos, catalogando acervo, realizando ações de preservação e auxiliando na tomada de decisões sobre conservação do acervo, participando no planejamento, na organização e no gerenciamento de reserva técnica, participando na produção e na montagem de exposições, e desenvolvendo ações educativas. Planeja atividades anuais, participando na elaboração de projetos. Realiza atividades administrativas. Organiza e gerencia bases de dados e arquivos de documentos. Supervisiona equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos. Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 3712-10
Participa da seleção de objetos e documentos, realizando pesquisas e avaliando valor cultural, autenticidade, raridade, integridade e conservação, para fins de incorporação ao acervo.
Cataloga o acervo, elaborando e atualizando fichas de catalogação e informatização. Auxilia na classificação de peças. Numera as peças e registra peso e medidas de objetos. Fotografa cada peça e assinala sua localização no acervo. Auxilia no tombamento do acervo. Produz laudo técnico de catalogação. Avalia peças para efetivar empréstimos.
Realiza ações de preservação e auxilia na tomada de decisões sobre a conservação do acervo. Participa na elaboração de normas sobre a conservação do acervo, monitorando seu cumprimento. Fiscaliza o estado do acervo. Monitora os serviços de higienização e acondicionamento de peças. Auxilia na restauração de obras e elabora laudos técnicos de conservação e restauro. Implementa ações de segurança e medidas de primeiros socorros às obras. Assessora outras instituições na conservação do acervo.
Participa no planejamento, na organização e no gerenciamento de reserva técnica, ambiente - com rígido controle de climatização e constante higienização – onde ficam as peças do acervo que não estão em exposição. Controla entrada e saída de peças e inspeciona o estado de conservação do acervo, na reserva técnica.
Participa na produção e na montagem de exposição de coleções, colaborando no planejamento da logística e na elaboração da programação visual. Seleciona peças do acervo para exposição. Escolhe o material adequado à montagem, acompanha a implantação do sistema de iluminação e controla as condições ambientais. Supervisiona o translado do acervo e cria área de reserva técnica de obras em trânsito. Monitora a montagem das obras, identificando-as com etiquetas. Sinaliza o circuito da exposição. Subsidia com informações a criação de catálogos e indica textos elucidativos do acervo. Colabora nas atividades de manutenção da exposição. Confere a saída das obras, durante a desmontagem da exposição.
Desenvolve ações educativas pré-determinadas. Executa treinamento do pessoal de apoio, para manuseio de peças, e da equipe de vigilância das ações. Orienta estagiários. Realiza monitoria, prestando informações ao público.
Pesquisa documentação técnica, realizando intercâmbios profissionais e consultando bibliografia e catálogos. Visita museus e exposições para consulta. Entrevista artistas e familiares sobre obras.
Organiza e gerencia bases de dados e arquivos de documentos – físicos e virtuais - de natureza histórica, artística, literária, científica, no âmbito da cultura material e imaterial.
Coordena equipe de trabalho, participando de processo de seleção e de administração de pessoal. Supervisiona o trabalho de equipe, avaliando desempenho e levantando necessidade de treinamento. Realiza programas de treinamento para a equipe.
Executa atividades administrativas, elaborando relatório das atividades e das ocorrências, apoiando na redação dos termos de aquisição do acervo, e elaborando correspondência. Registra empréstimos de obras e elabora estatísticas de visitação e consultas. Preenche requisições para aquisições e solicitações de serviços de manutenção de equipamentos e instrumentos. Presta conta da administração de recursos financeiros de destinação específica.
Mantém ambientes de trabalho limpos e organizados. Zela pela preservação e funcionamento dos recursos de trabalho.
Controla desperdícios, incentivando o reaproveitamento. Identifica resíduos, providenciando destinação, de acordo com normas ambientais.
Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual, tais como máscaras e luvas para manuseio de obras.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | COMPUTAÇÃO GRÁFICA | 2 | 2 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | PROCESSAMENTO DE IMAGENS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - BANCO DE DADOS PARA MUSEOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PRINCÍPIOS DE WEBDESIGN | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ALIMENTAÇÃO DE WEBSITES | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - FÍSICA APLICADA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA DOS MATERIAIS | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | DESENHO TÉCNICO GERAL | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO (ESPECIFICAR:...) - CONFECÇÃO DE MAQUETES | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | GEOMETRIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | COMUNICAÇÃO VISUAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - LEGISLAÇÃO EM PRESERVAÇÃO PATRIMONIAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO | ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ESTUDOS SOCIAIS | ESTUDOS SOBRE CULTURA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PREPARAÇÃO E MONITORIA DE EVENTOS CULTURAIS EM MUSEUS E EXPOSIÇÕES | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA RELACIONADA À ÁREA OCUPACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA (ESPECIFICAR:...) - HISTÓRIA DA ARTE | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FOLCLORE | 2 | 2 | 2 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | METODOLOGIA DE PROJETOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 3 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LOGÍSTICA | LOGÍSTICA | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE BASES DE DADOS DE ARQUIVOS DE DOCUMENTOS – FÍSICOS E VIRTUAIS – RELACIONADOS A BENS CULTURAIS | 4 | 5 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | LIDERANÇA | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | ROTINAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | ROTINAS DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | ROTINAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA EQUIPE DE TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE TREINAMENTO | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS | 5 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | COMPOSIÇÃO VISUAL | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | COR E FORMA | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | EXPRESSÃO PLÁSTICA | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | PROCESSOS FOTOGRÁFICOS | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | AUTOMAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | AUTOMAÇÃO NA ÁREA CULTURAL | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | DESIGN | COMPOSIÇÃO VISUAL (COR, FORMA, ESTRUTURA E PROPORÇÃO) | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | DESIGN | TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO BI E TRIDIMENSIONAL | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | CONSERVAÇÃO E RESTAURO | 5 | 5 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | ORGANIZAÇÃO DE ACERVOS | 5 | 5 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | PATRIMÔNIO HISTÓRICO | 4 | 4 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | OUTROS CONHECIMENTOS DE MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO (ESPECIFICAR:..) - CERTIFICAÇÃO DE AUTENTICIDADE DE OBJETOS E DOCUMENTOS HISTÓRICOS | 4 | 5 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | OUTROS CONHECIMENTOS DE MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO (ESPECIFICAR:..) - COMUNICAÇÃO, MONITORIA E MEDIAÇÃO EM MUSEUS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | OUTROS CONHECIMENTOS DE MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO (ESPECIFICAR:..) - DOCUMENTAÇÃO MUSEOLÓGICA E GESTÃO DE ACERVOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | OUTROS CONHECIMENTOS DE MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO (ESPECIFICAR:..) - ORGANIZAÇÃO DE CATÁLOGO MUSEOLÓGICO | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | OUTROS CONHECIMENTOS DE MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO (ESPECIFICAR:..) - PROCESSOS BIODETEORATIVOS DE ACERVOS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | OUTROS CONHECIMENTOS DE MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO (ESPECIFICAR:..) - PROJETO MUSEOGRÁFICO, PRODUÇÃO DE EXPOSIÇÕES E GESTÃO MUSEOLÓGICA | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | OUTROS CONHECIMENTOS DE MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE CLASSIFICAÇÃO DE OBJETOS E DOCUMENTOS HISTÓRICOS POR ESTADO DE CONSERVAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | OUTROS CONHECIMENTOS DE MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE OBJETOS E DOCUMENTOS HISTÓRICOS | 4 | 5 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - NORMAS E PROCEDIMENTOS TÉCNICOS DA ÁREA DE MUSEOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | REALIDADE VIRTUAL | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TENDÊNCIAS NA PRODUÇÃO CULTURAL | 3 | 3 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE OPERAÇÕES | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | PROGRAMAÇÃO DE OPERAÇÕES | 1 | 1 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 5 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS QUE EXECUTAM TRABALHO ROTINEIRO | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 3 |
Condições de Trabalho
Técnicos em museologia e afins trabalham em museus e arquivos, em entidades culturais e de ensino, em setores de documentação de empresas, fundações e outras instituições públicas e privadas, em geral de porte médio ou grande. Geralmente são empregados registrados, havendo também chance de trabalho autônomo, como prestadores de serviços técnicos especializados, desenvolvem seu trabalho integrados em equipes. Os colecionadores de selos e moedas são, em geral, autônomos e costumam trabalhar sozinhos ou em equipes. É importante para o desempenho das ocupações da família as habilidades da organização e da pesquisa.
