CBO 3742-05 - Cenotécnico (cinema, vídeo, televisão, teatro e espetáculos)
Entenda o que fazem os técnicos em cenografia no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Cenotécnico (cinema, vídeo, televisão, teatro e espetáculos) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Cenotécnico (cinema, vídeo, televisão, teatro e espetáculos)
Analisa projeto de cenografia, faz sua adaptação ao espaço cênico e coordena a construção de cenário, mobiliário e adereços para produções culturais – tais como cinematográficas, televisivas, teatrais, entre outras -, mantendo o conceito artístico definido pelo cenógrafo. Planeja as atividades, definindo etapas de trabalho. Coordena as equipes de montagem e desmontagem de cenário e orienta o transporte e a armazenagem das peças. Examina necessidade de reparos ou retoques e providencia a manutenção de peças cenográficas. Supervisiona equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos. Pode utilizar “software” para elaboração de cenário virtual. Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Realiza adequação do projeto cenográfico às medidas dos espaços cênicos. Representa graficamente projeto de ambientes cenográficos. Pode utilizar “software” para elaboração de cenário virtual.
Executa pesquisa de vários materiais e objetos, para escolher quais se adequam melhor ao projeto cenográfico. Faz a especificação de materiais e objetos para aquisição.
Supervisiona a construção de cenário, de mobiliários e de adereços, orientando a execução de trabalhos de carpintaria, serralheria, mecânica, modelagem, pintura e vidraçaria. Coordena a produção de elementos cenográficos, acompanhando os trabalhos de escultura, em fibras, de costura, de textura e de cordame. Examina a qualidade do acabamento de cenário, mobiliário e adereços. Cria e confecciona mecanismos de efeitos especiais.
Supervisiona acondicionamento e transporte de cenário, de mobiliários e de adereços.
Coordena a equipe de montagem do cenário, considerando o projeto e o espaço cênico. Orienta os trabalhos de posicionamento do cenário em espaço cênico, de adaptação do cenário ao tamanho do espaço, de montagem de peças de cenário, e de fixação de cenário móvel em maquinaria. Acompanha os serviços de decoração do cenário, de afixação de adereços e objetos em cena, e de montagem dos efeitos especiais. Compatibiliza cenário e adereços à luz.
Confere urdimento e condições físicas de palcos e “set” de filmagem. Organiza trânsito de coxias. Roteiriza entrada e saída de cenário.
Supervisiona a operação de varas elétricas e guinchos automatizados ou robotizados. Afina vestimentas de palcos.
Pode acompanhar a execução do programa ou evento cultural, para providenciar reparos de danos em cenário e adereços, retoques em cenário, ou outras atividades relacionadas à manutenção de peças cenográficas.
Coordena a desmontagem do espaço cenográfico, o transporte das peças e a organização das partes do cenário para armazenagem.
Elabora relatórios técnicos referentes à adaptação e à execução de projeto cenográfico.
Administra pessoal, participando do processo de seleção, distribuindo tarefas e controlando absenteísmo. Supervisiona o trabalho da equipe, avaliando desempenho e levantando as necessidades de treinamento. Viabiliza a realização de programas de treinamento.
Orienta a equipe para conservar equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios limpos, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento. Requisita serviço de manutenção corretiva de equipamentos, quando necessário.
Zela pela segurança, utilizando e monitorando o uso de equipamentos de proteção individual. Identifica situações de risco e colabora para sua eliminação.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE - CAD | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | ACÚSTICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | ELETRICIDADE | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | MECÂNICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | DESENHO TÉCNICO GERAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | GEOMETRIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO | ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA (ESPECIFICAR:...) - HISTÓRIA DA CENOGRAFIA | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CRIAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 4 | 4 | 4 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 3 | 3 | 3 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | METODOLOGIA DE PROJETOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 3 | 4 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO - PCP (ESPECIFICAR:...) - PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO APLICADOS A PROJETOS CENOTÉCNICOS | 4 | 4 | 4 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | LIDERANÇA | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | ROTINAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | ROTINAS DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | ROTINAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE EQUIPE DE TRABALHO | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE TREINAMENTO | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | TRABALHO EM ALTURA | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | ESPAÇO CÊNICO, RITMO E MOVIMENTO | 3 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | PESQUISA CÊNICA | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | TÉCNICAS DE CONFECÇÃO DE ACESSÓRIOS CÊNICOS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | ANÁLISE DE MATERIAIS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | COMPOSIÇÃO VISUAL | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | COR E FORMA | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | EXPRESSÃO PLÁSTICA | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | MULTIMÍDIA | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | PROCESSOS FOTOGRÁFICOS | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | AUTOMAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE AUTOMAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - AUTOMAÇÃO APLICADA A PROJETOS CENOTÉCNICOS | 4 | 4 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ROBOTIZAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE ROBOTIZAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ROBOTIZAÇÃO APLICADA A PROJETOS CENOTÉCNICOS | 3 | 3 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | CENOGRAFIA | 4 | 5 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | FIGURINOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | ILUMINAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | SONOPLASTIA | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL (ESPECIFICAR:..) - ANÁLISE DE PROJETOS DE CENOGRAFIA | 5 | 5 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL (ESPECIFICAR:..) - ARTESANATO EM FIBRAS APLICADO A PROJETOS CENOTÉCNICOS | 4 | 4 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL (ESPECIFICAR:..) - CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES CENOGRÁFICOS PARA PRODUÇÕES CULTURAIS CINEMATOGRÁFICAS, TELEVISIVAS, TEATRAIS, ENTRE OUTRAS | 4 | 5 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL (ESPECIFICAR:..) - CORDAME APLICADO A PROJETOS CENOTÉCNICOS | 4 | 4 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL (ESPECIFICAR:..) - FERRAMENTAS, MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS EMPREGADOS NA CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES CENOGRÁFICOS: TIPOS, ESTRUTURAS, COMPONENTES, UTILIZAÇÃO, MANUTENÇÃO BÁSICA | 5 | 5 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL (ESPECIFICAR:..) - MATERIAIS CENOGRÁFICOS | 5 | 5 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL (ESPECIFICAR:..) - MONTAGEM E DESMONTAGEM DE CENÁRIO | 4 | 5 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL (ESPECIFICAR:..) - PRODUÇÃO CENOGRÁFICA | 4 | 5 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS CONSTRUTIVAS DA PRODUÇÃO CENOGRÁFICA (SERRALHERIA, CARPINTARIA, MARCENARIA, MAQUETARIA, MODELAGEM, VIDRAÇARIA, COSTURA, ENTRE OUTRAS): FUNDAMENTOS, APLICAÇÕES | 4 | 4 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE ACABAMENTO DA PRODUÇÃO CENOGRÁFICA (PINTURA, TEXTURA, ENTRE OUTRAS): FUNDAMENTOS, APLICAÇÕES | 4 | 4 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIA E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO EM PROJETOS CENOTÉCNICOS | 3 | 3 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - VISÃO ESPACIAL | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA EXPLOSIVA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS QUE EXECUTAM TRABALHO ROTINEIRO | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 3 |
Condições de Trabalho
Trabalham em atividades artísticas e culturais, por conta própria. Atuam em equipe, com supervisão ocasional do contratante, em ambientes fechados e em horários irregulares. Em algumas atividades podem trabalhar em grandes alturas, confinados, sujeitos a ruído intenso, a permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos, bem como estar expostos a riscos de acidentes e a materiais tóxicos.Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício profissional dos maquinistas de cinema e vídeo e de teatro e espetáculos requer-se ensino fundamental completo, seguido de curso de qualificação de duzentas horas-aula e um ano de experiência para o exercício pleno das atividades. Do cenotécnico requer-se curso técnico profissionalizante de nível médio. O desempenho pleno das atividades ocorre após cinco anos de experiência.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- operar maquinaria;
- demonstrar competências pessoais;
- executar técnicas afins;
- construir cenários e adereços;
- supervisionar atividades de trabalho;
- montar cenários;
- criar mecanismos de efeitos especiais;
- executar trabalhos de escultura;
- adequar adereços e cenários de acordo com medidas-padrão de materiais;
- retocar cenários;
- planejar atividades de trabalho;
- executar trabalhos de serralheria;
- executar trabalhos de textura;
- montar efeitos especiais;
- realizar acabamento de cenários e adereços;
- conferir condições físicas de palcos e sets;
- comprar materiais;
- executar trabalhos de cordame;
- estruturar adereços;
- executar trabalhos de vidraçaria;
- manifestar senso estético;
- orientar equipe de construção;
- executar trabalhos de modelagem;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- discriminar volumes em espaço;
- afixar adereços e objetos em cena;
- posicionar cenário em espaço cênico;
- roteirizar entrada e saída de cenários;
- delegar tarefas;
- construir traquitanas de cenários;
- afinar vestimentas de palcos;
- operar varas elétricas - guinchos;
- executar trabalhos de carpintaria;
- tomar decisões;
- orçar serviços;
- contratar serviços de terceiros;
- decorar cenários;
- estruturar cenários;
- demonstrar criatividade;
- confeccionar mecanismos de efeitos especiais;
- supervisionar equipe de estúdio;
- orientar técnicos de palco;
- adaptar cenário ao tamanho de espaço cênico;
- manifestar acuidade simétrica;
- reparar danos em cenários e adereços;
- trabalhar em equipe;
- trabalhar sob pressão;
- demonstrar habilidade manual;
- executar trabalhos de costura;
- supervisionar acondicionamento e transporte de cenários;
- executar trabalhos de pintura;
- analisar projeto cenográfico;
- compatibilizar cenários e adereços a luz;
- escolher materiais;
- executar trabalhos em fibras;
- executar trabalhos de mecânica;
- orientar equipe de montagem de palco;
- discriminar cores;
- montar peças de cenários;
- realizar desenhos técnicos;
- manifestar acuidade auditiva;
- fixar cenários móveis em maquinaria;
- identificar cenários em relação a varas;
- pesquisar objetos cenográficos;
- adequar medidas de projeto com espaços cênicos;
- administrar tempo;
- construir mobiliários;
- organizar trânsito de coxias;
Divisões de categorias profissionais do CBO 3742-05
CBO 3742-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de cenotécnico (cinema, vídeo, televisão, teatro e espetáculos) que pertence ao grupo dos técnicos em cenografia, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
-
-
- Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
-
-
-
-
- Técnicos em cenografia
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 3742-05 - Técnicos em cenografia
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 374205 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 374205 em todos os estados e cidades do Brasil.