CBO 3741-45 - DJ (disc jockey)

Entenda o que fazem os técnicos em áudio no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo DJ (disc jockey) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um DJ (disc jockey)

O Dj (Disc Jockey) reproduz composições musicais, em diferentes plataformas tecnológicas e eventos ao vivo, verificando o público-alvo, examinando dimensão e acústica do local, selecionando e preparando equipamentos, organizando a programação, aplicando técnicas de discotecagem - como equalização e mixagem -, e zelando pela qualidade técnica do som. Pesquisa estilos e estruturas musicais, lançamentos e tendências musicais, e novas tecnologias de reprodução de áudio. Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 3741-45

Conhecimento (3/8)
Habilidade (3/8)
Atitude (3/8)
Perfil Ocupacional (3/8)
Prepara-se para atuar como disc-jockey em evento, verificando o tipo de produção - cultural, político, religioso, entre outros - e identificando o público-alvo. Examina as dimensões físicas e identifica parâmetros acústicos no local do evento, para adequar volume e equalização para o ambiente. Examina condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos. Faz a especificação de equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores. Define demanda de energia elétrica do sistema. Orça sua participação no evento.

Confere o funcionamento e configura diferentes equipamentos, como mesa, controladores, fones, “mixers”, “samplers”, microfones, caixas de som, retornos, entre outros. Realiza o teste de som (sound check). Pode selecionar e operar softwares e ferramentas digitais que proporcionam automação da programação audiofônica, em diferentes plataformas.

Escolhe estilos musicais e pesquisa músicas. Seleciona e organiza o repertório, elaborando a programação. Edita registros sonoros. Aplica técnicas de discotecagem, como equalização, mixagem e ajuste de BPM (batidas por minuto).

Reproduz diferentes composições musicais, gravadas ou produzidas instantaneamente, em diferentes plataformas tecnológicas - radiodifusão, cabo, satélite ou rede mundial de computadores - e/ou eventos.

Seleciona e opera instrumentos de monitoramento de mau funcionamento dos sistemas de transmissão e de equipamentos, acionando, quando necessário, sistemas de contingência e/ou redundância.

Implementa roteiros de programação, garantindo o cumprimento de horários e sequencialidade da disposição de conteúdos musicais e publicitários em grades de transmissão ou eventos, zelando pela qualidade técnica e lógica de transmissão.

Pode atuar como apresentador ou mestre de cerimônia.

Pesquisa e cataloga diferentes estilos e estruturas musicais, considerando fontes de busca e repositórios físicos e digitais. Mantém-se atualizado sobre os lançamentos e tendências musicais. Pesquisa novas tecnologias de reprodução de áudio.

Documenta o trabalho executado e registra ocorrências, considerando normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam publicidade e propaganda, classificação indicativa, direitos autorais, direitos da infância e da adolescência, entre outras. Pode elaborar e emitir pareceres e relatórios.

Interage com profissionais que atuam em eventos, como os responsáveis por iluminação e vídeo.

Realiza manutenção de primeiro nível em equipamentos e acessórios, executando pequenos reparos. Providencia serviço de manutenção de equipamentos, para solucionar problemas mais complexos.

Trabalha com segurança, prevenindo acidentes.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - INFORMÁTICA APLICADA À ATIVIDADE DE DJ 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA FÍSICA ELETRICIDADE 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA FÍSICA ELETRÔNICA 1 1 1
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ARITMÉTICA 3 3 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 2 2 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO 2 2 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO 3 3 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO APLICADAS À ATIVIDADE DE DJ 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA MEDIDAS ELÉTRICAS 2 2 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA (ESPECIFICAR:...) - AVALIAÇÃO DA QUALIDADE TÉCNICA DO SOM 4 4 4
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA (ESPECIFICAR:...) - EQUIPAMENTOS PARA CAPTAÇÃO, CONTROLE E REPRODUÇÃO DE ÁUDIO: MESA, CONTROLADORES, MIXERS, SAMPLERS, RETORNOS, PICK-UPS, ENTRE OUTROS 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE CABOS E CONECTORES PARA MICROFONES, CAIXAS ACÚSTICAS E EQUIPAMENTOS DE SOM 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE CAIXAS ACÚSTICAS 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE MICROFONES 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA (ESPECIFICAR:...) - TRANSDUTORES ELETROACÚSTICOS 2 2 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MANUTENÇÃO INDUSTRIAL OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - MANUTENÇÃO DE PRIMEIRO NÍVEL DE EQUIPAMENTOS PARA CAPTAÇÃO, CONTROLE E REPRODUÇÃO DE ÁUDIO 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO ORÇAMENTO 4 4 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES MUSICAIS COMPOSIÇÃO MUSICAL 4 4 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES MUSICAIS ELEMENTOS MUSICAIS (MELODIA, HARMONIA, RITMO E TIMBRE) 4 4 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES MUSICAIS MIXAGEM E EDIÇÃO MUSICAL 4 4 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO AUTOMAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE AUTOMAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - AUTOMAÇÃO DE PROGRAMAÇÃO AUDIOFÔNICA 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO NORMAS REGULAMENTADORAS DE PRODUÇÃO CULTURAL 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO NORMAS TÉCNICAS DE PRODUÇÃO CULTURAL 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO PROPRIEDADE INTELECTUAL E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIREITOS AUTORAIS 4 4 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL ACÚSTICA 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL CAPTAÇÃO DE ÁUDIO 3 3 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL SONOPLASTIA 3 3 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL OUTROS CONHECIMENTOS DE TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL (ESPECIFICAR:..) - CONFIGURAÇÕES E TÉCNICAS DE AJUSTE DE BPM (BATIDAS POR MINUTO) 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL OUTROS CONHECIMENTOS DE TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL (ESPECIFICAR:..) - CONFIGURAÇÕES E TÉCNICAS DE AJUSTE DE INTENSIDADE 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL OUTROS CONHECIMENTOS DE TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL (ESPECIFICAR:..) - CONFIGURAÇÕES E TÉCNICAS DE EQUALIZAÇÃO 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL OUTROS CONHECIMENTOS DE TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE DISCOTECAGEM 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - CANAIS DE TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁUDIO: RADIODIFUSÃO, CABO, SATÉLITE, REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, ENTRE OUTROS 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - OPERAÇÃO DE MESA DE SOM 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - OPERAÇÃO DE PICK-UPS 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TECNOLOGIAS EM PRODUÇÃO CULTURAL APLICADAS À ATIVIDADE DE DJ 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TENDÊNCIAS NA PRODUÇÃO CULTURAL 3 3 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO 3

