CBO 3741-40 - Microfonista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em áudio

O profissional no cargo de Microfonista CBO 3741-40 realiza a captação de sinais sonoros em eventos e produções audiovisuais e artísticas, montando, configurando e posicionando microfones e controlando a qualidade técnica do som Participa de ensaios e programas-piloto, testando a posição ideal de microfones.

Acompanha a gravação ou a apresentação de eventos e das produções audiovisuais e artísticas Realiza pequenos reparos nos equipamentos Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho e de preservação ambiental.

CBO 3741-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em áudio que pertence ao grupo dos técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Microfonista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em áudio CBO 3741-40 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3741-40

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos em áudio.
      • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos.

O que faz um Microfonista

O Microfonista CBO 3741-40 prepara os equipamentos de captação de sinais sonoros – tais como microfones “boom”, direcionais, de vara, sem fio, de lapela, entre outros -, acondicionando-os para transporte ao local do evento ou da produção audiovisual e artística Levanta informações, junto ao responsável técnico do evento ou da produção – teatral, televisiva, musical ou outra, sobre roteiro preestabelecido, personagens e apresentadores.

Configura, monta, posiciona e testa os equipamentos de captação de sinais sonoros.

Coloca e posiciona microfones sem fio e de lapela em apresentadores e atores, considerando figurinos e acessórios que serão utilizados, e verificando o funcionamento dos sistemas de comunicação sem fio Monitora o estado geral das baterias nos equipamentos de captação de sinais sonoros, inventariando informações relativas a cargas e vida útil das baterias, caixas sem fio, equipamentos de retorno sonoro, entre outros.

Participa de ensaios e programas-piloto em diferentes gêneros e formatos de eventos e produções audiovisuais e artísticas, verificando deslocamentos e movimentos de câmera, ações de cena e ordem de falas, assim como a posição ideal de microfones, de acordo com a iluminação ou a luz distribuída Acompanha a gravação ou a apresentação de evento ou da produção audiovisual e artística, garantindo o cumprimento das diretrizes e orientações estipuladas em roteiro e/ou apontamentos do responsável técnico.

Envia sinal de áudio para a câmera, se necessário, sincronizando o “timecode” e entregando sinal de áudio para os diferentes postos, tais como diretor, continuísta e assistente de vídeo.

Monitora e verifica todo o sistema de comunicação sem fio utilizado Confere e controla a qualidade técnica do som dos equipamentos de captação de sinais sonoros, analógicos e/ou digitais.

Identifica eventuais defeitos ou problemas técnicos, fazendo o reparo ou solicitando - para casos mais complexos - o serviço de profissionais de manutenção.

Documenta o serviço realizado, organizando informações, registrando ocorrências e relatando interação com os setores envolvidos nos processos Auxilia na elaboração de pareceres e relatórios técnicos Trabalha com segurança, prevenindo acidentes.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3741-40 deve montar equipamentos de Áudio e acessórios, demonstrar competências pessoais, operar sistemas de sonorização, operar sistemas de gravação.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3741-40

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área.

Atividades exercidas por um Microfonista CBO 3741-40

Um Microfonista (ou sinônimo) deve sublimar gosto musical pessoal, demonstrar acuidade auditiva, demonstrar concentração, demonstrar sensibilidade musical, embalar equipamentos, selecionar transdutores eletroacústicos, testar funcionamento de equipamentos, analisar ambiente de gravação, demonstrar criatividade, demonstrar paciência, substituir equipamentos com defeito, demonstrar capacidade de encontrar soluções, instalar/desinstalar transdutores, trabalhar com precisão, demonstrar capacidade de memorização, trabalhar em equipe, posicionar transdutores eletroacústicos, demonstrar flexibilidade, limpar equipamentos, trabalhar sob pressão, captar sinais de áudio para sistema de gravação, demonstrar capacidade de organização, avaliar características de fonte sonora - timbre, formato e tipo, demonstrar iniciativa, lidar com imprevistos, demonstrar capacidade de atenção a detalhes.

Cargos e salários CBO 3741-40 - Técnicos em áudio

Salário Microfonista

Microfonista: Brasil

  • 12
  • Brasil
  • 1.871 - 3.674
  • 44h
O profissional no cargo de Microfonista CBO 3741-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.871 e 3.674 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 12 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3741-40.