Exigências do mercado de trabalho
Para o acesso à ocupação de técnico em museologia requer-se formação de nível médio. O aprendizado dos profissionais que atuam com coleções de selos e moedas ocorre na prática. Para o exercício pleno das atividades requer-se experiência que varia entre um e dois anos.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Demonstrar competências pessoais;
- Catalogar o acervo;
- Conservar o acervo;
- Comunicar-se;
- Expor coleções;
- Comercializar selos e moedas;
- Realizar atividades administrativas;
- Implementar ações educativas;
- Pesquisar documentação técnica;
- Preparar o espaço para a exposição da reserva técnica;
- Alimentar website;
- Construir painéis;
- Elaborar registros de recepção;
- Fazer perícia do acervo;
- Efetuar triagem dos selos e moedas;
- Elaborar correspondência;
- Tomar medidas dos objetos;
- Conhecer noções de química;
- Planejar atividades anuais;
- Pesquisar em leilões;
- Acompanhar a implantação do sistema de iluminação;
- Entrevistar artistas e familiares sobre obras;
- Controlar instrumentos de precisão;
- Pesquisar na internet;
- Desenvolver memória visual;
- Subsidiar com informações a criação de catálogos;
- Alimentar agenda cultural;
- Realizar intercâmbios profissionais;
- Atualizar os arquivos de documentos relativos ao acervo;
- Apoiar na elaboração dos termos de aquisição do acervo;
- Prestar conta da administração de recursos financeiros de destinação específica;
- Catalogar os arquivos de documentos relativos ao acervo;
- Organizar catálogos de selos e moedas;
- Elaborar relatório das atividades realizadas;
- Pesar peças do acervo;
- Conhecer o manejo de epi- equipamentos de proteção individual;
- Conhecer noções de materiais de suporte para exposição e restauro;
- Examinar catálogos nacionais e internacionais de selos e moedas;
- Desembalar obras;
- Visitar museus e exposições para consulta;
- Colaborar nas atividades de manutenção da exposição;
- Comprar materiais necessários;
- Interagir com outros profissionais e com o público da instituição;
- Executar monitoria da exposição;
- Manusear acervo;
- Elaborar laudos técnicos de conservação e restauro;
- Orientar visitas técnicas ao acervo;
- Elaborar circuito de circulação de obras;
- Avaliar as peças para efeitos de empréstimos;
- Auxiliar no tombamento do acervo;
- Assessorar outras instituições na conservação do acervo;
- Elaborar estatísticas de visitação e consultas;
- Supervisionar o translado do acervo;
- Desmontar exposição;
- Adequar mobiliário;
- Selecionar peças para aquisição;
- Proceder com ética;
- Monitorar condições físicas da exposição;
- Criar fichas de catalogação e informatização do acervo;
- Confeccionar passe partout;
- Criar área de reserva técnica de obras em trânsito;
- Acondicionar as obras do acervo;
- Produzir laudo técnico de catalogação;
- Conhecer noções de primeiros socorros;
- Numerar peças;
- Analisar textos elucidativos do acervo;
- Controlar o armazenamento de embalagens;
- Implementar ações de segurança das obras;
- Elaborar trabalhos para publicação;
- Consultar colecionadores e numismatas;
- Adequar iluminação ao ambiente;
- Conhecer noções de desenho técnico;
- Registrar empréstimos de obras;
- Embalar obras;
- Organizar espaços de conservação e restauro;
- Executar ações educativas pré-determinadas;
- Montar as obras nos locais determinados para exposição;
- Escolher o material adequado a montagem da exposição;
- Pesquisar materiais adequados a exposição;
- Verificar textos elucidativos do acervo;
- Higienizar o acervo;
- Conferir entrada e saída de obras;
- Dispor de horários flexíveis;
- Tombar acervo;
- Auxiliar na restauração de obras;
- Elaborar registro de ocorrências;
- Controlar as condições ambientais;
- Manipular equipamentos de segurança para conservação do acervo;
- Implementar medidas de primeiros socorros às obras;
- Conhecer noções de primeiros socorros às obras;
- Controlar a entrada e saída de peças do acervo em reserva técnica;
- Sinalizar o circuito da exposição;
- Indicar procedimentos de segurança do acervo;
- Participar da elaboração da programação visual da exposição;
- Listar materiais necessários;
- Organizar o espaço de catalogação e pesquisa;
- Ajudar na tomada de decisões sobre a conservação do acervo;
- Divulgar o evento na mídia;
- Comunicar-se através de entrevistas;
- Elaborar o mapa de chaves de acesso ao acervo;
- Pesquisar fontes primárias;
- Construir suportes de apoio para as obras;
- Indicar procedimentos de segurança ao público;
- Pesquisar materiais de restauro;
- Preparar viagem para acompanhamento da montagem da exposição;
- Construir vitrines;
- Pintar o espaço;
- Treinar pessoal de limpeza;
- Selecionar peças do acervo para exposição;
- Preencher ficha catalográfica;
- Determinar normas sobre a conservação do acervo;
- Identificar as obras com etiquetas;
- Auxiliar na classificação do acervo;
- Elaborar requisição de compras;
- Dominar diferentes linguagens de informática;
- Realizar palestras;
- Pesquisar bibliografia e catálogos;
- Conhecer noções científicas da área específica;
- Fiscalizar o estado do acervo;
- Dar treinamento ao pessoal de apoio ao transporte e manuseio do acervo;
- Produzir registro de localização das peças;
- Colaborar no planejamento da logística da exposição;
- Atualizar-se;
- Fotografar acervo;
- Orientar estagiários;
- Atender ao público;
- Publicar catálogos de selos e moedas;
- Desenvolver habilidade manual;
- Participar do planejamento do projeto de construção;
- Imunizar o acervo;
- Treinar o pessoal de vigilância para a proteção do acervo;
- Avaliar o objeto;
Profissões da Família Ocupacional
Divisões de categorias profissionais do CBO 3712-10
CBO 3712-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnico em museologia que pertence ao grupo dos técnicos em museologia e afins, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
-
-
- Técnicos de serviços culturais
-
-
-
-
- Técnicos em museologia e afins
-
-