Condições de Trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.

Exigências do mercado de trabalho

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Operar sistemas de sonorização;
  • Executar músicas e arquivos sonoros;
  • Montar equipamentos de Áudio e acessórios;
  • Projetar sistema de sonorização e gravação;
  • Compilar registros sonoros;
  • Operar sistemas de gravação;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Comunicar-se;
  • Tratar registros sonoros;
  • Executar projeto de instalação de equipamentos;
  • Demonstrar acuidade auditiva;
  • Mixar músicas;
  • Emular ambientes em registros sonoros;
  • Conferir uniformidade de distribuição de áudio;
  • Conduzir a pista;
  • Gravar sinais em meio de registro - mídia;
  • Captar sinais de áudio para sistema de gravação;
  • Demonstrar capacidade de memorização;
  • Mapear pistas de gravação;
  • Discutir briefing do evento;
  • Alinhar sistemas de gravação;
  • Pesquisar músicas - tendências de mercado, cultura;
  • Definir demanda de energia elétrica de sistema;
  • Editar registros sonoros;
  • Checar níveis de interferência em sistema;
  • Equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
  • Demonstrar sensibilidade musical;
  • Conectar/desconectar sinais de áudio;
  • Analisar sinais de áudio;
  • Demonstrar capacidade de encontrar soluções;
  • Apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
  • Identificar parâmetros acústicos do local;
  • Selecionar estilos musicais;
  • Definir padrões de sincronismo;
  • Identificar público alvo;
  • Trabalhar sob pressão;
  • Conferir funcionamento de sistema de áudio;
  • Demonstrar flexibilidade;
  • Avaliar qualidade do produto sonoro;
  • Escolher meio de registro - mídia;
  • Divulgar trabalho;
  • Demonstrar criatividade;
  • Sublimar gosto musical pessoal;
  • Analisar ambiente de gravação;
  • Preparar sistema de monitoração para gravação;
  • Equalizar registros sonoros;
  • Demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
  • Misturar sinais de fontes de áudio;
  • Minimizar ruídos e distorções;
  • Demonstrar paciência;
  • Ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
  • Equilibrar sinais de fontes de áudio;
  • Marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
  • Sugerir fornecedores;
  • Alinhar sistemas de sonorização;
  • Supervisionar transporte de equipamentos;
  • Manipular arquivos de áudio - digital e analógico;
  • Interagir com o público;
  • Demonstrar concentração;
  • Trabalhar com precisão;
  • Sincronizar músicas na mesma batida;
  • Monitorar sinais gravados;
  • Trabalhar em equipe;
  • Selecionar repertório;
  • Conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
  • Gerenciar repertório;
  • Substituir equipamentos com defeito;
  • Passar o som - sound check;
  • Arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
  • Testar funcionamento de equipamentos;
  • Configurar sistemas de sonorização;
  • Especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores - rider técnico;
  • Controlar dinâmica de registros sonoros;
  • Verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
  • Distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
  • Demonstrar iniciativa;
  • Organizar repertório;
  • Definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
  • Verificar dimensões físicas do local;
  • Demonstrar capacidade de organização;
  • Adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
  • Colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
  • Analisar registros sonoros mixados;
  • Operar equipamentos específicos;
  • Lidar com imprevistos;
  • Gerar master;
  • Ajustar estruturas de ganho de sistema;
  • Definir necessidades técnicas do evento;
  • Gerar desenhos e diagramas de instalação - asbuilt;
  • Selecionar registros sonoros;
  • Avaliar características de fonte sonora - timbre, formato e tipo;
  • Orçar evento;
  • Limpar equipamentos;
  • Cumprir roteiro do evento;
  • Adequar repertório ao público;
  • Pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 3741-45

CBO 3741-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de dj (disc jockey) que pertence ao grupo dos técnicos em áudio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio